6 estratégias de marketing que ajudam a aumentar as vendas online no final do ano

6 estratégias de marketing que ajudam a aumentar as vendas online no final do ano

O período é um dos melhores para o comércio, por isso, vale a pena investir em estratégias de marketing para aumentar as vendas online no final do ano.

O fim de ano é sempre um período muito esperado pelo comércio, dada a tendência para incrementar o volume de negócios. Isso vale principalmente para o e-commerce, setor que experimenta crescimento exponencial. Para alcançar suas metas rapidamente, vale investir em estratégias de marketing que ajudam a aumentar as vendas online no fim de ano. 

Vale reforçar que o marketing, há muito tempo, deixou de ser um diferencial para ocupar um espaço obrigatório em todas as empresas. Ou seja, você precisa fazer algo realmente especial para se destacar entre os concorrentes.

Sendo assim, além de seguir as tendências de mercado e encantar seu cliente, implemente estratégias de marketing ousadas, mas que acompanhem a realidade do seu negócio. Vamos lá?  

6 estratégias de marketing para aumentar as vendas online no fim de ano 

1 – “Bombe” seu marketing digital 

Antes de mais nada, é impossível falar de estratégias de marketing para vendas online sem mencionar o marketing digital. Empresas de e-commerce devem, obrigatoriamente, garantir sua presença nas redes para alavancar seu negócio, mostrando ao cliente seus melhores produtos e serviços. 

Para alcançar pessoas até fora de seu público-alvo convencional, é importante usar softwares de automação, além de investir em anúncios, por exemplo:

  • Adwords;
  • Google;
  • Facebook Ads. 

Porém, você precisa, sobretudo, fazer tudo isso dentro de suas possibilidades. Não adianta tentar abraçar o mundo e prometer algo que não possa cumprir. Isso afeta sua credibilidade e pode arruinar o seu negócio. 

2 – Mostre no que você é diferente 

Como falamos lá em cima, a concorrência nos meios digitais é grande e você precisa mostrar no que é diferente. Acompanhe as mudanças no comportamento do consumidor e exponha seus diferenciais, seja no preço, qualidade, ineditismo do serviço e produto, ou prazo de entrega. 

Por exemplo, no caso de uma empresa que venda convênio médico, que tal criar um artigo diferenciado mostrando quais as melhores operadoras de saúde, e depois enviar ao seu cliente para que ele conheça boas opções. Cabe aqui também fazer pesquisas com cada um e criar uma avaliação própria da sua empresa.

Ademais, o atendimento personalizado também conta muito, pois ninguém quer ser tratado apenas como um número na fila. Ofereça experiências únicas que trabalhem a sensibilidade do consumidor.  

3 – Invista nos insights

Você sabe o que são os insights? Traduzido literalmente como um “estalo”, o insight é a implantação de novas ideias, pensando fora da caixa. No marketing, o caminho é entender como o consumidor pensa, com base nos seus dados e comportamentos. A partir desse mapeamento, que inclusive pode ser feito por meio das redes sociais, traçar estratégias. 

Por exemplo, enviar cartões de Natal, criar clubes de descontos, cartões fidelidade, produtos especiais e publicações que direcionam seu cliente aos canais de venda da empresa.  

4 – Planeje suas estratégias 

Existem várias estratégias de marketing que ajudam a aumentar as vendas online no fim de ano, mas todas precisam ser muito bem planejadas. Isso significa estudo do público alvo, incluindo o seu comportamento, entender sua jornada de compra e expectativas. 

Sendo assim, use a psicologia de vendas para satisfazer as necessidades do cliente e angariar novos negócios. 

5 – Invista em conteúdo para que o cliente te encontre 

Quando falamos em estratégias de marketing que ajudam a aumentar as vendas online no fim de ano, incluímos o marketing digital. Porém, é preciso incrementar suas estratégias de inbound marketing, isto é, atração de clientes e conversão em negócios por meio do relacionamento. E isso vai além das redes sociais, passando para: 

  • e-mail marketing; 
  • sites;
  • estratégias de SEO; 
  • blogs; 
  • landing pages (primeira página que o cliente acessa ao visitar o site);
  • CRM;
  • newsletter.

Porém, trabalhe no marketing de conteúdo para garantir o tráfego orgânico, ou seja, atrair o público para sua marca sem pagar nada por isso. Para tanto, crie conteúdos de valor, relevantes e que se diferenciam dos demais hospedados pela concorrência.

6 – Otimize as campanhas  

Primeiro, ao organizar uma estratégia, você precisa definir metas, o que pretende fazer para alcançá-las e acompanhar os resultados. Ao acompanhar essas métricas (dados gerados a partir das ações), você obtém informações importantes, tais como: 

  • produtos mais acessados; 
  • tipo de conteúdo que gera mais engajamento;
  • palavras-chave que funcionaram mais; 
  • páginas mais visitadas. 

Com isso, você percebe onde pode investir em anúncios e, a partir daí, aumentar suas vendas online no final do ano. 

Como vimos, não há muito segredo sobre as estratégias de marketing para ajudar a aumentar as vendas online no fim de ano. O que precisa mesmo é de planejamento e conhecer o seu público-alvo, a fim de conhecer sua jornada de compras, comportamento e superar suas expectativas. 

Por Jeniffer Elaina

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