O Helpful Content Update vai priorizar pessoas

Google Helpful Content Update

O Helpful Content Update ou a “Atualização de conteúdo útil” é uma atualização de algoritmo do Google que ajuda a recompensar o conteúdo que oferece aos usuários uma experiência satisfatória. Essa atualização é um sinal em todo o site que pode prejudicar a visibilidade de todo o conteúdo se muitos artigos forem considerados “inúteis”.

Priorize pessoas (People first content)

O Helpful Content Update, lançada esta semana, priorizará “conteúdo original e útil escrito por pessoas, para pessoas”, disse a plataforma, acrescentando que queria que as pessoas tivessem uma experiência mais satisfatória.

O Google disse que os tipos de conteúdo que planeja priorizar incluem artigos “principalmente resumindo o que os outros têm a dizer sem agregar muito valor”.

A atualização de conteúdo útil é benéfica e pretende compensar mais favoravelmente o conteúdo em que os usuários acreditam que tiveram uma experiência agradável. Por outro lado, o conteúdo que fica aquém das expectativas do usuário não funcionará tão bem.

Como você garante que o material criado será produtivo à luz da atualização recente do Google? Aderindo às suas recomendações e princípios firmes para produzir conteúdo para humanos em vez de mecanismos de busca.

Os produtores de conteúdo que priorizam as pessoas colocam as necessidades de seu público em primeiro lugar enquanto ainda usam as práticas recomendadas de SEO para fornecer aos pesquisadores resultados mais valiosos.

Evite estratégias de conteúdo escalonadas

Uma das maiores batalhas entre o Google e os criadores de conteúdo é a do conteúdo escalonado. Para criadores de conteúdo, faz muito sentido pensar em maneiras de dimensionar naturalmente a criação de seus ativos. Mais conteúdo significa mais ativos indexáveis. Isso, por sua vez, pode criar mais oportunidades para tráfego orgânico e, finalmente, conversões.

No entanto, a ideia de conteúdo escalonado é uma grande ameaça ao produto do Google. Imagine se os principais resultados do ranking fossem todos artigos mal escritos de domínios de alta autoridade que foram gerados por algum tipo de IA. O conteúdo pode não ajudar o usuário a atingir seu objetivo, mas a autoridade do site foi capaz de ajudar a página a se destacar nos resultados da pesquisa. O resultado seria uma experiência ruim do usuário na pesquisa do Google e, com o tempo, poderia haver o risco de os pesquisadores migrarem para outras plataformas.

Embora a maioria esteja analisando isso no contexto de artigos informativos escritos pela IA, acho que também existem outros aplicativos de conteúdo dimensionado que podem ser afetados por esta atualização. No espaço de comércio eletrônico, uma estratégia que muitos domínios fortes usaram é permitir que suas páginas de pesquisa internas sejam indexadas.

Conteúdo alinhado à sua proposta de valor central

O crescimento que o SEO viu na última década foi fenomenal. Se você está no setor há tanto tempo, não há como negar que o SEO vem obtendo mais adoção de profissionais de marketing seniores. Isso resultou na expansão de agências, equipes internas maiores e mais profissionais de marketing escolhendo a pesquisa como uma carreira viável.

Durante esse período, as empresas perceberam que estavam perdendo grandes oportunidades de participação de mercado em seus próprios setores. Como resultado, eles construíram equipes, criaram estratégias e executaram a criação de novos conteúdos para preencher essas lacunas. De um modo geral, isso tem sido um resultado líquido positivo para o Google, pois o conteúdo mais competitivo oferece mais opções para veicular na pesquisa, melhorando a qualidade de seu produto.

No entanto, surgiu uma consequência negativa desses investimentos. Não é nenhum segredo que sites maiores e mais estabelecidos geralmente têm uma classificação mais fácil. Em algum lugar ao longo da linha, as empresas perceberam o quão poderosos são os ativos de seus sites. Isso resultou em empresas não apenas preenchendo lacunas em seus setores imediatos, mas também penetrando em novos mercados aos quais nunca pertenceram.

O site será penalizado?

O Google é cuidadoso em sua redação sobre se isso é uma penalidade.  Não é uma ação manual. Você não o verá listado no Google Search Console. Não é uma ação de spam. 

Devemos chamá-lo de “sinal”. Este é um dos muitos sinais de classificação que o Google descreve em sua documentação sobre Como funciona a pesquisa . Se esse sinal for aplicado ao seu site, provavelmente parecerá uma penalidade.

A boa notícia é que você pode remover essa classificação do seu site se puder melhorar seu conteúdo. A parte do algoritmo do Google que classifica os sites para esta atualização será executada continuamente. 

