4 Estratégias Fundamentais para Nutrição de Leads

4 Estratégias Fundamentais para Nutrição de Leads

Se você está lendo esse artigo, possivelmente está executando ou pretende iniciar sua estratégia de nutrição de leads. Entretanto, se você é novo no assunto, e não domina os conceitos de inbound marketing e nutrição de leads, darei uma breve definição de ambos.

O que é o inbound marketing?

O inbound marketing, também conhecido como marketing de atração ou o marketing que as pessoas amam, é um conjunto de estratégias cujo objetivo é atrair potenciais clientes, de forma voluntária, transformá-los em clientes e fidelizá-los. O destaque com relação ao marketing tradicional, outbound marketing, se dá por não ser interruptivo, mas sim, ter como base a criação de um relacionamento com seu público alvo.

A metodologia de inbound marketing se divide em quatro etapas principais: Atrair, → Converter → Fechar → Encantar. A nutrição de leads entra em ação nas duas últimas etapas.

Saiba mais sobre inbound marketing neste conteúdo completo!

O que é a nutrição de leads?

De modo geral, a nutrição de leads é o processo em que a empresa constrói um relacionamento com seu público, através da disponibilização de conteúdos, que solucionem problemas, sanem dúvidas, compartilhem dicas, ensinem, etc. Esse processo tem como objetivo preparar os leads para a compra, guiando-os no funil de marketing.

Quando alguém preenche um formulário em sua landing page, se cadastra para receber sua newsletter ou te segue nas redes sociais, essa pessoa se torna um lead (conversão), nesse momento ele deixa claro que tem interesse na sua marca, produtos, serviços e/ou conteúdos.

A nutrição de leads se inicia após a conversão, e consiste na produção e disponibilização/envio de conteúdos que sejam de qualidade, relevantes, envolventes e realmente úteis para seu público-alvo (artigos, guias, e-books, infográficos, vídeos, etc.).

Veja abaixo algumas dicas de estratégias para nutrição de leads:

Conheça agora as 4 Estratégias Fundamentais para Nutrição de Leads

#1 Segmentação de leads e conteúdo:

Se comunicar com um público muito amplo é uma tarefa extremamente difícil. Como direcionar conteúdo que seja relevante e útil para leads com características diferentes?

Para facilitar seu trabalho e direcionar sua distribuição de conteúdo é preciso traçar o perfil do seu público. Defina buyer personas que correspondam às características do seu público-alvo. Também categorize seus contatos com base nos dados de seu cadastro e comportamento durante o processo de nutrição.

Utilize essas personas e categorias como base para segmentar sua comunicação, de modo a direcionar conteúdos que sejam realmente relevantes para público. Nutrir leads com conteúdo segmentado pode gerar um aumento de mais de 20% nas vendas.

#2 Conteúdo de qualidade:

De nada adianta tanto trabalho para conquistar leads se na hora de nutri-los o conteúdo deixa a desejar. Conteúdos sem qualidade, inúteis e irrelevantes fomentam o desinteresse desses contatos em continuar os recebendo.

Priorize a produção de conteúdos de qualidade, sem erros ortográficos, com uma linguagem clara e objetiva. Entregue o conteúdo certo, para o público certo, no momento e canal certo. Dessa forma ganhará a confiança de seus leads e se tornará referência.

#3 Vá além do e-mail marketing:

É fato que o e-mail marketing é uma ferramenta de comunicação fundamental no processo de nutrição de leads, mas não se deve limitar sua estratégia apenas a essa ferramenta. Ao se trabalhar a nutrição leads, você deve explorar as diversas opções de canais de comunicação disponíveis na web, analise as que mais se enquadram ao perfil da sua empresa e se seu público-alvo, e então compartilhe seus conteúdos.

#4 Nutrição de leads + SEO:

Utilize ações de SEO para melhorar seu “ranqueamento” nos buscadores, de modo a garantir que sua empresa e seus conteúdos sejam facilmente encontrados pelos seus leads ao realizarem pesquisas na internet.

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Essas são estratégias fundamentais que você deve aplicar em um trabalho de nutrição de leads, além dessas, é possível customizar alguma estratégia de acordo com seu produto ou serviço.

Qual a estratégia de nutrição de leads que você aplica no seu negócio? Compartilhe conosco sua experiência.

Este conteúdo foi originalmente publicado pela WSI Mais Digital. Para conferir o conteúdo original clique aqui!

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