Hoje quero apresentar para você o Phygital Marketing. É um termo relativamente novo por aqui e acredito que é muito importante você conhecer as tendências que acontecem dentro do marketing.
As marcas e os consumidores estão cada vez mais conectados. Rebecca Lieb, analista do Altimeter Group, afirma: “Digital está em toda parte, e é logo vai ser literalmente tudo.” Isso quer dizer que o mundo digital e o mundo físico estão cada vez mais próximos.
Antes de te apresentar o phygital marketing, você precisar saber de onde vem o termo phygital. Vamos lá!
O que é Phygital?
Antes de dizer o que é, quero te apresentar uma curiosidade: Você sabia que nós chegamos a desbloquear o nosso smartphone ao menos 110 vezes por dia? A relação do digital com o nosso dia a dia está cada vez mais próxima e esse conceito tem um nome: Phygital.
E nos dias de hoje não poderia ser diferente, o digital está presente em praticamente todos os momentos da nossa vida. Tenho certeza, que quando você precisa falar com os amigos, pesquisar algo na internet, mandar um e-mail ou confirmar presença em algum evento você deve usar um smartphone ou algum outro widget para fazer isso. É nesse momento que físico se encontra com o digital.
Você precisa saber: O phygital não se trata de substituir a mão de obra humana por robôs e sim integrar as necessidades das pessoas ao mundo digital, isso acontece para deixar o acesso às informações e ao consumo mais fáceis.
Aplicativos de compartilhamentos, carregar bilhetes de ônibus e check-in virtual das companhias aéreas são um exemplo de phygital.
Ah, se você for procurar o termo phygital no dicionário, provavelmente não vai encontrar. Este é um termo patenteado pela Momentum WorldWide, uma agência de publicidade presente em todo mundo. Aqui no Brasil ela está presente no Rio de Janeiro e São Paulo.
“Hoje não há uma barreira entre o mundo físico e o digital. O que acontece em um cria um eco no outro. Nós chamamos isso de “O Mundo Phygital”, onde os consumidores modernos vivem e é o coração de tudo o que fazemos.” – Momentum WorldWide
Phygital Marketing
Depois de entender o conceito de phygital, será possível unir os melhores meios digitais e físicos e aplicar essa combinação na estratégia de marketing da sua empresa ou cliente.
A digital não é passageiro, veio para ficar. Aplicativos, redes sociais, hashtags, QR codes não deverão sair do mercado tão cedo, se tornaram mais do que tendências e sim um meio para aplicar estratégias de marketing específicas para o consumidor do seu produto.
Quando falei sobre o termo phygital, disse que é patenteado por uma agência de publicidade, porém, a experiência phygital não pertence a ela.
Com phygital marketing, as marcas integram o cotidiano de consumidores na hora que eles mais precisam, desenvolvendo assim uma interação e engajamento ao invés de uma exposição de um anúncio tradicional.
Prós do Phygital Marketing
- Impulsiona o engajamento social
- Aumenta o brand awareness
- Impulsiona a fidelidade do cliente e aquisição
- Longos benefícios
Contras do Phygital Marketing
- Custo geralmente é alto
- É necessário um planejamento extenso
- Deve ser mantido dia após dia
Agora, para provar que o phygital marketing já faz parte do cotidiano das pessoas confira abaixo alguns exemplos:
Bom agora, que você já sabe o que é o phygital marketing, compartilhe com os seus amigos. Eles também vão adorar conhecer!