6 métricas que todo site de sucesso precisa ter

6 métricas que todo site de sucesso precisa ter

Ter um site é um dos primeiros passos para uma empresa começar a trilhar seus passos no mundo online. A partir dessa incumbência, é preciso criar o layout, aprovar o design com os diretores da empresa, produzir um conteúdo atraente que traduz os objetivos da empresa e  coloca no ar. Afinal, quais os indicativos para um site de sucesso e que corresponde às expectativas da empresa?

Independentemente das práticas adotadas em sua estratégia de marketing, atualize-se constantemente, pois a avaliação das ações é uma postura essencial para ter bons resultados, mantê-los e evoluir escalonadamente.

Dados e análises são dois itens essenciais para entender a efetividade de seu site. Continue lendo este artigo e conheça métricas importantes para implementar e acompanhar diariamente:

Número de visitas   

Ter um número consistente de pessoas visitando seu site é um forte indicativo de que você está atraindo suas personas. No entanto, analisar puramente esses números não é o suficiente para avaliar o sucesso ou fracasso do site.

Nesse momento, colete mês a mês essa métrica e sinalize quando acontecer um aumento ou queda significativa de visitas. Não deixe de acompanhar esses dados, pois eles são ótimas fontes de melhorias ou até para a criação de novas ações, além de fornecer dados comportamentais de seu público.

Por exemplo: se você tem um site de e-commerce e percebe que as pessoas visitam mais seu site na primeira quinzena do mês, isso pode indicar que as pessoas estão mais propensas a comprarem mais ao receber o salário. Com isso, você pode criar ações exclusivas para esse período.

Outro ponto de atenção é a fonte das visitas. Fique atento de onde as pessoas são trazidas, dessa maneira você poderá notar se as pessoas estão procurando organicamente por sua empresa, se são expostas a anúncios pagos ou se são seguidoras de sua marca nas redes sociais, além de visitantes de outros países.

Mas não fique apenas nisso, vá mais fundo e busque ter em mão as palavras-chave, os horários e dias que as pessoas mais clicam em seus anúncios ou em quais redes sociais as pessoas mais interagem.

Taxa de Rejeição (Bounce Rate)

O Google define o bounce rate como “a porcentagem de visitas que acessam apenas uma página antes de saírem do site”.

Na prática, isso inclui situações em que as pessoas:

  • Deixam o site ao clicarem em um link interno e não voltam para a página original;
  • Clicam no botão “voltar” no browser;
  • Escrevem uma URL diferente no navegador e vão para outro endereço;
  • Fecham a aba do site;
  • Não interagem com a página por um bom tempo e entram no que chamamos de “session timeout”.

Você precisa entender se os visitantes estão tendo suas dúvidas e desejos sanados ou se eles chegam, olham e logo dão as costas às suas páginas. Por isso, pergunte-se: Houve alguma mudança drástica ou pequena em seu site que poderia ser o responsável pelo aumento dessa taxa?

Como reduzir a taxa de rejeição e aumentar as conversões.

Tempo médio na página

Por quanto tempo o seu visitante fica em seu site? É tempo suficiente para ler um artigo, ver um vídeo ou preencher um formulário?

Entender o tempo gasto e o comportamento em cada página permite que você entenda as demandas do visitante. Por exemplo, em uma página com vídeo de 4 minutos as pessoas ficam esse tempo na página?

Essa métrica está ligada ao item 2, pois quando as pessoas não têm suas perguntas respondidas, saem do site.

Dê uma olhada nas páginas com mais tempo médio e as compare com as que têm menos. Dessa maneira você poderá avaliar suas semelhanças e singularidades e otimizá-las para criar uma experiência mais positiva e completa ao visitante, aumentando seu tempo de permanência.

Taxa de cliques dos CTA’s

A utilização de CTA’s (Calls to Actions) nas páginas de um site é uma das máximas de toda estratégia de marketing digital, pois além de atrair as pessoas interessadas, eles são uma maneira visual e intuitiva de divulgar certas novidades, como o lançamento de um guia, uma campanha inteira ou até de um produto.

Ele oferece a possibilidade de realizar testes A/B, onde você poderá avaliar a efetividade do CTA de acordo com  local colocado, tamanho, design e texto utilizado. Faça de seu call-to-action uma fonte de valor. Entre as boas práticas recomendadas estão:

  • Utilizar uma palavra de ação, como: Faça, Veja;
  • Inclusão de keywords consistentes com a sua oferta;
  • Posicionamento em um lugar apropriado;
  • Teste de mudanças e analise os resultados.

Taxa de Conversão (Conversion Rate)

Essa é uma métrica muito importante em qualquer site que tenha como objetivo encaminhar e nutrir o visitante ao longo do funil de vendas. E, provavelmente, é uma métrica que você deve estar mais familiarizado, mesmo que não utilize esse termo.

É ele quem indicará se as pessoas estão se cadastrando em sua newsletter, se estão baixando o Guia ou solicitando um contato, entre muitos outros lugares e ações.

Dessa maneira, você atenderá as questões dos visitantes e os guiará até o fundo do funil de maneira orgânica.

Leia mais sobre otimização de taxa de conversão para aplicar em seu site e melhorar os  resultados.

Definição de metas

A primeira coisa que você deveria se perguntar antes de começar qualquer projeto é “Quais são as metas que preciso atingir?”.  Rastrear o seu progresso de acordo com os objetivos é uma maneira eficiente de ter ações claras e não correr o risco de criar ações com pouco ou sem nenhum embasamento, o que pode significar mais tempo e dinheiro para algo que não trará resultado.

Um site de sucesso diz muito mais respeito do que as pessoas em geral não conseguem ver do que é percebido em uma rápida visita. Na verdade, mensurar seu sucesso requer uma análise profunda que apenas os dados fornecerão.

Felizmente, contamos com uma série de práticas e ferramentas que permitem aos profissionais de marketing estarem em constante acompanhamento das métricas geradas pelo site.

Você avalia uma ou mais das métricas citadas? Compartilhe conosco aqui nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.