Se os algoritmos perceberem que o conteúdo do seu site mudou para ser útil para os pesquisadores, a força do sinal pode ser reduzida ou até mesmo suspensa completamente. Este anúncio me lembra os primeiros dias dos algoritmos Pinguim e Panda do Google.

Hoje, esses algoritmos são incorporados ao algoritmo principal, mas inicialmente eram filtros aplicados aos sites afetados. Sites com links artificiais (Pinguim) ou conteúdo de baixa qualidade (Panda) teriam um filtro aplicado que suprimia a classificação.

Se esses sites limpassem seu perfil de link ou melhorassem a qualidade de seu conteúdo, eles teriam a chance de ver a recuperação na próxima vez que o Google executasse uma atualização do Pinguim ou do Panda.

Parece que o classificador do Helpful Content Update terá um efeito semelhante, pois os sites afetados sofrerão algum grau de supressão de classificação em todo o site e, eventualmente, poderão ter essa supressão levantada. Mas existem algumas diferenças significativas:

  • O classificador do Helpful Content Update é executado em tempo real, continuamente. Isso significa que novos sites criados apenas para SEO devem ter o sinal aplicado desde o início. Além disso, os sites existentes podem ser afetados quando a quantidade de conteúdo criado para fins de SEO excede um limite.
  • Os sites serão afetados ao longo de alguns meses e em diferentes graus, dependendo da quantidade de conteúdo inútil encontrado. O Google não executará atualizações específicas durante as quais os sites se recuperam. Em vez disso, se o classificador determinar que o conteúdo mudou para agora ser considerado útil para os pesquisadores e permaneceu assim por alguns meses, o peso do sinal de desclassificação será reduzido ou até aumentado.

Como saber se meu conteúdo foi criado primeiro para os mecanismos de pesquisa?

Mais uma vez, o Google nos deu algumas perguntas a fazer. Parece que o Helpful Content Update pode ter um grande impacto no que vemos nos resultados da pesquisa. 

Se essas perguntas se aplicarem ao seu conteúdo, você poderá descobrir que seu site está classificado em todo o site como sendo criado principalmente para mecanismos de pesquisa.

“O conteúdo é principalmente para atrair pessoas de mecanismos de pesquisa, em vez de ser feito para humanos?”

Espero que algum conteúdo possa estar em um espectro. O Google diz que o sinal é pesado e que “[sites] com muito conteúdo inútil podem notar um efeito mais forte”. 

Sites com super spam com pouco benefício real para os pesquisadores devem ser fortemente atingidos. Sites com algum conteúdo criado principalmente com SEO em mente que também têm conteúdo útil serão impactados, mas não com tanta força.

É importante lembrar que o efeito em todo o site significa que o bom conteúdo em seu site também será afetado por esta atualização se o Google considerar você digno da classificação.

“Você está produzindo muito conteúdo sobre diferentes tópicos na esperança de que alguns deles possam ter um bom desempenho nos resultados de pesquisa?”

Muitos dos sites afetados pela atualização de análises de produtos de julho de 2022 foram sites de análise que analisaram quase todos os produtos existentes. Havia pouco foco além de “revisamos produtos”. Acontecerá declínios em muitos sites, porque eles estão escrevendo sobre o maior número possível de tópicos, em vez de se concentrar no que é importante para seus usuários.

“Você está usando automação extensiva para produzir conteúdo sobre muitos tópicos?”

Perguntamos se essa linha é voltada para sites que escrevem seu conteúdo principalmente com ferramentas de geração de conteúdo de IA. O conteúdo gerado por IA geralmente pode ter uma boa classificação porque contém muitas das palavras que os mecanismos de pesquisa usam para determinar a relevância. 

Mas uma pessoa geralmente pode dizer quando o conteúdo é escrito por IA e não criado por um humano real. Se você estiver criando conteúdo por meios automatizados, poderá ficar no radar do Google. 

“Você está principalmente resumindo o que os outros têm a dizer sem agregar muito valor?”

Isso faz pensar em sites de revisão que agregam listagens da Amazon e as reformulam levemente. Será interessante ver se outros tipos de sites agregadores também são atingidos.

“Você está escrevendo sobre coisas simplesmente porque elas parecem estar na moda e não porque você escreveria sobre elas de outra forma para o seu público existente?”

Ainda é aceitável escrever sobre tópicos de tendências, desde que sejam o que seu público quer ler.  Mas se o foco do seu site é simplesmente capitalizar as novas tendências, espero que você possa ser afetado. 

“Seu conteúdo faz com que os leitores sintam que precisam pesquisar novamente para obter melhores informações de outras fontes?”

