Conheça os erros de marketing de conteúdo que você não pode cometer

5 erros de marketing de conteúdo que você não pode cometer

Antes da criação de qualquer conteúdo é ideal fazer algumas análises. Por isso, listamos os erros de marketing de conteúdo que você não pode cometer.

O marketing de conteúdo tem tido uma grande procura, já que cada vez as marcas querem abordar os seus clientes de formas não tão tradicionais. Por este motivo vamos explicar um pouco mais quais são os erros de marketing de conteúdo que você não pode cometer.

O aumento no consumo da internet no Brasil e no mundo, principalmente, depois da pandemia, tem feito da internet um grande meio de comunicação entre as marcas e pessoas. Para você ter uma ideia da dimensão, o Brasil ocupa o terceiro lugar entre os países que mais usam a internet.

Com isso, o conteúdo publicado precisa ter muita relevância e muito valioso, então, fique ligado neste artigo para não cometer nenhum erro.  

O que é marketing de conteúdo?

Vamos começar pelo princípio. Este é um método de fazer de forma indireta a promoção de uma marca através de criação de conteúdos que seja relevante como, por exemplo:

  • Vídeos;
  • Textos;
  • Ebooks;
  • Postagens em redes sociais.

O principal objetivo é trazer mais engajamento e novos clientes para o ambiente digital ou física de uma empresa e, possivelmente, uma conversão de compra de uma forma bem natural. 

Conheça os erros de marketing de conteúdo que você não pode cometer

Para que todo conteúdo produzido renda bons frutos, é necessário prestar atenção em alguns pontos para não cometer erros no marketing de conteúdo.

1.Não definir com quem vai falar

A primeira pergunta que você precisa fazer antes de começar a produzir o conteúdo é: qual será o público-alvo desta campanha? Afinal, as suas estratégias estão voltadas para estas pessoas. 

Para te ajudar a traçar um caminho mais assertivo crie uma persona, que seria uma pessoa fictícia mais que tem personalidade, interesses e estilo de vida de um cliente potencial da marca.

2. Elaborar o conteúdo sem planejamento

Todos os passos de uma empresa precisam de planejamento, não é mesmo? No marketing de conteúdo não é diferente. Sem ter uma estratégia não tem como saber quais serão os resultados ou até mesmo mensurar os resultados dos conteúdos produzidos. 

Portanto, antes de começar a escrever tenha bem claro qual é o objetivo das pessoas que serão impactadas na campanha. 

Entre algumas coisas que você colocar no seu planejamento temos:

  • Criação de um calendário promocional com momentos importantes;
  • Ativações em datas comemorativas como, por exemplo, dia das mães, natal, dentre outras, com o objetivo de ter uma performance maior;
  • Ter o conteúdo atrelado a pessoas, influenciadores (já ter estes nomes estipulados), que sejam relevantes para o setor que a empresa atua. 

3. Conteúdo sem qualidade

Como citado no item acima, a forma de construir o conteúdo é muito importante para alcançar os verdadeiros objetivos, por isso, o texto precisa ter qualidade. 

Antes de iniciar a produção, pesquise sobre a pauta que será abordada e, se necessário, tire dúvidas com especialistas, coloque o máximo de informação que você tiver sobre o assunto e sobre a campanha a ser divulgada. 

Tome cuidado com as palavras escritas, revise o texto antes de publicar e certifique que não usou nenhum vício de linguagem. 

Por exemplo, se você vai fazer um artigo sobre como dirigir moto, voltado a iniciantes, você deve explicar com detalhes e usar uma linguagem simples, já que não estão atualizados com termos técnicos sobre motocicletas.

Lembre-se: é muito importante contar muito bem a história. 

4. Não fale só da empresa

Um dos erros que mais vimos em marketing de conteúdo é o foco apenas na empresa que está sendo divulgada. O ideal é que o conteúdo seja muito mais informativo e, com isso, tenha mais relevância em sites de busca, por exemplo. 

Sendo mais indexado no Google, faz com que os clientes potenciais sejam impactados mais vezes com o conteúdo da marca, principalmente, no momento em que estão buscando conteúdos sobre o assunto. 

Além disso, um texto interessante traz mais valor à marca do que apenas uma propaganda explícita, já que a forma de consumir conteúdo de marca na internet é totalmente diferente do que em um break na TV ou até mesmo um banner em um site.

5. Não ficar de olho nos resultados

Um texto que envolve marketing de conteúdo não tem fim após a entrega. Afinal, ele foi produzido para gerar um retorno, certo? Por isso, após a publicação é necessário acompanhar os resultados e performance nas plataformas que geram estes dados. 

É depois desta análise que você vai conseguir traçar novas estratégias para os próximos conteúdos a serem publicados.

Agora que você já conheceu os erros de marketing de conteúdo que você não pode cometer, é só colocar a mão na massa. Ficou alguma dúvida? Compartilha com a gente.

Por Jeniffer Elaina

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