Inbound Marketing: Após construir uma boa base de dados é hora de parar ?

Inbound Marketing: Após construir uma boa base de dados é hora de parar ?

O Inbound Marketing prevê um processo que, quando feito corretamente, aproxima sua empresa de seus clientes e, logo, aumenta as suas vendas. Parte do processo é reunir leads para a formação de uma base de dados, que será fundamental para ações de CRM.

Agora, imagine que você atingiu uma meta alta de leads na sua base de dados; ou então, você completou a sua base de dados por trabalhar com um nicho B2B e já ter todos os dados que precisa; ou ainda, você havia montado uma base de dados de colaborados e ela já está completa. Será que é hora de parar os esforços de Inbound Marketing? Será que o marketing de conteúdo não se faz mais necessário por não precisar atrair novos leads?

A resposta é não e nós explicamos o porquê e mostramos por que fazer Inbound Marketing continuamente.

Relacionamento constante

No mercado, a concorrência é constante e não perdoa. Manter um bom relacionamento com o seu cliente faz com que ele mantenha-se perto de você, não abrindo espaço para alguma outra empresa tomar o seu lugar.

Com uma base de dados bem formada e alimentada, é hora de usar o Inbound Marketing para focar na parte inferior do funil de vendas. Quem já é seu cliente precisa ser fidelizado e quem já está te considerando precisa ser efetivado como cliente. E um bom conteúdo é a melhor maneira auxiliar nesse trabalho.

Além disso, é preciso ter em mente que novos produtos, serviços ou soluções requerem novos esforços para poder fazer a sua venda. Logo, um trabalho constante de Inbound continua sempre chamando seu lead para perto de você e, quando a hora for certa, você pode incluí-lo em um novo fluxo para trazer novos resultados.

É preciso saber ouvir

O Inbound Marketing, juntando o melhor das novas tecnologias e das novas estratégias de comunicação, tem como um dos seus objetivos saber ouvir. A internet e a nova propaganda são uma via de mão dupla onde não se deve só falar.

Você pode pedir feedbacks, ler comentários em seu blog ou mesmo acompanhar seus clientes pelas redes sociais. Essa comunicação permite que você saiba se seus clientes estão satisfeitos, afinal, experiências positivas podem passar batido, mas uma experiência negativa pode ser o suficiente para seu cliente nunca mais querer fazer negócios com você. Ouvir também te permite identificar qual tipo de conteúdo pode ser mais relevante ao seu cliente, ajudando a manter o bom relacionamento necessário já mencionado anteriormente.

Atenção à concorrência

Se você conseguiu montar uma boa base de dados, o seu concorrente pode ter conseguido fazer a mesma coisa. Isso quer dizer que nada impede de que em algum momento o seu cliente decida experimentar um pouco da concorrência.

O Inbound Marketing te ajudará a se manter à frente da concorrência e na mira dos leads que são mais valiosos para você. Além do mais, criar conteúdo relevante e efetivo ajuda a construir valor que será entregue ao longo do tempo, destacando-o frente a concorrência.

Aquiles Casabona

Aquiles Casabona é palestrante e consultor de marketing digital. Em sua jornada, Casabona atuou no Brasil e nos EUA como consultor. Atualmente Casabona é CEO e Founder da ASB Inbound Marketing (www.appstudiobrasil.com.br ), agência focada em Inbound Marketing presente no mercado desde 2006.

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