O teste de usabilidade é a melhor forma de verificar a facilidade de uso da interface, seja de um site, aplicativo ou até mesmo um produto físico. Esses teste são realizados com usuários selecionados, que recebem algumas tarefas simples para realizar no ambiente – enquanto especialistas monitoram todos os movimentos.

Com esse teste é possível reunir uma série de insights de extrema relevância, garantindo a otimização do site para uma navegação ainda melhor. 

Para que você possa fazer um bom teste de usabilidade, reunimos algumas dicas que vão fazer toda a diferença para a sua marca. Acompanhe!

1: Descrevendo os objetivos

É fato: sem um bom objetivo definido, nenhum teste poderá te entregar bons resultados. Por isso, defina de forma clara quais são os objetivos e quais perguntas devem ser respondidas ao longo dessa jornada. 

Embora alguns insights, às vezes os mais valiosos, surjam de ações que foram executadas pelo usuário sem estar no planejamento, com uma linha de raciocínio fica mais prático entender o que pode ser melhorado. 

2: Não deixe o teste para depois

O quanto antes o teste de usabilidade ser feito, melhor. Isso porque se levar muito tempo para ser testado, muitas vezes todo o processo de desenvolvimento para determinada ferramenta pode ser descartado sem ao menos ser utilizado – o que vai gerar uma grande perda de investimento. 

Por isso, vale testar o produto mesmo antes de ser concluído – faça por partes. Desta forma, você tem a validação em etapas, garantindo um produto em perfeitas condições para ser explorado. 

3: Teste com usuários reais

Embora existam uma infinidade de ferramentas que permitem analisar de forma geral as funções da sua plataforma, elas não vão substituir o teste com pessoas reais. Esse processo é fundamental para ouvir o usuário, entender quais são suas reais dificuldades ao realizar uma compra ou busca por um item específico, por exemplo. 

Além disso, você terá em tempo real as opiniões do seu verdadeiro público – e isso certamente gera insights muito mais valiosos do que a análise de números apenas. Por isso, selecione de 3 a 5 pessoas e realize testes de usabilidade.

4: Mantenha o foco

Essa dica valida a nossa primeira recomendação de determinar os objetivos e ações que o usuário deverá fazer. Afinal, com um verdadeiro foco é possível ter um feedback natural no momento da interação, dando um senso de realidade e contexto maior. 

5: Teste hoje, amanhã e sempre

A cada melhoria realizada em seu produto é fundamental refazer os testes de usabilidade. Afinal, mesmo com a ideia inicial já validada, as mudanças podem mudar a percepção do usuário, que agora também tem novas necessidades e um novo olhar para a sua marca.

Com uma periodicidade de testes, as otimizações realizadas serão de fato benéficas para a sua marca. 

Precisando de ajuda para aplicar testes de usabilidade e otimizar a performance do seu site? Conte com a Superstorm. Nosso time é focado em oferecer as melhores soluções em busca de resultados reais para todo tipo de negócio. Solicite um contato e descubra como aumentar a conversão do seu site!

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.