Os negócios na era digital não param de crescer, mas quais seriam os principais desafios enfrentados pelas empresas neste contexto? Como os negócios estão migrando ou fazendo uma transição gradual para o mundo da internet? Como tem ocorrido essa transformação dos processos?

As respostas para estas e outras perguntas estão a seguir:

Desafios dos negócios na era digital

A necessidade de mais agilidade nos processos — sejam eles de produção, processamento de pedidos, entrega e até mesmo inovação tecnológica — surge como um dos principais desafios na era digital. A velocidade dessas transformações só aumenta com o passar dos anos e os empreendedores precisam acompanhá-la para serem competitivos.

Além disso, é preciso ser cada vez mais flexível nas relações de trabalho. Hoje em dia, várias pessoas já prestam serviçospara mais de uma empresa, sem horários fixos, sob demanda e como freelancers, assim como o home office e de co-works é uma constante. Estas práticas são ainda mais comuns no mundo digital e o modelo tradicional de relações trabalhistas não se encaixa muito nesse universo.

Transição para o mundo digital

Empresas que estão fazendo uma transição para o mundo digital buscam acompanhar seus consumidores. No Brasil, mais de 50% da população têm acesso à internet e essa porcentagem não para de crescer. É natural que as empresas queiram marcar sua presença também no mundo digital, seja para não perder sua carteira de clientes, seja para conquistar novas fatias de mercado.

Aliás, esta é uma das vantagens da internet: permitir uma segmentação cada vez maior do público-alvo. Assim, as empresas podem direcionar suas estratégias de marketing e elaborar diferentes planos de negócio para cada público. Para isto, é necessário investir na segurança das transações e dos pagamentos online, já que são bem específicos quando comparados às lojas físicas. E considerar, também, as melhores técnicas para investir em e-commerce, como já abordamos anteriormente.

Modelos inovadores de negócios

Na transição para o mundo digital, ganham os modelos de negócios que são mais inovadores. A competitividade está diretamente relacionada aos resultados dos setores de P&D (pesquisa e desenvolvimento) das empresas. Novos produtos, serviços arrojados, descobertas e modelos mais criativos de se fazer negócios fazem sua empresa se destacar no mercado.

Consumidores e suas novas exigências

O perfil do mercado consumidor também mudou. Os direitos do Código de Defesa do Consumidor se aplicam aos negócios realizados online, mas as expectativas dos clientes são maiores. Estes consumidores são muito informados, exigentes, pouco fiéis às marcas, cobram mais agilidade, querem o cumprimento de prazos e de características dos produtos, requerem mais atenção no atendimento, buscam novas experiências, entre outras exigências.

A importância de se adaptar às tendências digitais

Para quem empreende é imprescindível aliar-se à internet, que já o presente da maioria dos negócios. Por isso, é tão importante se adaptar e como fazer isso? Inicialmente tenha uma presença online (redes sociais, sites institucionais,estratégias de marketing digital), as empresas devem, também, traçar estratégias de negócios por meio de aplicativos e oferecer a seus clientes canais digitais de comunicação (SAC, e-mail, newsletters, etc.). Negócios que não se adaptarem a essas transformações de forma rápida, em breve, estarão fadados ao ostracismo.

Esses são os principais aspectos das inovações e tendências dos negócios na era digital. Ainda tem dúvidas sobre esse tema? Deixe suas perguntas aqui nos comentários.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.