Social Selling pode Aumentar Vendas e Fidelizar Clientes

Saiba como o Social Selling pode aumentar vendas e fidelizar clientes

Você já ouviu falar em Social Selling? Também conhecido como Venda Social, o Social Selling nada mais é do que ter um time de vendas usando as redes sociais para criar laços mais fortes de relacionamento com os consumidores. E o resultado pode ser surpreendente.

Estudos indicam que o uso de mídias sociais voltado a vendas aumenta, em média, 41% do volume de vendas, incluindo a aquisição de novos clientes. Além disso, o Social Selling ajuda 74% dos representantes e consultores de vendas a fecharem novos negócios.

Além de tornar a conversa com seus clientes mais ágil e pessoal, o uso de mídias sociais impacta em todas as etapas do funil de vendas: desde a busca por novos clientes, passando pela geração de leads, e até depois do fechamento do negócio, apoiando a estratégia de vendas.

O fato é que pode ser muito mais eficaz focar primeiro na interação social e nas informações deixadas pelos contatos em redes sociais antes de partir para uma abordagem comercial. Resumindo: o saldo pode ser muito mais positivo se você qualificar o contato e trabalhar o relacionamento antes de partir para a venda.

Como, então, fazer isso? Primeiro, é preciso que sua empresa tenha uma presença consistente e planejada em alguma rede social, como Facebook, Twitter, LinkedIn ou Instagram, por exemplo. Lembre-se: não é necessário estar em todas, faça um diagnóstico para identificar qual ou quais delas seus potenciais clientes costumam utilizar para se relacionar.

Em seguida, treine sua equipe de vendas para atuar nestes canais. Isso vai permitir que os consultores se apropriem bem de cada ferramenta que as redes sociais oferecem e saibam se posicionar ao falar sobre a empresa e o que estão vendendo. Um ponto importante é manter as relações profissionais longe do perfil pessoal. Então, vale criar um perfil para relacionamento com clientes atuais e potenciais.

Um represente de vendas com um perfil ativo em mídias sociais pode identificar usuários interessados por seu produto ou serviço, e também influenciadores importantes para o seu negócio. Tem ainda a oportunidade de ampliar a divulgação do seu conteúdo, seja de forma orgânica e até mesmo paga.

Já na etapa de geração de leads, pode usar as redes sociais para gerar tráfego para o website e outras landing pages da empresa, ou para o seu blog profissional. E até mesmo utilizá-las para qualificar os leads, construindo um perfil mais detalhado do potencial cliente: quem ele é, como fazer contato com ele, onde mora, e seus hábitos de compra e preferências, por exemplo.

Por último, depois do fechamento do negócio, é importante que o representante continue ativo na sua atuação social, produzindo seu próprio conteúdo e também curtindo, comentando e compartilhando posts da empresa, como recomendações para seus clientes. Mais do que manter clientes fieis, esta prática vai ampliar as possibilidades de vendas.

Ficou interessado em implementar o Social Selling na sua empresa? Este artigo pode ser o ponto de partida para você começar a formatar uma estratégia para a sua empresa. E se quiser preparar a sua equipe para ser campeã de vendas na era digital, conte com a Tyngu: www.tyngu.com.br.

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