Inbound Marketing: O Consumidor no Controle

Inbound Marketing: O Consumidor no Controle

O Inbound Marketing entende a mudança no comportamento dos consumidores e nos guia até eles.

A mudança no Comportamento de compras mudou. E o seu mix de marketing?

A turma do marketing trabalha muito para divulgar ao mundo a mensagem sobre os bens e serviços que querem que sejam consumidos. Nessa linha de ação, implementam uma série de técnicas de marketing que vão de malas diretas e telemarketing até campanhas de email e anúncios na tv, para que o alcance da mensagem seja o mais amplo possível.  Só que quanto mais as pessoas estão utilizando serviços que bloqueiam essas INTERRUPÇÕES em nossa vida cotidiana, menos efetivas essas técnicas vão se tornando.

Anos atrás compensava o investimento em estruturas de vendas, outsourcing de telemarketing…. hoje temos os Identificadores de Chamadas ou Binas……………..Listas de email eram compradas e geravam uma enxurrada em nossas caixas postais……hoje temos os softwares AntiSpam…………E as Malas Diretas? Você realmente pega em sua caixinha do correio alguns daqueles panfletos  que vem misturados com suas contas ?

Quanto custa anunciar na Tv? Você sabia que o conteúdo de inúmeros canais nas tvs à cabo e via satélite são transmitidos sem comercial algum? E que existe conteúdo online tão vasto que a audiência das principais emissoras de tv é cerca de 70% menor do que era há 10 anos?……….Até algum tempo atrás todos ouviam rádio em seus carros, casas e trabalhos e consequentemente ouviam juntos o comercial bem na hora da “melhor da hora”…….Hoje em dia, com  a explosão dos tocadores de mp3, iPods, Iphones, celulares com tocadores, radios online, muito, mais muito menos pessoas ouvem ao rádio. Mas a turma do marketing continua anunciando lá, né?

Tem coisa mais chata no mundo do que na hora que o Jack Bauer vai interrogar o terrorista, ter que entrar o maldito comercial???

Gente, as pessoas não querem mais ser interrompidas em suas vidas com a SUA mensagem. E a cada dia que passa elas estão melhores em evitá-la. Mudou completamente a forma como as pessoas compram e se  informam á respeito dos bens e serviços que pretendem consumir.

Hoje em dia as pessoas usam a internet para isso. Existem cerca de 70 milhoes de usuários de internet no Brasil, o governo cria e mantém programas de inclusão digital e os preços das máquinas e serviços caem sensivelmente em relação à anos anteriores. Até 2011 o governo levará a banda larga via rede elétrica à todo país……….. Em 2009, segundo a Agência Estado, o Ecommerce  brasileiro movimentou 10,5 bilhões de reais.

A questão é : Onde esse consumidor online vai? E como ele usa a internet para essas atividades?

Aí entra o Inbound Marketing. As técnicas de inbound marketing vão permitir à você identificar e ir ao encontro de seu consumidor.

O Inbound Marketing identifica três principais áreas onde encontramos a maioria desses consumidores.

  1. Via Google…… uma pessoa normal geralmente efetua dezenas de buscas na web ao invés de receber o representante comercial, ou ler aquele email de spam ou ir a uma feira ou voar para um congresso. No google é tudo ali, na palma da mão. E o Google é responsável por cerca de 50% do tráfego gerado para seu website
  2. Na Blogosfera…. Existem cerca de 100 milhoes de blogs na web e em prtaicamente todo nicho de mercado podemos encontrar blogueiros sérios e respeitados por seus leitores e comunidade, que cada vez menos estão comprando e  lendo jornais e revistas. Mas a galera continua anunciando lá, né? ( seria o B.V.?)…enfim, os Blogs respondem por cerca de 12,5% do tráfego gerado para seu site.
  3. Na Mídia Social
    …. que é realmente onde as pessoas estão. Sites como Twitter, Facebook, Orkut, LinkedIn, YouTube, Flickr, SlideShare, entre outros…. Você contrataria aquele plano da sua operadora, que seus amigos criaram uma comunidade pra reclamar? Viajaria para aquela pousada com as fotos maravilhosas do email que vc recebeu ou ouviria a opinião de seus amigos do facebook que detestaram o atendimento e a comida? É na Mídia Social que se originam cerca de 12,5% do tráfego para seu website…. ( vocês reparam que tanto Blogs quanto Mídia Social trazem mais tráfego que por exemplo Campanhas de Adwords, que é de 9% ?)

O Inbound Marketing nos ensina as táticas e as práticas para termos sucesso face à essas mudanças. E eu estarei compartilhando com vcs nos próximos artigos, onde falarei como ser encontrado no Google, nos Blogs e na Mídia Social.

E vocês, como estão fazendo para passarem a sua mensagem?

Confira o conteúdo original em: http://inboundmarketing.com.br/inbound-marketing-o-consumidor-no-controle/

superstorm

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