Conteúdo Duplicado na Web

Conteúdo Duplicado na Web

O que é Conteúdo Duplicado?

A duplicidade de conteúdo é algo muito comum de acontecer, talvez por erros simples de alguns profissionais ou também porque querem forçar alguma indexação e fazer cópia de algum artigo sem fazer a referência ideal aos artigos originais.

Vocês podem perceber que aqui no Superstorm temos muitos conteúdos que são referenciados aos nossos parceiros. Alguns parceiros ativos em nosso blog são a Agência Inbound e o Profissional de E-commerce, porém, nós somos autorizados por cada um deles a utilizar seu conteúdo em nosso blog.

Porque devo me preocupar com o conteúdo duplicado?

Um dos problemas que podem ser causados pela duplicidade de conteúdo é a utilização do SEO Black Hat muitos “profissionais” utilizam deste método para forçar uma melhora de posição nos mecanismos de buscas e aumentar volume de acessos em suas páginas. O que quero dizer aqui é que esse tipo de técnica não utiliza conteúdos originais ou de qualidade para o usuário e dessa maneira seu site pode ser banido e não ser mais indexado pelo Google.

Outra coisa em que devemos ficar atentos são em URL’s diferentes e com conteúdos idênticos. Isso é muito comum em lojas virtuais, onde o caminho na URL é separado por categorias, sub-categorias e por fim o nome do produto.

Agora serei mais objetivo: Se você tem duas URL’S distintas, porém, com textos iguais isso é considerado conteúdo duplicado.

Para resolver este tipo de problema nós utilizamos a Canonical Tag, que vamos falar abaixo sobre esta tão importante meta tag para o SEO.

Canonical Tag

A Canonical Tag é muito importante para o SEO de seu site, e-commerce ou blog. Esta tag é usada para indicar ao Google qual página possuí o conteúdo original e de onde foi copiada, dando assim referência correta ao autor do artigo ou ao produto da sua loja virtual.

Quando utilizamos a Canonical Tag, podemos copiar textos, ou páginas inteiras de dentro ou fora de nosso website sem correr o risco de ser penalizado pelos mecanismos de buscas. Essa meta tag é utilizada dentro da página onde temos o conteúdo copiado.

Portanto, sempre use a Canonical Tag quanto tiver algum conteúdo idêntico em sua página.

Siga os passos abaixo em caso de duplicidade de conteúdo:

  1. Use Redirecionamentos 301
  2. Utilize domínios de nível superior
  3. Distribua seu conteúdo com cuidado
  4. Utilize ferramentas de Webmaster para indicar como deseja que seu site seja indexado
  5. Diminua conteúdo semelhante
  6. Minimize repetições desnecessárias

Para finalizar quero agradecer Angelo Públio, Pesquisador de Inbound Marketing, que me ajudou com algumas dicas para a criação deste artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.