O que é Conteúdo Duplicado?
A duplicidade de conteúdo é algo muito comum de acontecer, talvez por erros simples de alguns profissionais ou também porque querem forçar alguma indexação e fazer cópia de algum artigo sem fazer a referência ideal aos artigos originais.
Vocês podem perceber que aqui no Superstorm temos muitos conteúdos que são referenciados aos nossos parceiros. Alguns parceiros ativos em nosso blog são a Agência Inbound e o Profissional de E-commerce, porém, nós somos autorizados por cada um deles a utilizar seu conteúdo em nosso blog.
Porque devo me preocupar com o conteúdo duplicado?
Um dos problemas que podem ser causados pela duplicidade de conteúdo é a utilização do SEO Black Hat muitos “profissionais” utilizam deste método para forçar uma melhora de posição nos mecanismos de buscas e aumentar volume de acessos em suas páginas. O que quero dizer aqui é que esse tipo de técnica não utiliza conteúdos originais ou de qualidade para o usuário e dessa maneira seu site pode ser banido e não ser mais indexado pelo Google.
Outra coisa em que devemos ficar atentos são em URL’s diferentes e com conteúdos idênticos. Isso é muito comum em lojas virtuais, onde o caminho na URL é separado por categorias, sub-categorias e por fim o nome do produto.
Agora serei mais objetivo: Se você tem duas URL’S distintas, porém, com textos iguais isso é considerado conteúdo duplicado.
Para resolver este tipo de problema nós utilizamos a Canonical Tag, que vamos falar abaixo sobre esta tão importante meta tag para o SEO.
Canonical Tag
A Canonical Tag é muito importante para o SEO de seu site, e-commerce ou blog. Esta tag é usada para indicar ao Google qual página possuí o conteúdo original e de onde foi copiada, dando assim referência correta ao autor do artigo ou ao produto da sua loja virtual.
Quando utilizamos a Canonical Tag, podemos copiar textos, ou páginas inteiras de dentro ou fora de nosso website sem correr o risco de ser penalizado pelos mecanismos de buscas. Essa meta tag é utilizada dentro da página onde temos o conteúdo copiado.
Portanto, sempre use a Canonical Tag quanto tiver algum conteúdo idêntico em sua página.
Siga os passos abaixo em caso de duplicidade de conteúdo:
- Use Redirecionamentos 301
- Utilize domínios de nível superior
- Distribua seu conteúdo com cuidado
- Utilize ferramentas de Webmaster para indicar como deseja que seu site seja indexado
- Diminua conteúdo semelhante
- Minimize repetições desnecessárias
Para finalizar quero agradecer Angelo Públio, Pesquisador de Inbound Marketing, que me ajudou com algumas dicas para a criação deste artigo.