Os maiores erros cometidos em blogs de inbound marketing

Os maiores erros cometidos em blogs de inbound marketing

Sem a menor sombra de dúvidas, podemos dizer que o blog é o “queridinho” do inbound marketing. É através dele, principalmente, que seu potencial cliente irá conhecer a capacidade de sua empresa resolver os problemas e desafios atuais, e como seu produto ou serviço pode trazer soluções.

Sucesso real do marketing, as estratégias de conteúdo permitem a apresentação de temas de interesse dos buyer personas e torna o seu produto ou serviço conhecido. Além de atrair visitantes, é possível conquistar respeito e se tornar referência em conteúdo relevante e pesquisa. Segundo a Demand Metric, o marketing de conteúdo gera três vezes mais leads que o marketing tradicional, além de custar 62% a menos.

A principal pergunta é: como manter a excelência no conteúdo e utilizar o blog como principal aliado do marketing de resultados? Conheça alguns pontos de atenção ao gerenciar o blog da sua empresa e evite falhas que impeçam o resultado positivo da sua estratégia.

ERRO #1: NÃO CONSIDERAR OS BUYER PERSONAS

Não pule esta importante etapa do planejamento. Os buyers personas são o estudo sobre o comportamento e as características dos seus potenciais clientes, por isso, identificar os personas da sua empresa fará com que seu conteúdo seja direcionado às necessidades dele.

Segundo o Buyer Persona Institute, 44% das empresas utilizam os buyer personas como aliados do seu negócio, porém 85% não usam com efetividade.

Utilizar uma linguagem adequada, manter a frequência das publicações e ter consistência nos artigos do seu blog são indispensáveis para o sucesso.

ERRO #2: TÍTULOS SEM ATRATIVIDADE

Você provavelmente nunca leu um artigo com um título pouco atrativo! Ele é um influenciador de ações. Ele é a cereja do bolo que foi preparado para surpreender seus convidados. Por isso, deve ser criativo e objetivo, além de resumir toda a proposta de conteúdo do artigo. Com a competitividade de conteúdos nos blogs, é preciso apostar em muita criatividade para surpreender o público e se tornar referência.

ERRO #3: FALTA DE MATERIAL ADICIONAL RELEVANTE

Seu blog pode ter um conteúdo excelente e apresentável, mas se não tiver nenhum material adicional, não haverá influência no processo de compra do seu potencial consumidor e sua empresa poderá perder boas oportunidades de relacionamento.

O blog deve ter Calls to Actions (CTAs) e links de navegação que facilitem a interação com o público e torne a experiência online mais prazerosa, conduzindo o leitor para novas ações em suas páginas do blog ou site. No final das contas, o que você quer com seu blog? Somente visibilidade ou resultados significativos? Se for como a maioria dos nossos clientes, é necessário ter uma estratégia de geração de leads para o sucesso do seu blog.

ERRO #4: NÃO CONTER BOTÕES DE COMPARTILHAMENTO

Isso parece obvio, mas existem muitos blogs que não facilitam o compartilhamento. Se você possui dúvidas sobre o uso dos botões de compartilhamento nos artigos do seu blog, ferramentas como o HubSpot possuem todo suporte para ajudar. Essa é uma ação importante, pois o seu público precisa saber que o conteúdo está à disposição para consulta e informação.

O compartilhamento de conteúdo também pode auxiliar no aumento da busca orgânica e no ranking de pesquisas do Google, além de influenciar na fase de retenção da metodologia inbound, que frisa que clientes satisfeitos, tornam-se promotores da sua marca.

Tem muita gente acertando em cheio em conteúdo de qualidade! Os blogs de sucesso atraem compartilhamentos e inspiram pessoas. Se você quer conhecer alguns bons exemplos, confira a lista divulgada pelo HubSpot com os 10 melhores blogs de marketing digital. (Sim, estamos nessa lista.)

Inbound Marketing é uma tendência mundial que torna a comunicação com o seu potencial cliente mais eficiente e prazerosa, e o blog é a ponte para ele atravessar e encontrar o que ele precisa! Não fique dando murro em ponta de faca e acelere seus negócios com um blog eficiente.

Este artigo foi publicado originalmente pela Agência Inbound. Você pode conferir aqui: http://www.agenciainbound.com.br/blog/os-maiores-erros-cometidos-em-blogs-de-inbound-marketing

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.