Reunimos as 18 principais estratégias de marketing da Black Friday para ajudá-lo a se destacar da multidão no fim de semana da Black Friday Cyber ​​Monday.

18 estratégias de marketing para experimentar na Black Friday em 2022

Planejar uma estratégia de marketing na Black Friday é a chave para se destacar em uma grande multidão de publicidade. Pense nisso. Cada loja, seja física ou comércio eletrônico, são ofertas publicitárias. Os clientes estão procurando ativamente por elas. Então, como você chama a atenção deles?

Estando preparado e lançando algumas táticas infáliveis.

Não deixe que o planejamento de sua estratégia de marketing na Black Friday o frustre. É mais fácil do que você pensa se destacar da multidão em um dia agitado de vendas.

Aqui estão algumas estratégias de marketing experimentadas e testadas para colocar em prática na Black Friday!

O que é Black Friday?

A Black Friday é a sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças americano. É notório pelos preços reduzidos no comércio eletrônico e nas lojas físicas, causando um aumento nos gastos do consumidor.

A Black Friday normalmente inicia a temporada de compras de fim de ano. Você pode ter ouvido histórias do pandemônio que as lojas físicas enfrentam.

O termo ‘Black Friday’ surgiu na Filadélfia na década de 1950. Os policiais o usaram para descrever as multidões pesadas e perturbadoras que se aglomeravam na cidade no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças. Compradores e turistas suburbanos se aglomeravam na cidade antes do infame jogo de futebol Exército-Marinha.

Mais tarde, os varejistas adotaram a Black Friday. Eles dependiam das compras de fim de ano para colocá-los “de volta no preto” antes do final do ano fiscal. De volta ao preto significa apenas obter lucro em vez de operar com prejuízo ou “estar no vermelho”.

Hoje, a Black Friday se estendeu das lojas físicas para as vendas on-line, com as lojas de comércio eletrônico pulando no feriado. Também ampliou sua linha do tempo. Agora a Black Friday não é apenas um dia, é um fim de semana de vendas entre a Black Friday e a Cyber ​​Monday.

As lojas de comércio eletrônico estão colhendo os benefícios das vendas on-line, mesmo durante um período em que os hábitos de compra globais mudaram em um mercado imprevisível. Em 2021, os lojistas do Shopify faturaram coletivamente US$ 6,3 bilhões em vendas globalmente entre a Black Friday e a Cyber ​​Monday, um aumento de 23% em relação a 2020.

Durante esse período, as vendas foram atribuídas a 47 milhões de compradores únicos que fizeram uma compra de um lojista da Shopify. Estas também não eram suas ofertas clássicas de barganhas. O preço médio do carrinho estava acima de US$ 100!

Estas são oportunidades em que sua empresa também pode entrar. Tudo o que você precisa é de uma estratégia de marketing estelar para ajudá-lo a se destacar da multidão.

18 estratégias de marketing da Black Friday infalíveis

Não há uma resposta única quando se trata de estratégias de marketing da Black Friday. Você conhece seus clientes e o que funcionará melhor para eles. Mas existem algumas estratégias testadas e comprovadas que podem ajudar na sua estratégia de marketing da Black Friday.

Dê uma olhada abaixo nessas 19 estratégias de marketing infalíveis da Black Friday.

1. Use o marketing de mídia social para promover suas vendas com antecedência

Alguns compradores apreciam a emoção da caça; outros preferem planejar com antecedência e aproveitar as vendas antecipadas. Você pode atrair os dois tipos de compradores usando as mídias sociais para promover suas vendas. Você pode provocar vendas em seu feed oferecendo ‘ofertas misteriosas’ ou postando exatamente quais serão suas promoções.

Ao compartilhar visualizações de ofertas exclusivas, cronômetros de contagem regressiva e outros conteúdos envolventes, as empresas podem criar antecipação e direcionar o tráfego para suas lojas na Black Friday. E a mídia social é uma ótima maneira de se conectar com os clientes e responder a quaisquer perguntas que eles possam ter sobre sua venda na Black Friday.

2. Crie um senso de urgência

Para deixar os clientes empolgados com seus itens de venda, escreva um texto que transmita urgência. Criar um senso de urgência ou escassez em seu marketing da Black Friday incentiva os clientes a agir.

Uma razão pela qual criar um senso de urgência é importante é que isso ajuda a capturar a atenção. Em uma caixa de entrada movimentada, por exemplo, um e-mail que se destaca e cria um senso de urgência tem mais chances de ser notado do que um e-mail que não o faz.

Você pode incentivar os clientes a agir agora em vez de esperar. Ao oferecer um desconto por tempo limitado ou acesso exclusivo a itens em promoção, os clientes se sentirão compelidos a aproveitar suas ofertas da Black Friday antes que elas desapareçam.

3. Campanha de e-mail marketing

Configure uma campanha de marketing por e-mail e veja seu ROI crescer, crescer e crescer. Quando você calcula a média, o e- mail gera um ROI de US$ 36 para cada dólar gasto . Isso é mais alto do que qualquer outro canal.

