Olá! Como vão vocês?

Uma saudação simples, usual que pode ser utilizada para qualquer bate-papo , on ou offline certo?

Mas no universo on estamos por trás das telas: dos notebooks, tablets, PCs … e para tornar o diálogo empático precisamos muitas vezes nos atentarmos a cada vírgula escrita no diálogo. Ou tudo pode ser interpretado errado ou de maneira equivocada.

Porque estou falando nisso?

Ontem li um texto ( do brilhante Cezar Machado )  que contava sobre a mudança do  formatos de “estrela” para “coração” quando se quer “favoritar um “tweet” no Twitter. Veja um pequeno trecho da análise feita por ele:

Um coração tem a mesma emoção que uma estrela? Nem sim nem não. Os corações são reconhecidos internacionalmente como símbolos de amor e positividade, enquanto uma estrela pode ter significados diferentes em culturas diferentes.

twitter

O certo é que, gostar de alguma coisa no Twitter terá implicações emocionais. Provavelmente haverá menos pessoas usando “curtir” como bookmarks, e mais pessoas que os utilizam para expressar algo positivo para o conteúdo do seu tweet, demonstrando que as pessoas estão gostando.

Faz todo sentido: as MÍDIAS SOCIAIS são PLATAFORMAS. Não se movimentam sozinhas, dependem de interação por parte dos usuários.

Usuários = PESSOAS

Pessoas GOSTAM ou não gostam das coisas. ADMIRAM ou não algo.

O comportamento dentro das mídias sociais é reflexo da REALIDADE que vivemos e as plataformas estão desenvolvendo novas formas que permitam a esse usuário expressar IMPRESSÕES e sentimentos.

E não é apenas o Twitter que nota isso: vocês costumam utilizar o InMail aqui do Linkedin?

linkedin

O balãozinho que se encontra no canto superior direito do perfil. Onde trocamos mensagens de forma privada com outros usuários.

Neste final de semana, ao acessar esse recurso descobri que ele se tornou ainda mais INTERATIVO: ele pode se tornar um CHAT!

linkedin-2

Com Emotion’s , GIF’S …

linkedin-3

Você pode oferecer no diálogo um “cafezinho” virtual! ( :

E além disso tradicionalmente:

Fotos!

linkedin-4

Arquivos de texto!

linkedin-5

Além destes recursos, é possível selecionar de que forma você quer interagir nesse ambiente: como MENSAGEM ou CHAT ( onde ao apertar enter a conversa se torna uma bate-papo ) É possível ajustar essa configuração a todo instante dentro de cada uma das conversas.

O Linkedin tem se tornado cada dia mais uma plataforma profissionalINTUITIVA no que diz respeito ao relacionamento com os usuários, possibilitando que profissionais interajam entre si, de maneira simples e descontraída quando for possível e favorável em seus diálogos.

Leia o artigo “Porque você deve prestar atenção na mudança de troca do botão “favoritos” no Twitter” Excelente reflexão feita pelo Cezar!

O que você acha desses movimentos no universo digital? Gosta dessa novidade do Linkedin?

Abraços, Tatti …

 

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.