Negócios na era digital: cenário atual e previsões para o futuro

Negócios na era digital: cenário atual e previsões para o futuro

Os negócios na era digital não param de crescer, mas quais seriam os principais desafios enfrentados pelas empresas neste contexto? Como os negócios estão migrando ou fazendo uma transição gradual para o mundo da internet? Como tem ocorrido essa transformação dos processos?

As respostas para estas e outras perguntas estão a seguir:

Desafios dos negócios na era digital

A necessidade de mais agilidade nos processos — sejam eles de produção, processamento de pedidos, entrega e até mesmo inovação tecnológica — surge como um dos principais desafios na era digital. A velocidade dessas transformações só aumenta com o passar dos anos e os empreendedores precisam acompanhá-la para serem competitivos.

Além disso, é preciso ser cada vez mais flexível nas relações de trabalho. Hoje em dia, várias pessoas já prestam serviçospara mais de uma empresa, sem horários fixos, sob demanda e como freelancers, assim como o home office e de co-works é uma constante. Estas práticas são ainda mais comuns no mundo digital e o modelo tradicional de relações trabalhistas não se encaixa muito nesse universo.

Transição para o mundo digital

Empresas que estão fazendo uma transição para o mundo digital buscam acompanhar seus consumidores. No Brasil, mais de 50% da população têm acesso à internet e essa porcentagem não para de crescer. É natural que as empresas queiram marcar sua presença também no mundo digital, seja para não perder sua carteira de clientes, seja para conquistar novas fatias de mercado.

Aliás, esta é uma das vantagens da internet: permitir uma segmentação cada vez maior do público-alvo. Assim, as empresas podem direcionar suas estratégias de marketing e elaborar diferentes planos de negócio para cada público. Para isto, é necessário investir na segurança das transações e dos pagamentos online, já que são bem específicos quando comparados às lojas físicas. E considerar, também, as melhores técnicas para investir em e-commerce, como já abordamos anteriormente.

Modelos inovadores de negócios

Na transição para o mundo digital, ganham os modelos de negócios que são mais inovadores. A competitividade está diretamente relacionada aos resultados dos setores de P&D (pesquisa e desenvolvimento) das empresas. Novos produtos, serviços arrojados, descobertas e modelos mais criativos de se fazer negócios fazem sua empresa se destacar no mercado.

Consumidores e suas novas exigências

O perfil do mercado consumidor também mudou. Os direitos do Código de Defesa do Consumidor se aplicam aos negócios realizados online, mas as expectativas dos clientes são maiores. Estes consumidores são muito informados, exigentes, pouco fiéis às marcas, cobram mais agilidade, querem o cumprimento de prazos e de características dos produtos, requerem mais atenção no atendimento, buscam novas experiências, entre outras exigências.

A importância de se adaptar às tendências digitais

Para quem empreende é imprescindível aliar-se à internet, que já o presente da maioria dos negócios. Por isso, é tão importante se adaptar e como fazer isso? Inicialmente tenha uma presença online (redes sociais, sites institucionais,estratégias de marketing digital), as empresas devem, também, traçar estratégias de negócios por meio de aplicativos e oferecer a seus clientes canais digitais de comunicação (SAC, e-mail, newsletters, etc.). Negócios que não se adaptarem a essas transformações de forma rápida, em breve, estarão fadados ao ostracismo.

Esses são os principais aspectos das inovações e tendências dos negócios na era digital. Ainda tem dúvidas sobre esse tema? Deixe suas perguntas aqui nos comentários.

Sandra Turchi

Sandra Turchi é Sócia-diretora da Digitalents (www.digitalents.com.br). Consultora e palestrante sobre Marketing Digital e E-commerce. Professora nos MBAs da FGV, FIA e ESPM, onde coordena cursos na área digital desde 2008. Foi eleita uma das profissionais de marketing mais atuantes nas mídias sociais no mundo, pela SMMagazine, dos EUA. Foi executiva de Marketing por mais de 20 anos, tendo atuado em diversos segmentos. Bacharel em Administração pela USP, pós-graduada pela FGV e MBA pela BSP e Toronto University, cursou também empreendedorismo na Babson de Boston. Autora do livro Estratégias de Marketing Digital e E-commerce, lançado pela editora Atlas e do blog www.sandraturchi.com.br, além de ser articulista de diversos portais.

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