Os testes de usabilidades garantem que você cuide melhor da experiência que o usuário tem no seu site ou aplicativo. Seja ao gravar toda a navegação, mapas de calor ou outras formas de testar essa usabilidade, realizar essas etapas é necessário para garantir a construção de uma experiência eficaz, eficiente e agradável. 

Esses testes devem ser realizados com as pessoas que você realmente deseja atingir, para que o trabalho seja realizado corretamente. E para que você entenda como percorrer por essas etapas, confira as dicas reunidas por nós da Superstorm neste artigo exclusivo.

Por que é importante fazer um teste de usabilidade?

Ao invés de quebrar a cabeça com estratégias que podem não trazer resultado, os testes de usabilidade vai te mostrar exatamente qual é a forma de navegação do teu público. Esse resultado vai revelar problemas identificados por pessoas que geralmente não são familiarizados com um site. 

Os estudos são maneiras eficazes de entender como o seu usuário entende como funciona o seu site, analisando se ele fica perdido ou confuso, além de observar problemas gerais de usabilidade. 

Benefícios dos testes de usabilidade

Com os testes de usabilidade, você consegue aprimorar o seu produto ao longo do tempo, além de:

  • Validar seu protótipo: Ao criar testes de usabilidade desde o início do projeto, é possível testar as reações antes de publicar o site. Isso vai ajudar a planejar a funcionalidade futura. 
  • Confirmar se o produto atende às expectativas: Com o site no ar, é importante testar a usabilidade para garantir que tudo funcione da maneira que foi planejado. 
  • Identificar problemas mais complexos: Em funções em que o usuário precisa completar diversas etapas, o teste de usabilidade garante que esse processo seja o mais direto e intuitivo possível. 
  • Dar luz a pontos importantes do site: Para entender o porquê de uma página não estar sendo muito acessada, um mapa de calor é uma forma simples e prática para entender quais partes do site são mais acessadas pelo seu usuário. Assim, você pode reestruturar a página e aumentar a sua conversão. 

Como fazer um teste de usabilidade

Uma das formas mais simples de começar a fazer um teste de usabilidade é começando a gravar as sessões do seu site. Há diversas ferramentas que possibilitam realizar esses teste, inclusive, de forma gratuita.

No entanto, é importante ressaltar que a realização de testes é algo que deve ser realizado não apenas no início do projeto, mas sim se tornar um processo constante no seu negócio. Afinal, seu usuário passa constantemente por mudanças de comportamento, e isso vai te ajudar a entregar um produto ainda melhor – garantindo engajamento e conversão constante. 

É hora de entender melhor como se comporta o usuário no seu site implementando os testes de usabilidade. Para isso, conte com o time da Superstorm – aqui, nossa principal preocupação é entregar um serviço completo para evidenciar a sua marca. 

Com estratégias assertivas, oferecermos um atendimento amplo e focado na necessidade do seu negócio, favorecendo a conclusão de metas e objetivos a curto, médio e longo prazo.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.