Phygital Marketing

Phygital Marketing: O que é?

Hoje quero apresentar para você o Phygital Marketing. É um termo relativamente novo por aqui e acredito que é muito importante você conhecer as tendências que acontecem dentro do marketing.

As marcas e os consumidores estão cada vez mais conectados. Rebecca Lieb, analista do Altimeter Group, afirma: “Digital está em toda parte, e é logo vai ser literalmente tudo.” Isso quer dizer que o mundo digital e o mundo físico estão cada vez mais próximos.

Antes de te apresentar o phygital marketing, você precisar saber de onde vem o termo phygital. Vamos lá!

O que é Phygital?

Antes de dizer o que é, quero te apresentar uma curiosidade: Você sabia que nós chegamos a desbloquear o nosso smartphone ao menos 110 vezes por dia? A relação do digital com o nosso dia a dia está cada vez mais próxima e esse conceito tem um nome: Phygital.

E nos dias  de hoje não poderia ser diferente, o digital está presente em praticamente todos os momentos da nossa vida. Tenho certeza, que quando você precisa falar com os amigos, pesquisar algo na internet, mandar um e-mail ou confirmar presença em algum evento você deve usar um smartphone ou algum outro widget para fazer isso. É nesse momento que físico se encontra com o digital.

Você precisa saber: O phygital não se trata de substituir a mão de obra humana por robôs e sim integrar as necessidades das pessoas ao mundo digital, isso acontece para deixar o acesso às informações e ao consumo mais fáceis.

Aplicativos de compartilhamentos, carregar bilhetes de ônibus e check-in virtual das companhias aéreas são um exemplo de phygital.

Ah, se você for procurar o termo phygital no dicionário, provavelmente não vai encontrar. Este é um termo patenteado pela Momentum WorldWide, uma agência de publicidade presente em todo mundo. Aqui no Brasil ela está presente no Rio de Janeiro e São Paulo.

“Hoje não há uma barreira entre o mundo físico e o digital. O que acontece em um cria um eco no outro. Nós chamamos isso de “O Mundo Phygital”, onde os consumidores modernos vivem e é o coração de tudo o que fazemos.” –  Momentum WorldWide

Phygital Marketing

Depois de entender o conceito de phygital, será possível unir os melhores meios digitais e físicos e aplicar essa combinação na estratégia de marketing da sua empresa ou cliente.

A digital não é passageiro, veio para ficar. Aplicativos, redes sociais, hashtags,  QR codes não deverão sair do mercado tão cedo, se tornaram mais do que tendências e sim um meio para aplicar estratégias de marketing específicas para o consumidor do seu produto.

Quando falei sobre o termo phygital, disse que é patenteado por uma agência de publicidade, porém, a experiência phygital não pertence a ela.

Com phygital marketing, as marcas integram o cotidiano de consumidores na hora que eles mais precisam, desenvolvendo assim uma interação e engajamento ao invés de uma exposição de um anúncio tradicional.

Prós do Phygital Marketing

  1. Impulsiona o engajamento social
  2. Aumenta o brand awareness
  3. Impulsiona a fidelidade do cliente e aquisição
  4. Longos benefícios

Contras do Phygital Marketing

  1. Custo geralmente é alto
  2. É necessário um planejamento extenso
  3. Deve ser mantido dia após dia

Agora, para provar que o phygital marketing já faz parte do cotidiano das pessoas confira abaixo alguns exemplos:

 

Phygital Marketing

Phygital Marketing

Phygital Marketing

Bom agora, que você já sabe o que é o phygital marketing, compartilhe com os seus amigos. Eles também vão adorar conhecer!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.