Quem não gosta de receber descontos e ofertas em sua caixa de entrada todos os dias? Configure um algumas semanas antes da Black Friday com ofertas para seus assinantes.

4. Otimize seu website para os compradores que pesquisam no Google

A Black Friday está cheia de sites de comércio eletrônico disputando um lugar na primeira página do Google. Para classificar, você precisa otimizar seu site para compradores online.

Uma maneira de fazer isso é usar palavras-chave que os compradores provavelmente usarão ao pesquisar ofertas de feriados. Faça uma pesquisa de palavras-chave e, em seguida, flutue essas palavras por todo o site. Certifique-se de soar natural e não caia no hábito de encher de palavras-chave.

Além disso, você também deve certificar-se de que seu site seja compatível com dispositivos móveis, pois mais e mais pessoas estão usando seus telefones para fazer suas compras de fim de ano.

5. Instale um chatbot em seu site para facilitar o atendimento ao cliente

Com mais compradores, surgem mais consultas de suporte ao cliente. Você não pode evitá-lo. Os consumidores entrarão em contato com perguntas frequentes sobre pedidos, envio e devoluções. O que você disser.

Ao instalar um chatbot em seu site , você pode otimizar e automatizar seus serviços de suporte ao cliente. O chatbot pode lidar com as perguntas frequentes fáceis e, quando um representante de suporte ao cliente é necessário, ele pode intervir e assumir a conversa. Esse processo pode remover o trabalho repetitivo que sobrecarrega sua equipe e dar a eles tempo de volta para se concentrar em problemas de maior escala.

6. Instale também um chatbot no seu site da Shopify

Você deseja facilitar ao máximo a conversão de seus clientes. Portanto, se você usa um site de comércio eletrônico como Shopify, considere instalar um chatbot .

Os chatbots da Shopify podem extrair dados da sua loja para automatizar tarefas. Isso inclui a comunicação necessária com o cliente, a verificação do estoque da loja, a realização de devoluções e o incentivo às vendas.

Durante uma corrida como a Black Friday, é importante dar aos seus clientes o suporte que eles precisam. Um chatbot ajuda você a fazer isso.

7. Use um chatbot para ajudar os compradores a encontrar produtos mais rapidamente

Além de automatizar as consultas de atendimento ao cliente, os chatbots de IA como o Heyday também podem ajudar nas vendas. Se você encontrar o correto, um chatbot pode ajudar os compradores a encontrar os produtos de que precisam de maneira rápida e fácil.

Isso pode funcionar se você programar seu chatbot para fazer uma série de perguntas aos compradores. A partir daí, eles podem restringir a pesquisa a alguns itens específicos. Em seguida, os compradores podem comprar o produto on-line ou encontrá-lo na loja.

Os chatbots também podem fornecer recomendações personalizadas com base em compras anteriores. E, durante o caos que é a Black Friday, você vai querer toda a ajuda possível.

8. Ofereça ofertas exclusivas aos clientes de longa data

As pessoas gostam de ser reconhecidas, principalmente quando têm um relacionamento com a sua marca. A Black Friday oferece a você a chance de mostrar apreço por clientes fiéis e de longa data.

Oferecer ofertas e descontos exclusivos a esses clientes é uma tática de marketing inteligente que pode ajudar a fidelizar o cliente e gerar novos negócios. Ao mostrar a seus clientes que você valoriza a fidelidade deles, você os incentivará a voltar em dias que não sejam a Black Friday.

9. Tente vender diretamente nas redes sociais

As pessoas costumam usar as mídias sociais para pesquisar um produto ou procurar uma marca. Perto de 1 em cada 2 pessoas relataram procurar novas marcas, produtos ou serviços no Instagram.

Na Black Friday, todos estarão em busca de ofertas e promoções. Ao vender diretamente em plataformas como o Instagram , você pode colocar seus produtos bem na frente do seu público-alvo. Vender seus produtos diretamente no aplicativo significa que é ainda mais fácil para seus consumidores converterem.

E você pode alcançar um público global nas mídias sociais. As pessoas no Instagram, por exemplo, esperam ser comercializadas. Afinal, 90% das pessoas seguem uma marca.​​

10. Use hashtags para alcançar novos públicos

A Black Friday oferece a oportunidade de alcançar novos públicos nas mídias sociais. Ao usar hashtags , você pode se conectar com pessoas interessadas nas ofertas da Black Friday e ajudá-las a encontrar seus produtos e serviços.

Se você é um varejista, pode usar a hashtag #blackfridayshopping ou #blackfridaydeals para alcançar pessoas que procuram pechinchas.

11. Acompanhe os clientes após a Black Friday

É ótimo que você possa vender uma tonelada de produtos na Black Friday. Mas, o valor de um cliente para sua marca cresce com o tempo. Você deseja transformar esses compradores pontuais em clientes fiéis e duradouros.

