21 de Abril será a sua última chance de fazer a otimização para móvel

Google vai favorecer sites Mobile Friendly a partir de 21 de abril

Como alguns já devem saber, a partir de 21 de abril o Google irá utilizar a otimização para dispositivos móveis como um critério importante para avaliar os sites em seu ranking. Essa alteração afetará tanto as buscas através de telefones móveis quanto as buscas em geral em todas as línguas do mundo. Como resultado, espera-se que os sites que estejam otimizados serão melhor ranqueados do que aqueles que não estiverem. Por isso, agora é o momento de fazer essa otimização, se você ainda não a fez.

Hoje em dia, mais de 50% das buscas no Google são realizadas através de telefones celulares e o Google quer entregar um serviço melhor para essas pessoas (faz sentido, não é?). O Google afirma que “à medida que mais pessoas usam dispositivos móveis para acessar a Internet, nossos algoritmos têm de se adaptar a esses padrões de uso”.

O que exatamente vai acontecer no dia 21 de abril?

Você provavelmente deve estar se perguntando o motivo de tanto drama, se o Google já estava considerando a usabilidade móvel como parte de seus critérios de seleção. O Google colocou essa data para estabelecer que essa mudança será séria. Os membros da equipe de Webmasters Trends do Google estabelecerão que essa nova mudança do algoritmo terá um maior impacto sobre os rankings de busca do que os que o Panda ou Pinguim fizeram, duas grandes atualizações no algoritmo de busca do Google.

Enquanto ainda não podemos ver as consequências em ação (teremos que esperar até 21 de abril para isso) o Google anunciou que duas grandes alterações serão feitas:

1) Mais sites “Mobile-Friendly” nos resultados de busca:

Isso significa que o Google vai expandir o uso do critério de “mobile-friendliness” (sites amigáveis para dispositivos móveis) para um critério em seu ranking de buscas. Em palavras simples, se você quiser manter essa posição que lhe custou tanto esforço, você deve garantir que o seu site esteja devidamente otimizado para uso móvel.

2) Integração dos aplicativos móveis nos resultados de busca:

O Google vai começar a utilizar as informações dos aplicativos como um fator no ranking de usuários que assinam e que tenham o aplicativo instalado. Agora, o Google pode rastrear e exibir o conteúdo dos aplicativos indexados e mostra-los nos resultados de sua pesquisa quando for relevante.

Como saber se o meu site é “Mobile-Friendly”?

Neste momento você deve estar se perguntando como é possível ter certeza se o meu site ou blog passa no “teste” para ser Mobile-Friendly. Existem duas maneiras muito simples de sabê-lo:

Verifique se o seu site tem a tag “Mobile-Friendly”

Em um esforço para ajudar os usuários de dispositivos móveis a reconhecer se os sites que apareciam em suas buscas eram otimizados ou não o Google lançou uma tag chamada “Mobile-Friendly”. Trata-se de um texto cinza que diz “Mobile-Friendly” debaixo da URL que aparece em suas pesquisas.

Para verificar se você tem essa tag, pegue o seu telefone, acesse o Google e procure o seu web site com palavras-chave mais precisas. Você deve ver algo assim:

Como saber se o meu site é "Mobile-Friendly"?

Passe no teste “Mobile Friendly”

A segunda forma de verificar se o seu site está otimizado corretamente é acessando a ferramenta Mobile-Friendly Test do Google, inscrever o seu site, cruzar os dedos e esperar os resultados:

Passe no teste "Mobile Friendly"

Matéria retirada do blog oficial Hubspot: http://br.hubspot.com/blog/21-de-abril-sera-a-sua-ultima-chance-de-fazer-a-otimizacao-do-seu-site-para-movel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.