Como o Inbound Marketing pode ajudar minha Startup

Como o Inbound Marketing pode ajudar minha Startup?

Muito se fala em inbound marketing, uma metodologia que surgiu no início da década de 2000 nos Estados Unidos, porém, aqui no Brasil o seu “boom” aconteceu há mais ou menos 2 anos.

A metodologia foi desenvolvida com base na jornada de compra do consumidor, onde tem influência no processo de transformar seu público em embaixadores da marca.

A maneira que o consumidor se comporta atualmente mudou e está agindo de um jeito diferente em relação à compra. Hoje, antes de uma pessoa contratar um serviço ou comprar um novo produto, ela pesquisa na internet todas as informações possíveis, incluindo vantagens, benefícios e também reclamações de outros usuários.

Segundo o ZMOT – uma famosa publicação do Google – essa etapa é considerada o momento zero da verdade. Por isso a estratégia de marketing da sua startup precisa evoluir de acordo com o comportamento do seu potencial cliente.

O inbound marketing se encaixa muito bem nisso, é uma evolução diante do que é trabalhando na maioria das empresas em nosso mercado. Além disso, com a estratégia de inbound sua startup conseguirá competir com empresas maiores que ainda não utilizam ou não tem interesse em utilizar o inbound marketing como parte de sua estratégia.

O inbound marketing vai ajudar sua startup a tracionar no cenário digital.

Geralmente, um projeto de startup começa com uma equipe enxuta e também com pouco investimento em ações de marketing. É nesse momento que a metodologia do inbound marketing é aplicada, o primeiro passo é focar em atrair tráfego ao seu site, a sua plataforma MVP e essa atração de tráfego trabalha com estratégias de marketing de conteúdo e SEO (Search Engine Optimization).

Além de destacar essas duas estratégias, também podemos citar: E-mail Marketing, Social Media, Links Patrocinados e Press Releases que vão potencializar o volume de tráfego. Assim, é possível aumentar o alcance do seu público-alvo, atraindo essas pessoas para um conteúdo de qualidade e que causará impacto para se cadastrarem na plataforma ou receberem mais informações sobre o seu negócio.

Conheça agora as outras fases do inbound marketing que irá fazer parte da estratégia da sua startup:

  1. Converter visitantes em leads.
  2. Qualificar os leads e converter em vendas.
  3. Fidelizar clientes e torná-los influenciadores do seu negócio.
  4. Melhoria contínua, analise sempre.

Não importa o tamanho da sua startup, se está começando do zero e sozinho ou se já recebeu capital e está aumentando seus investimentos em marketing. A metodologia do inbound se aplica em todas as fases de uma startup, principalmente quando você não tem verba o suficiente para investir em equipe ou em outras ações de marketing.

Para finalizar, compartilho uma frase do Guy Kawasaki, um dos maiores especialistas do mundo nas áreas de Tecnologia e Marketing. E foi um dos funcionários da Apple originalmente responsáveis pelo marketing do Macintosh em 1984.

“Se você tem mais dinheiro que cérebro, deve focar em marketing de interrupção. Se tem mais cérebro que dinheiro, deve focar em Inbound Marketing.”

Você já está utilizando o inbound marketing em sua startup? Compartilhe comigo a sua experiência!

Produzi este artigo originalmente no Linkedin Pulse. Clique aqui para acessar!

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