O que é Mobile Friendly?

O que é Mobile Friendly?

O gigante de buscas mudou seu algorítimo para pesquisas em dispositivos móveis (smartphones, tablets e etc.), agora os sites precisam ser “Mobile Friendly”, ou seja, amigável a dispositivos móveis. Inclusive já termos um artigo onde informamos que o Google vai favorecer sites mobile friendly.

Agora vamos lá, responder suas dúvidas e mostrar passo a passo como funciona esse novo algorítimo e como você poderá testar a compatibilidade do seu site com dispositivos móveis.

O que é Mobile Friendly?

É um site que pode ser acessado de qualquer dispositivo móvel. Ou seja é necessário que agora você tenha o seu site pessoal, a loja virtual do seu negócio mobile friendly.

Porque devo ter um site Mobile Friendly?

Porque agora o Google vai valorizar e dar prioridade na exibição de pesquisa para os sites que levam a usabilidade de maneira correta do usuário, antigamente era muito valorizado o conteúdo, hoje é necessário ter um conteúdo relevante ao visitante da sua página e também um site adaptado a todos os tamanhos de telas, dessa maneira você ajuda o usuário a navegar no seu site e encontrar as informações de maneira fácil e prática, sem precisar ficar dando zoom.

Confira alguns passos que você deve seguir?

  • Descobrir se sua página é compatível com dispositivos móveis;
  • Tornar seu site adaptável com dispositivos móveis por meio de plataformas (WordPress, Joomla, Magento, entre outros);
  • Crie um site ou e-commerce compatível com dispositivos móveis;
  • Trabalhe com um desenvolvedor para tornar seu site adaptado a dispositivos móveis.

Alguns números para você entender a mudança no algorítimo:

  • 77% das pesquisas feitas em smartphones, tablets ou em outros dispositivos móveis são feitas em casa ou no trabalho. Agora te eu pergunto, porque são feitas nesses locais sendo que provavelmente existem computadores lá?
  • 94% das pessoas nos Estados Unidos procuram informações locais através de seus celulares.

Saiba como fazer o Teste de Compatibilidade

1 – Você deve acessar o Guia de Dispositivos Movéis e inserir a URL do seu site (Exemplo: http://www.seudominio.com.br). Veja na imagem abaixo:

Primeiro passo, o que é Mobile Friendly

2 – Depois que inserir seu site, clique em Analisar e aguarde alguns segundos:

Segundo passo, o que é Mobile Friendly

3 – Pronto! Depois do site analisado você verá o resultado. Confira:

Terceiro passo, o que é Mobile Friendly

Veja na ilustração abaixo a maneira correta do seu site aparecer quando é visitado através de um dispositivo móvel:

Mobile Friendly

Conclusão

Os sites adaptados para dispositivos móveis são de extrema importância para o seu negócio e não importa qual seja ele, você deve ter um site onde garanta que os seus visitantes tenham uma boa experiência quando acessarem sua página através de tablets, smartphones ou qualquer outro dispositivo móvel.

Por isso sites Mobile Friendly não são mais tendência e sim uma necessidade para sua marca, empresa ou serviço estar presente em todas as plataformas que os usuários pesquisarem.

Uma dica: De vez criar um site especificamente para mobile, crie um novo site com uma estrutura responsiva, ou seja, uma estrutura que já é feita para ser adaptada em qualquer tamanho de tela, inclusive em dispositivos móveis.

Você já tem um site Mobile Friendly? Ainda está com dúvida sobre essa nova mudança? Compartilhe suas ideias conosco!

superstorm

Related Posts
Leave a reply