O Marketing atual pode ter mudado, mas sua essência é a mesma e sempre será! E aqui vou falar um pouco sobre a construção de marca e da prova social nas mídias, o que nada mais é do que o famoso “marketing boca-a-boca” e uma das formas que mais têm impacto nas redes socais.

Em alguns momentos da vida, nós nos sentimos em dúvida com relação à determinado assunto, e optamos em pedir aos nossos familiares e amigos um conselho, uma sugestão, pois são pessoas em quem confiamos.

Hoje, a forma de pedir este conselho mudou: na maioria das vezes pedimos através das redes sociais, e não só para pessoas mais próximas, mas também para grupos de pessoas que estão em uma determinada comunidade  – como os grupos do Facebook, por exemplo. Ou ainda, simplesmente “largamos” nossa dúvida em nossa timeline, e esperamos que alguém possa nos ajudar.

Seja qual for a dúvida, sempre tem alguém que irá te responder. Seja um amigo de um amigo, seja a marca. E nesse ponto, nas redes sociais, isso se tornou um facilitador quando estamos à procura de resolver algum problema ou alguma sugestão de conteúdo, de um bom produto, de dúvidas em gerais, viagens, cursos, sites, etc.

E essa nova forma de questionar, ou pedir ajuda, trouxe uma nova perspectiva de marketing, ou apenas alterou alguns focos dentro do marketing digital: é a prova social, o famoso “marketing boca-a-boca”- que ajuda as pessoas a confiar em seu discurso ou sua imagem na rede.

Ou, pelo lado negativo, ele pode trazer o efeito contrário, caso seu posicionamento, sua presença, atendimento e conteúdo não esteja de acordo com o que sua comunidade e seus clientes comentam e necessitam. E a prova social não só ajuda como também influencia a forma como as pessoas pensam, compram e/ou interagem.

Um bom exemplo disso é o Reclame Aqui, que não deixa de ser um lugar para conselhos e mais ainda para a “prova social” das marcas e serviços, não é mesmo?

Mas o que a prova social tem a ver com a construção de marca?

Se sua marca não tiver uma forte presença e engajamento nas redes, além de uma autoridade no seu nicho de negócios,  sua prova social não será aceita, e conseqüentemente, seus serviços e produtos também não. E mais, você não conseguirá formar sua comunidade de fãs e influenciadores.

Em primeiro lugar , para construir uma marca relevante e sua prova social, você precisa priorizar suas metas de negócios: definir personas, objetivos nas redes, posicionamento, quais redes utilizar, participar de grupos, etc. Agora, a parte divertida, difícil e mais importante, é quando você cria o seu conteúdo para poder adquirir esta autoridade.

Este é o passo fundamental  para construir sua comunidade, o que inclui compartilhar conteúdo que sejam do interesse desta comunidade, que possa resolver seus problemas, sua dor.  E assim, eles com certeza irão devolver este seu “favor”. Como? Indicando seus serviços, seus produtos. Influenciando outras pessoas a conhecerem sua marca, a experimentar.

Por isso o conteúdo, sua divulgação e a construção de marca são essenciais para uma boa prova social. E saber onde se posicionar, quais grupos participar, em quais redes estar, é muito importante.

Para monitorar o que falam de sua marca, para fazer um bom atendimento, para construir engajamento e assim, ter sua prova social aceita e automaticamente, compartilhada pela comunidade que o segue.

As comunidades online e a prova social são como uma obra: vão evoluindo em sua construção. Se você não está evoluindo, não estiver atento à sua comunidade,  e à medida que ela for crescendo, seu alicerce não será suficiente, e você não conseguirá prosseguir com a obra.

Isso porque a mídia digital está funcionando em uma velocidade que não se tem como medir. Por isso, temos que ser rápidos e atentos!

Monitorar, engajar, atender, estar presente. Assim você conseguirá chegar ao final dessa construção e ter bons resultados. E principalmente, ter seus clientes como principais influenciadores de marca.  

Você tem algum exemplo de prova social? Compartilhe seu pensamento e experiência conosco!

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