SEO e as Mídias Sociais

Como o SEO e as Mídias Sociais podem se complementar?

Embora os motores de busca garantam que os sinais das mídias sociais não tenham um impacto direto nos rankings, a experiência prova que as mídias sociais são uma poderosa ferramenta para influenciar o seu SEO. A seguir, algumas maneiras com as quais as mídias sociais podem impactar a sua visibilidade orgânica:

  • As mídias sociais são um modo comprovado para ampliar a sua distribuição de conteúdo e cobrir uma audiência maior;
  • Curtidas e compartilhamentos fazem com que o conteúdo tenha uma vida mais longa;
  • Links para o seu conteúdo nas mídias sociais podem acelerar a sua indexação de conteúdo;
  • Quando usuários clicam em links nas redes sociais, ocorre um aumento de tráfego no seu site;
  • Uma presença forte nas redes sociais aprimora o seu reconhecimento de marca;
  • As mídias sociais lhe dão a oportunidade de entender qual tipo de conteúdo engaja mais ou menos, ajustando-o à sua estratégia.

Como é possível notar, o SEO e as mídias sociais se amplificam e são mais poderosos em conjunto. Isso significa que especialistas de SEO e de SMM (Social Media Marketing) precisam desenvolver um fluxo de trabalho conjunto para um efeito maximizado.

Um bom ponto inicial é o planejamento conjunto, para que os times de SEO e de SMM possam ajustar as mensagens principais que eles querem compartilhar com a audiência e criar um plano de conteúdo duplo. Isso permitirá que ambos os times agendem conteúdo em torno de datas, eventos e lançamentos de produto para conseguir mais interação com a audiência.

Como o SEO e as Mídias Sociais constroem links?

Usando as mídias sociais de maneira adequada, você pode conquistar backlinks de qualidade que trarão tráfego real para o seu site. Há algumas maneiras de ganhar links usando as mídias sociais:

  • Links a partir de conteúdo compartilhado. Um conteúdo compartilhado nas redes sociais pode trazer novos visitantes ao seu site, mas esse é somente o começo. Se um conteúdo é recompartilhado e retweetado, seu alcance expande e há chances de um blogueiro ou um jornalista cruzar com ele e usá-lo em um artigo.
  • Links a partir de perfis nas redes sociais. Nem todas as plataformas de mídias sociais permitem links dofollow, mas ainda existe uma outra oportunidade para conseguir tráfego para o seu site.
  • Links que são conquistados por divulgação. Relacionamentos já estabilizados com experts da indústria e líderes de opinião podem ajudar o seu conteúdo a alcançar uma audiência nova e expandida.

Quais conflitos e desafios um gerente de Social Media e um de SEO podem encarar ao colaborarem um com o outro?

Como já mencionado, é importante coordenar os esforços dos gerentes de SEO e Social Media. Falta de comunicação inevitavelmente leva a conflitos.

Alinhar objetivos também é importante. Como vocês podem chegar à sua destinação se estão se movendo em direções opostas?

Falhar ao desenvolver tópicos em conjunto e key messages é outro desafio que os times podem se deparar.

Como conteúdo gerado por usuários ajuda os seus esforços de search marketing e quais são maneiras interessantes de utilizá-lo?

Conteúdo gerado por usuários é aquilo criado pela sua audiência: avaliações e depoimentos, posts de blog ou nas redes sociais, conteúdo de webinars, etc. Conteúdo gerado por usuários pode trazer benefícios valiosos:

  • Fluxo constante de conteúdo livre e fresco, o qual não somente conta com o seu produto e impacta os seus rankings, como também lhe dá insights sobre os interesses da sua audiência. Este tipo de conteúdo é especialmente importante para sites de e-commerce, que geralmente sofrem com a falta de conteúdo original e valioso.
  • Oportunidade de compreender melhor seus clientes, de saber a linguagem que eles usam para descrever os seus produtos e serviços, e de descobrir as forças e fraquezas da sua empresa.
  • Pode servir de prova social e melhorar a reputação da marca. Ao apresentar feedbacks positivos e depoimentos no seu site, você aumenta a confiabilidade da marca e encoraja outras pessoas a se tornarem seus clientes.
  • Impacta o seu SEO. Conforme mais a sua empresa é mencionada, taggada ou linkada, melhor será a sua visibilidade.

Como a relação ente SEO e Social evoluirá no futuro?

Hoje, as pessoas estão usando as redes sociais não somente para interagir e comunicar-se, mas também para encontrar o que elas estão procurando. Então, as plataformas de social media estão se tornando próprios motores de busca.

Mesmo se os atuais sites de pesquisa aleguem que o uso das redes sociais não impacta diretamente o SEO, isso não significa que nunca impactará no futuro. Não tem motivo para as variáveis do social não se tornarem um fator para ranqueamento. Então, ao potencializar esse canal hoje, você não somente colhe frutos imediatamente, como também investe no futuro.

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