7 Dicas Matadoras para ser mais Produtivo

7 Dicas Matadoras para ser mais Produtivo

Se você almeja algum sucesso na vida, se pretende ter êxito como um empreendedor deve estar sempre buscando meios de ser mais produtivo. Nesta semana tirei alguns dias para escrever sobre produtividade e ajudar você nesta caminhada para produzir mais em menos tempo.

Vou falar a você sobre coisas que eu coloco em prática diariamente. Não são leis ou regras inquebráveis de produtividade. São apenas algumas dicas simples que funcionam perfeitamente para mim. Algumas pessoas me perguntam: “Como você consegue dar conta de tantos projetos ao mesmo tempo?”.

As pessoas ficam interessadas em saber como eu gerencio várias atividades. Nem todo mundo sabe, mas atualmente exerço a função de CEO da agência Blueberry Marketing. Também administro a loja virtual Aprenda Piano. Toda quarta-feira eu dou aulas de técnica vocal para um coral e treino uma banda de músicos.Dicas produtividade

Também estou envolvido em diversos projetos na internet. Enfim… são várias coisas para se fazer diariamente e vou dar algumas dicas a você sobre produtividade. Alguns caminhos que me ajudam a organizar tudo isso. Vamos lá:

01. Acorde mais cedo

Comece o dia com o pé direito e tente acordar 1 hora mais cedo. Já escrevi um artigo sobre isso aqui no blog. Vou te contar como utilizo esta hora adicional. Eu simplesmente faço um planejamento rápido do meu dia. Eu olho minha agenda e ajusto alguns compromissos. Já começo o dia de maneira organizada.

02. Faça listas de tarefas recorrentes

Talvez você não saiba mas você possui várias tarefas recorrentes. Tarefas que você precisa fazer todos os dias, como por exemplo checar os e-mails. Faça uma lista destas tarefas que você precisa fazer todos os dias e complete estas tarefas logo cedo. Assim terá o dia “livre” para fazer outras coisas.

03. Agrupe tarefas semelhantes

Se você tem mais de uma conta de e-mail, tente checar todos as contas de e-mails de uma vez. Se você costuma ler notícias, tire um tempo para ler tudo de uma vez só. Agrupe tarefas semelhantes. Vejo que muitas não fazem isto e acabam perdidas durante o dia, sem saber o que fazer a seguir. Você conseguirá fazer muito mais rapidamente se agrupar as tarefas.

04. Evite distrações

Tente se manter “desconectado” do mundo exterior enquanto você executa suas tarefas. Evite barulho de TV, rádio. Procure lugares sossegados para trabalhar. Aumentar produtividadeFaça de tudo para manter a concentração.

Para me concentrar eu uso um protetor auricular e por cima um grande fone de ouvidos tocando música instrumental ou sons de chuva. Assim me mantenho altamente concentrado para trabalhar.

05. Faça algumas pausas

A cada 1 ou 2 horas faça uma pausa de 5 ou 10 minutos. Se você trabalha sentado, levante-se. Se você trabalha no computador descanse a mente e vá para longe do PC. Se no local onde você trabalha há um sofá, fique alguns minutos deitado.

Se possível, é claro. Este período de descanso é fundamental para você não sobrecarregar a mente e o corpo. Você consegue se manter muito mais ativo e disposto com estas pausas regulares.

06. Faça as coisas mais fáceis e rápidas primeiro

É como aquela dica que você recebe quando vai fazer uma prova na escola: deixe as questões difíceis para o final. Sei que muitos poderiam discordar desta ideia, mas é assim que tem funcionado para mim.

Se você tiver muitas pequenas e rápidas tarefas, tarefas realmente fáceis de executar, mate-as primeiro. Complete estas tarefas para que você possa ficar mais tranqüilo para resolver os problemas mais difíceis.

07. Delegue

Se você tem algumas tarefas que possam ser realizadas por outra pessoa, delegue. Seja você o dono de uma empresa, um autônomo ou funcionário de uma empresa, quando possível, delegue tarefas que outras pessoas poderiam executar para você.

Sei que às vezes é difícil “largar o osso”, pois às vezes pensamos: “se quer que o serviço seja bem feito, faça você mesmo”. Eu aprendi com muita dificuldade a delegar algumas tarefas recorrentes. Tive muita dificuldade mesmo, pois sou um pouco centralizador. Mas posso dizer que sua produtividade dará um salto quando você só se envolver com as tarefas necessárias.

É isso aí. O que você achou deste artigo. Compartilhe e deixe seu comentário abaixo. Vamos crescer juntos!

Ramon Tessmann

Ramon é formado em administração de empresas e empreendedor com vários projetos de sucesso na internet. Aluno do Accelerate ­ Programa de treinamento de marketing avançado em Chicago, EUA, tem como missão ajudar pessoas a ampliar a visão e acelerar negócios através da internet. Ramon é autor do livro Arrase nas Redes Sociais. Fundou projetos como Aprenda Piano, O Artigo, Blueberry e Facebook Pro, e já foi citado em grandes veículos como Revista Istoé, Portal Terra, Revista Locaweb e outros. Ramon é sócio­-fundador da agência Blueberry, uma empresa certificada Google especializada em publicidade online.

Related Posts
Leave a reply