O UX Writing é uma técnica de escrita pensada na experiência do usuário. Com a escolha das palavras certas, é possível selecionar todos os elementos que integram um texto que acompanha a jornada do leitor. Ou seja, a técnica vai passar uma mensagem de forma clara e objetiva ao usuário, estimulando o engajamento e conduzindo à conversão.

A diferença da produção convencional de textos é que aqui a ideia é facilitar ao máximo a leitura, economizando caracteres e gerenciando da melhor forma o espaço utilizado. 

Para que você entenda melhor o conceito e em quais momentos é indicada a aplicação do UX Writing, acompanhe este artigo produzido pelo time Superstorm. 

Como o UX Writing impacta o seu público

Ao aplicar a técnica de UX Writing, fica muito mais prática a criação e fortalecimento da sua brand voice.

Tudo começa com a definição, avaliando as palavras que podem formar a personalidade da marca, produto ou serviço. A dica é utilizar termos que contribuam para que os usuários lembrem da sua empresa de forma simples. 

Depois, vamos para a diferenciação – ou seja, avaliar como o seu concorrente está se comunicando e interagindo com o público. Analise os pontos fortes e as oportunidades deixadas para que você se diferencie no mercado. 

Também é importante escutar o seu público. Como ele anda se relacionando com a sua marca? Esse passo é importante para definir o tom de voz, que deve ser atraente e chamar a atenção da sua audiência. Depois disso, é importante pensar no envolvimento desse público.

A estratégia deve considerar como as palavras podem ser dispostas de forma a atrair o usuário, propiciando um acesso mais prático aos produtos e serviços. 

Qualquer empresa pode utilizar o UX Writing?

Sim, desde que a técnica seja aplicada de forma correta. Afinal, muito mais que produzir um conteúdo de qualidade, essa estratégia vai te ajudar na conversão direta do seu produto ou serviço. 

Mas é preciso um equilíbrio, pois mesmo que o UX Writing foque na facilitação de conversão, também é preciso pensar na experiência do leitor. Com isso, há o uso de termos mais simples, em um texto mais objetivo e um desenvolvimento orientado pelo produto. A informação precisa ser fluida e fácil de ser consumida.

Outra característica muito importante para a sua empresa adotar o UX Writing é entender a jornada do cliente. Afinal, é com esses dados que será possível gerar insights valiosos que vão contribuir com o desenvolvimento da estratégia.

Ficou complicado? A gente descomplica! Aqui na Superstorm temos um time pronto para te ajudar em uma estratégia de UX Writing que atenda todas as necessidades do seu negócio. Assim, mais que informação você ainda terá elementos em texto para promover mais conversão no teu site – pensado por quem realmente entende do assunto. 

Para saber mais, solicite um atendimento personalizado agora mesmo. Vamos montar uma apresentação com todos os serviços de acordo com as suas necessidades, a fim de entregar ainda mais resultados. Pensou em performance, pensou Superstorm!

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.