Marketing digital para clínica médica: como fazer e principais ferramentas

Marketing digital para clínica médica: como fazer e principais ferramentas

Investir em marketing digital para clínica médica é tornar o seu trabalho conhecido pelo público-alvo. Veja como apostar nessa estratégia de marketing e fazer com que seus serviços sejam mais procurados!

As melhores clínicas e consultórios estão apostando cada vez mais nas estratégias de marketing digital. Por meio dele, é possível atrair e reter pacientes, posicionando a sua clínica médica como referência no mercado.

Criar conteúdos e saber aplicar as técnicas certas, de forma a atender a dor do seu público-alvo, faz com que o seu estabelecimento se torne confiável. Como resultado, a agenda fica mais cheia, já que a sua clínica ganha destaque entre os concorrentes.

Mas, como investir em marketing digital para clínica médica? Confira!

Técnicas e estratégias eficazes no marketing digital para clínica médica

Existem muitas técnicas e estratégias para apostar ao fazer marketing médico. Se o seu interesse é melhorar a sua posição nos buscadores e atrair mais pacientes, aposte no SEO.

Estratégias de SEO

Não importa qual canal você vai usar, as técnicas de SEO contribuem para que a sua marca seja encontrada pelo público-alvo. Afinal, conteúdo em blog, vídeo, imagens e outros é o melhor meio para atrair pacientes.

Entre as estratégias de SEO, você precisa escolher as melhores palavras-chave para trabalhar. Para isso, existem diferentes ferramentas gratuitas e pagas para pesquisar quais são as mais fortes. A exemplo, você pode usar o Google Trends, Übersuggest e outras.

Canais digitais

O segredo é não focar apenas em um único canal, mas também não apostar em todos e sim onde o seu público-alvo está. Entre os principais canais digitais, destacamos:

  • Blog
  • Redes Sociais
  • E-mail
  • Site
  • Plataformas de anúncios

Site

Ter um site profissional é fundamental para aplicar as estratégias de marketing digital para clínica médica. Por meio dele você pode compartilhar conteúdos de qualidade, atrativo ao seu público, o que melhora o seu posicionamento na internet.

Mas, conte com profissionais para desenvolver a sua página. Afinal, é muito importante ter um site responsivo, inclusive para versão mobile. 

Por meio do site você consegue construir um branding forte, transmitindo assim, credibilidade e autoridade. Aproveite e insira um blog para produzir conteúdos que atendam as dores dos pacientes e invista nas técnicas de SEO. 

Conteúdo

Foque na sua especialidade e identifique as melhores oportunidades em conteúdo. Se você vai criar conteúdos para o blog, existem muitos temas para trabalhar. 

É possível tirar dúvidas sobre procedimentos, doenças, bem como mostrar novidades, entre outros. E você pode ir além da sua área, diversificando os assuntos. 

Por exemplo, falar sobre as operadoras de planos de saúde, especialmente se a sua clínica atende determinados tipos de convênios médicos. Nesse nicho, é possível abranger muitos assuntos, como sobre os procedimentos que a sua clínica realiza e o convênio aceita, exames e outros. 

Outros assuntos podem ser relacionados a dicas de saúde, como alimentação, atividades físicas e demais cuidados. Também existem assuntos que despertam a curiosidade e atenção dos leitores, como temas que abordam os diferentes tipos de problemas de saúde dos motoristas que podem resultar em acidentes de trânsito, a importância do Dia Mundial Sem Carro, entre outros.

Além disso, você pode inserir uma CTA, call to action, com chamadas que despertam a atenção do seu leitor. Assim, conseguir gerar leads. 

O que considerar ao apostar no marketing digital para clínica médica

Se você quer investir no marketing digital para consultórios e clínicas médicas, não deixe de:

  • Fazer um planejamento estratégico
  • Criar um site
  • Investir nas estratégias de marketing de conteúdo
  • Estar presente nas redes sociais
  • Contar com o auxílio de uma agência de marketing digital

Quais as melhores ferramentas de marketing digital?

Para fazer um bom planejamento e execução das suas campanhas, conte com as seguintes ferramentas:

  • Google Analytics: monitorar seus resultados;
  • Google Keyword Planner: planejamento de palavras-chave;
  • Canvas: criar elementos gráficos;
  • E-mail Marketing: melhora a comunicação com os leads por meio do contato: Promocional, Transacional, Newsletter e Nutrição (com foco em manter o relacionamento com o paciente, seja em datas comemorativas como também informativo).

Então, agora você sabe da importância do marketing digital para clínica médica, como fazer e quais as principais ferramentas. Aposte nesta estratégia e consiga atrair e reter pacientes!

Por: Andreia Silveira, editora de conteúdo no SeguroAuto.org.

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