Planejar o inbound marketing é importante para sua empresa?

Planejar o inbound marketing é importante para sua empresa?

Planejar o Inbound Marketing

O alicerce para boas ações de marketing é sempre um bom planejamento estratégico. Definir quais são os objetivos da empresa, identificar os concorrentes e realizar uma análise SWOT, mapeando as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do negócio, é fundamental para garantir resultados positivos. Especialmente quando o assunto é o ambiente digital, planejar o inbound marketing se tornou uma tarefa indispensável para as empresas que querem ter sucesso em suas táticas.

A frase que diz “para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve”, traduz a lógica de empresas que investem em várias estratégias sem antes projetar as metas desejadas. Marcas que adotam essa postura cometem erros desastrosos, desperdiçando tempo e recursos financeiros. Para evitar que isso aconteça com o seu negócio, selecionamos, a seguir, os principais pontos que um bom planejamento de inbound marketing deve contemplar.

Estabeleça os resultados esperados

O ponto de partida do planejamento deve ser determinar o que a empresa espera com as táticas para planejar o inbound marketing. Documentar esses objetivos é importante, inclusive, para mensurar posteriormente o desempenho obtido com a estratégia. Se a empresa não sabe o que deseja com esse método, não poderá também avaliar os resultados alcançados.

Defina a sua persona

Conhecer bem o seu público-alvo é fundamental para traçar qualquer estratégia de marketing. Por isso, no momento de planejar, tenha foco na definição da sua persona, ou seja, crie um personagem que represente o seu cliente ideal logo no início do planejamento. É a persona quem vai inspirar todos os esforços da empresa, definindo o alvo do inbound marketing.

Identifique qual tipo de conteúdo produzir

Utilize o perfil da sua persona para obter todas as informações necessárias para um conteúdo de qualidade. Identifique os principais temas de interesse do seu público e defina os formatos do conteúdo (artigo, e-book, infográfico, webinar etc.), a periodicidade, bem como os canais em que as informações serão disponibilizadas. Elabore um calendário editorial para facilitar o seu dia a dia e estabelecer uma frequência de publicações – um fator muito importante para o sucesso do inbound marketing.

Determine as principais métricas

Avaliar a atuação da empresa é fundamental para saber o que é preciso aprimorar para otimização das ações de inbound marketing. É aconselhável que seu planejamento inclua as principais métricas disponíveis, que atuam como indicadores de resultado. O CPL (Custo Por Lead), CAC (Custo por Aquisição de Clientes) e ROI (Retorno Sobre o Investimento) são algumas dicas de excelentes ferramentas para mensurar os resultados do inbound marketing.

O inbound é uma tendência do marketing digital que veio para ficar! O planejamento estratégico garante que diferentes técnicas sejam aplicadas de forma organizada e mensurável, garantindo maior eficácia para o seu marketing. Várias empresas, de diversos segmentos, já investem nesse método para reter e conquistar novos clientes.

Quer saber mais sobre como planejar o inbound marketing com um poderoso aliado, o Marketing de Conteúdo? Clique aqui e leia o nosso artigo “Como o marketing de conteúdo pode ajudar a sua empresa de TI”. E não deixe de continuar acompanhando o nosso blog para ficar por dentro das novidades!

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