Está se tornando cada vez mais importante determinar qual é a intenção de seus leitores quando eles chegam ao seu site. E você está satisfazendo plenamente suas necessidades? Eles precisariam ir a outro lugar para obter mais informações depois de ler seu conteúdo?

“Você está escrevendo para uma contagem de palavras específica porque ouviu ou leu que o Google tem uma contagem de palavras preferida? (Não, nós não).”

Em alguns momentos dizem que posts de blog que aconselham que o conteúdo abaixo de uma certa contagem de palavras será considerado fino pelo Google, o que não é o caso. Às vezes, o conteúdo curto realmente ajuda mais o pesquisador. 

Isso pode parecer que contradiz o conselho do Google de atender plenamente às necessidades de um pesquisador.  Se for encarregado de criar conteúdo sobre a compra de um cortador de grama, muitos SEO’s são condicionados a produzir o artigo mais completo possível sobre cortadores de grama.

Digamos que um pesquisador digitou “melhor cortador de grama”. Eles realmente precisam de um artigo que explique “O que é um cortador de grama?”, “Tipos de cortadores de grama” e também “Como iniciar um cortador de grama”?

Ter essas palavras na página historicamente ajudou os mecanismos de pesquisa a entender que a página é relevante para os cortadores de grama. No entanto, a intenção do pesquisador, neste caso, é obter ajuda para decidir qual cortador de grama comprar, não aprender tudo o que há para saber sobre o assunto. 

Um artigo mais curto pode ser o mais útil para um pesquisador nessa situação.

“Você decidiu entrar em alguma área de tópico de nicho sem nenhum conhecimento real, mas principalmente porque pensou que receberia tráfego de pesquisa?”

Ultimamente, tem tido um aumento real nas discussões sobre a operação de “sites de nicho”. Alguns deles sobreviverão, desde que o escritor realmente seja apaixonado pelo nicho e possa escrever sobre tópicos relevantes a partir de um ponto de experiência pessoal. 

Mas se você escolheu um nicho principalmente com base em sua capacidade de classificação para esse conteúdo, e não por paixão por cobrir esse tópico, pode descobrir que o Google não o recompensa.

“Seu conteúdo promete responder a uma pergunta que, na verdade, não tem resposta, como sugerir que há uma data de lançamento para um produto, filme ou programa de TV quando uma não está confirmada?”

Esta parece ser uma pergunta específica e é bastante simples.

É possível se recuperar de uma possível penalização?

Se o seu site for classificado como construído principalmente para mecanismos de pesquisa, você provavelmente verá um declínio significativo no tráfego de pesquisa nos próximos meses. 

O Google diz que os sites afetados poderão de fato trabalhar para remover o classificador e possivelmente recuperar suas classificações. É importante lembrar que, se o Google ver conteúdo de SEO suficiente em seu site, o sinal em todo o site também afetará o restante do conteúdo em seu site. 

Como tal, você precisará identificar onde estão os problemas e trabalhar agressivamente para repará-los se quiser classificar. Aqui está algumas recomendações aos sites que nos procuram para obter ajuda depois de serem afetados por esta atualização, embora adaptemos nossos conselhos à medida que mais informações estiverem disponíveis:

  • Identifique qual conteúdo do site pode ser interpretado como sendo criado para mecanismos de pesquisa e não para humanos.
  • Determine se esse conteúdo pode ser melhorado a contento do Google ou se não deve ser indexado/removido do site.
  • Encontre maneiras de produzir conteúdo que vá além quando se trata de ser útil para os pesquisadores. Isso pode incluir a adição de mais conteúdo gerado pelo usuário , fotos ou vídeos em primeira mão etc.
  • Compare as páginas dos concorrentes que continuam a ter uma boa classificação para ver se podemos entender qual conteúdo o Google está recompensando como inspiração para melhorar nosso conteúdo. 
  • Trabalhe para melhorar o EAT do site para ajudar a torná-lo mais óbvio para os algoritmos do Google que o site possui e também é conhecido por ter experiência nos tópicos que abrange.
  • Esclareça qual é o propósito ou foco de cada página (e certifique-se de que esse propósito seja antes de tudo para ajudar as pessoas).
  • Em alguns casos, saiba quando cortar perdas e seguir em frente. Alguns sites atingidos por esta atualização podem não conseguir se recuperar sem alterações extensas e possivelmente inatingíveis.

Conclusão sobre Helpful Content Update

Um bom SEO pode ajudar o conteúdo que prioriza as pessoas a ter um desempenho ainda melhor diante do Helpful Content Update. Há potencial para esta atualização ter um forte impacto em muitos sites que investiram pesadamente em SEO.

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