Um estudo da Shopify observa que o valor da vida útil do cliente é o mais baixo em feriados como a Black Friday . Ele mostrou que, para 64% dos varejistas, os compradores adquiridos durante a Black Friday ou a Cyber ​​Monday têm um valor vitalício menor do que os compradores adquiridos em qualquer outra época do ano.

Acompanhe enviando um rápido e-mail de agradecimento, uma pesquisa de atendimento ao cliente ou pedindo feedback sobre sua experiência. Você estará melhorando a experiência de seus clientes , o que pode render dividendos futuros.

Ao dedicar um tempo para alcançar os clientes, você mostra que sua marca realmente valoriza os negócios deles e que você está comprometido em fornecer uma experiência positiva ao cliente.

12. Códigos de referência

Você sabe que o marketing de referência pode fazer maravilhas para sua marca. Também é eficaz na promoção de ofertas da Black Friday.

Envie códigos de referência para seus assinantes de e-mail. Ofereça cartões-presente ou descontos maiores como incentivos. Suas referências têm o potencial de atrair novos clientes com o bônus adicional de mostrar amor aos seus clientes fiéis.

13. Recompensas de gasto mínimo

Ofereça recompensas de gasto mínimo em determinados valores. Por exemplo, se os clientes finalizarem a compra com um carrinho de US$ 100, eles poderão se qualificar para o frete grátis.

As recompensas de gasto mínimo são uma ótima maneira de aumentar suas taxas de conversão e incentivar os clientes a gastar mais dinheiro com uma empresa. Pode ser ainda mais eficaz se as recompensas forem escalonadas. Por exemplo, um cliente que gasta US$ 50 pode obter um desconto de 10%, enquanto um cliente que gasta US$ 100 pode obter um desconto de 20%.

14. Dê um brinde na compra

As pessoas adoram sentir que foram recompensadas.

Dar a seus clientes um presente gratuito com a compra irá incentivá-los a agir. E eles criam um sentimento de boa vontade que pode manter os clientes voltando.

Claro, você quer ter certeza de que está oferecendo algo que seus clientes realmente vão querer. É importante levar em consideração sua base de clientes ao escolher o que dar a eles.

15. Concentre-se nas taxas de carrinho abandonado

Você já foi fazer algumas compras on-line e abandonou seu carrinho, apenas para ser interrompido por um pop-up? Seja uma oferta de um código de desconto ou uma pesquisa sobre suas intenções de compra, esses pop-ups podem ser muito irritantes, o que é meio que o ponto.

Os pop-ups servem para chamar sua atenção e reduzir as taxas de carrinho abandonado. Dê aos compradores a chance de expressar suas intenções ou incentive-os a concluir a compra. Você provavelmente diminuirá sua taxa de abandono.

Certifique-se de obter esse pop-up para expressar sua oferta de Black Friday por tempo limitado.

16. Faça um guia de presentes

Ah, como amamos os guias de presentes da Black Friday.

Um guia de presentes é essencialmente uma seleção com curadoria de seus produtos, categorizados de uma maneira que facilite a compreensão dos compradores. Por exemplo, você pode criar um guia ‘Para sua amiga fashion’ que destaque as peças de roupa exclusivas que você está vendendo.

Os guias de presentes ajudam a promover produtos específicos, direcionar tráfego para seu site ou loja e gerar entusiasmo para sua marca.

17. Faça um concurso de mídia social

Um concurso de mídia social pode direcionar tráfego para seu site ou loja, gerar leads e aumentar o reconhecimento da marca.

Ofereça um prêmio que seu público-alvo deseja e incentive as pessoas a participar do concurso e compartilhá-lo com seus amigos e seguidores. Funciona como prova social.

Quando um de seus amigos recomenda uma marca, é mais provável que você confie nessa marca. Faça com que seus seguidores marquem seus amigos ou repostem seu conteúdo em seus stories para entradas.

Agende seu concurso e postagens com antecedência para que você esteja organizado para o grande dia.

18. Fique estranho com isso

Escute, você já sabe como o pântano do marketing será obscuro na Black Friday.

Os varejistas vão gritar sobre seus preços baixos, ofertas quentes e entrega rápida de todos os cantos do ringue. Se você quer se destacar, precisa chamar a atenção. Não tenha medo de tentar algo novo.

O Deciem, por exemplo, cancelou completamente a Black Friday . Eles fecharam seu site e fecharam suas lojas como forma de rejeitar a venda impulsiva pela qual a Black Friday é conhecida. Então, eles anunciaram que estão estendendo sua venda até novembro.

Conteúdo original: https://blog.hootsuite.com/black-friday-marketing/

Summary
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Black Friday: 18 estratégias de marketing para usar em 2022
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Confira as 18 principais estratégias de marketing da Black Friday para ajudá-lo a se destacar da multidão no fim de semana da Black Friday.
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Superstorm

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