Estratégias de Marketing

Estratégias de Marketing: Aprenda a mensurar seu Sucesso

Se um dia foi possível vender ou realizar projetos de marketing sem comprovar sua eficácia, esse tempo, com certeza, já faz parte de um passado, e um passado distante.

Os investimentos são necessários, mas com orçamentos cada vez mais enxutos, as organizações exigem que a eficácia de cada recurso empregado seja comprovada e justificada. E é claro que isso impacta, e muito, na rotina dos profissionais de marketing.

A criatividade já foi o fator de destaque nesta área, mas hoje o reconhecimento e valorização gira em torno de profissionais que aliam a capacidade de inovar e criar, às análises das métricas de sucesso, principalmente quando o assunto é marketing online.

Confira as ferramentas que você pode utilizar em suas estratégias de marketing:

FERRAMENTAS

As ferramentas disponíveis hoje são impressionantes. Além de mensurar a efetividade de um anúncio, de um artigo, guia e etc, elas mensuram cada ação proposta para difundir esses conteúdos.

O inbound marketing representa a estratégia mais abrangente quando o assunto é resultados via web. A metodologia entende perfeitamente o comportamento de compra do consumidor moderno, propondo ações eficientes para cada etapa do funil de vendas. E como sabemos que tudo isso é eficiente de verdade? Através da quantidade de métricas utilizadas neste processo.

O inbound mensura tudo que diz respeito ao seu tráfego (visitas novas e recorrentes, taxas de entregas, taxas de rejeição, qualificação de leads, etc), junto com dados de vendas, como faturamento, ticket médio e dados completos do prospetc, realizando projeções realistas e sensatas para um bom plano de marketing.

Fizemos uma lista das métricas mais utilizadas em inbound marketing, não se assuste! Ela é mesmo extensa:

–        Taxa de conversão de visitante para lead;

–        Taxa de conversão de lead para cliente;

–        Custo por lead (R$);

–        Custo por clique (links patrocinado);

–        Custo por impressão (links patrocinados);

–        Taxa de cliques Call-to- action (CTA);

–        Taxa de cliques de e-mail marketing;

–        Taxa de conversão de Landing Page;

–        Trafego de busca orgânica

–        Tráfego pago e orgânico por palavra-chave

–        Links externos

–        Taxa de conversão via busca orgânica

–        Tráfego do blog

–        Fontes de entrada no blog

–        Performance de Call-to Action no Blog

–        Taxa de conversão do blog

–        Número de interações geradas nas redes sociais

–        Tráfego nas redes sociais

–        Taxa de conversão via mídias sociais

–        Alcance total nas redes sociais

–        ROI de mídias sociais

–        Taxa de retorno de e-mail

–        Taxa de entrega de e-mail

–        Taxa de crescimento da lista de e-mail

–        Taxa de cliques

–        Taxa de conversão via e-mails

–        Custo de marketing por cliente

–        ROI de marketing

–        Lifetime Value (LTV)

–        Custo de Aquisição por cliente (CAC)

–        Porcentagem de marketing na aquisição de cliente (M%-CAC)

–        Relação do LTV para CAC

–        Tempo para Pagar CAC (meses)

–        Porcentagem de vendas originadas pelo marketing

–        Porcentagem de vendas influenciadas pelo marketing

É possível saber mais sobre como calcular todas essas métricas, através do curso de inbound marketing, desenvolvido e administrado por nosso CEO, o Andre Jensen. (contato@inboundeiros.com)

A ESTRATÉGIA CERTA

São muitas métricas para se trabalhar manualmente, e por isso o uso de ferramentas capazes de gerar esses dados fazem parte da rotina de profissionais de marketing com foco em resultados.

Apresentar projetos levando em consideração tais métricas, significa projetar dados sólidos em sua proposta, e isso é fator importantíssimo para tomadores de decisão.

Como você acha que isso pode influenciar na aprovação de projetos? Qual o impacto desta ferramenta na disponibilização de verba para ações de marketing?

Nós sabemos que esses resultados só podem ser positivos, pois essa quantidade de dados disponíveis estão lá para justificar seus argumentos.

Mais que isso, eles validam sua presença e valor como um excelente profissional de marketing!

Este artigo foi escrito originalmente pela Agência Inbound, para conferir o artigo original acesse:
http://blog.inboundmarketingdigital.com.br/voce-sabe-mensurar-o-sucesso-de-suas-estrategias-de-marketing

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