Acompanhar as tendências do universo digital está longe de ser uma tarefa simples, já que constantemente há novidades, mudanças, assim como a necessidade de inovação, atualização e soluções criativas. Mas já podemos te adiantar que, se existem tendências para 2017, sim, os chatbots irão aparecer no topo da lista, especialmente se pensarmos em comunicação, atendimento e relacionamento entre marcas e consumidores! Quer saber o porquê?
Então, antes, vamos a uma rápida reflexão sobre o cenário atual e a importância de um bom atendimento. Recentemente, uma pesquisa da LogMeIn, realizada pelo Instituto Ovum, mostrou que o atendimento on-line ruim afasta muitos clientes: 82% das pessoas entrevistadas já abandonaram uma marca devido a uma única experiência.
Há pouco tempo também descobrimos, de acordo com a consultoria Vanson Bourne, que 53% dos clientes usam dispositivos móveis para pesquisar sobre um produto ou serviço antes de fazer uma compra, sendo 44% o número daqueles que finalizam pedidos através desses meios. E você sabia que, segundo o último Índice de Confiança do E-Consumidor, medido pela ABComm e a Trusted Company, os consumidores brasileiros fecharam 2016 8% mais confiantes nas compras pela internet?
Em relação ao SAC 2.0 e seu uso nas redes sociais, um levantamento do SCUP mostrou que apenas 55,5% das empresas respondem 100% das mensagens recebidas. Além disso, devido à alta demanda diária, ainda há uma grande preocupação com o tempo de resposta às interações recebidas.
Ok… E o que todos esses números têm em comum? O que eles representam para os chatbots? A verdade é que cada vez ouvimos mais notícias e dados crescentes sobre o número de canais de atendimento ao cliente. Mas, mais importante do que isso, deve existir uma expansão na forma com que esse atendimento pode ser realizado. O chatbot surge para se diferenciar exatamente neste aspecto, como uma solução simples, prática, dinâmica e inovadora de interação com os usuários.
Chatbots: O que são? Por que usar?
Se você ainda não ouviu falar no termo “chatbots”, não se preocupe, pois é muito provável que, na realidade, você já tenha interagido com eles. Esses robozinhos virtuais utilizam a inteligência artificial para se comunicarem de maneira natural com as pessoas. Eles atuam em interfaces de fácil acesso, em chats/conversas que já conhecemos, como os boxes de “como posso te ajudar?” presentes nos sites, nas nossas telas de SMS e nos diálogos que mantemos com as empresas através do Facebook Messenger.
Entre os inúmeros benefícios que um chatbot pode oferecer para a sua empresa, está a redução de custos, a otimização de tempo em atendimento, assim como a qualidade nas interações entre marca e consumidor e acesso ao histórico completo de cada usuário.
Ter um chatbot e personalizá-lo de acordo com o perfil da sua marca e através de linguagens coloquiais que ganhem a simpatia dos clientes, é como ter um funcionário prestativo, objetivo e responsável para surpreender no atendimento. A diferença é que ele não terá que passar pelo RH e estará disposto a trabalhar 24 horas por dia. Chegou uma mensagem nova? Deixe que, em alguns segundos, ele responderá!
O intuito, aqui, não é substituir o atendimento humano, e sim criar um facilitador na comunicação entre marca e consumidor, com base na melhor estratégia da empresa. Assim, você estará fidelizando clientes de uma maneira nova, eficaz e personalizada para cada um de seus objetivos.
O mundo aposta nos chatbots em 2017!
O ano de 2016 marcou um momento bastante significativo para os chatbots, que começaram a ser cogitados como parte de um processo novo de comunicação para várias empresas. 2017, portanto, é o ano de colocá-los em prática! Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, já declarou sua aposta nos chatbots como verdadeiras tendências para o futuro, assim como Google, Amazon, Microsoft e outras grandes empresas cujo interesse em investir nessa ferramenta é unanimidade. E não é raro ouvirmos burburinhos de que, em breve, os famosos chatbots serão integrados ao WhatsApp, um dos apps de mensagens instantâneas mais utilizados no mundo.
Ao mesmo tempo, é inegável que desenvolvedores, marcas e usuários ainda tenham muito o que descobrir com os chatbots. A grande tendência é que, neste ano, essa tecnologia evolua com diálogos cada vez mais semelhantes àqueles realizados por humanos, com funções sofisticadas que irão desde o senso de humor, a venda de produtos, o uso em aplicativos móveis e a interação sempre próxima, que fará com que o usuário se identifique com a marca, fique satisfeito com sua busca e curioso para a próxima experiência. Em 2017, essa experiência será ainda mais completa!
Por fim, é neste momento que os chatbots transformarão a maneira com que o atendimento ao cliente é feito, prezando pelo que sempre buscamos ao máximo: a qualidade. E sabe aqueles números lá em cima, que citamos no início do texto? A expectativa é que 2017 termine com dados ainda mais consistentes e positivos sobre o atendimento on-line, com grande foco em dispositivos móveis e, independentemente da plataforma, com respostas cada vez mais rápidas, interessantes e satisfatórias aos usuários.
E agora você já sabe quem serão os responsáveis por isso, certo? Inteligência artificial, chatbot e automação podem, juntos, oferecer infinitas possibilidades para garantir os melhores resultados à sua empresa! Quer fazer um teste? Entre em contato e conte com a solução do Superstorm!