Investir em marketing digital não é uma tarefa simples, é preciso entender o momento que sua empresa está passando, quem são os compradores ideais do seu produto ou serviço, onde esses potenciais clientes estão presentes, quais são as maiores dúvidas de quem já é um cliente da sua empresa e qual o maior desafio da sua empresa no mercado digital.
As pessoas estão cada vez mais conectadas, bem próximas de tudo a qualquer momento do dia. Quando você está com dúvida em algo, onde é o primeiro lugar que busca? Se eu estiver certo, posso dizer que é no Google. Depois que você encontra o que procura nos resultados de pesquisa o próximo passo é clicar no link do site, e se o site não for adaptado às telinhas menores como as de smartphones e tablets, e além disso, demorar pra carregar, o que você faz? Provavelmente volta para a página de pesquisas do Google até encontrar um site que solucione o seu problema de maneira rápida e eficiente.
É com esse mesmo pensamento que você deve pensar me investir em marketing digital. Não pense que o marketing digital é apenas uma ação que você vai fazer por apenas 1, 2 ou 3 meses e depois parar. O investimento em marketing digital deve ser elaborado estrategicamente em etapas de curto, médio e longo prazo. Além disso, deve ser um trabalho constante dentro da sua empresa.
Exemplos rápidos:
Curto prazo
Se sua empresa está precisando a curto prazo gerar tráfego e converter esses visitantes em leads, a ação inicial que deve ser aplicada é a compra de mídia paga, as mídias mais conhecidas e praticadas nos dia de hoje são o Google Adwords (Links Patrocinados) e Facebook Ads.
Médio prazo
Posicionamento em resultados de pesquisa no Google, que chamamos de SEO (Search Engine Optimization) é um trabalho de médio prazo e dependendo da concorrência de palavras-chave também será trabalhado a longo prazo.
Qual tipo de estratégia trabalhar nesse momento? É totalmente indicado o trabalho de marketing de conteúdo (produção de conteúdo com estratégia de SEO). O primeiro passo é criar um blog para sua empresa e dentro dele inserir conteúdos divididos nas etapas da jornada de compra: Consciência, consideração e decisão.
Lembre-se que SEO não é apenas otimizar uma página do seu site, inserir uma palavra-chave, deixar em negrito, alterar a meta description. Isso ficou no passado. O SEO já ultrapassou esta etapa e hoje a produção de conteúdo e material rico é o maior aliado dessa estratégia.
Aproveite para conhecer o nosso serviço, com uma metodologia própria: O Adaptive SEO.
Longo prazo
Muitos gestores e diretores neste momento, podem pensar que um trabalho a longo prazo vai ser um custo e não um investimento. Muito pelo contrário, todo projeto que é trabalhado com um processo maior tende a dar um resultado muito mais duradouro, com um ROI otimizado e também um custo de aquisição de um cliente com uma taxa menor.
Hoje, o maior exemplo de estratégias a longo prazo é o Inbound Marketing. A metodologia do inbound integra as campanhas de mídias pagas (curto prazo), SEO e marketing de conteúdo (médio prazo) e uma série de outras estratégias como: Geração, conversão e nutrição de leads, lead tracking, lead scoring, campanhas de e-mail marketing, fluxos de automação, criação de landing pages (páginas de conversão), CRM, pós-vendas, entre outros.
Se você deseja otimizar e aumentar a produtividade do seu time de marketing, entregar os leads com maior chance de fechamento para a equipe de vendas, o inbound marketing é ideal para o momento da sua empresa.
Razões para investir em marketing digital
- É mensurável.
- Tudo que você pode medir, você pode melhorar.
- Controle suas ações.
- O custo de investimento é menor, em relação as campanhas tradicionais (off line) de marketing.
- Gaste tempo planejando, estruturando e colhendo frutos.
- Seus concorrentes também estão investindo em marketing digital
- É possível se preparar para o futuro, investir em um momento ruim é um caminho certo para capitalizar em momentos bons.
- Esteja onde os seus clientes estão procurando. Se você estiver lá, seu ciclo de vendas vai se tornar naturalmente mais curto.
Estatísticas que farão você parar para pensar e investir em marketing digital
- 89 milhões de brasileiros estão no Facebook, segundo a eMarketer. É o terceiro maior mercado do mundo, depois de Estados Unidos e Índia.
- 74% dos usuários brasileiros pesquisam na internet sobre os produtos antes de comprá-los offline, segundo pesquisa da comScore.
- Mais de 93% dos profissionais de marketing B2B utilizam o marketing de conteúdo.
- A produção de conteúdo para blog leva ainda a um volume 434% maior de páginas indexadas por mecanismos de busca (Google, Bing, Yahoo) e gera 126% a mais de leads.
- Entre 57% e 70% de uma decisão de compra no B2B é definida antes mesmo do consumidor entrar em contato com o fornecedor.
- 93% dos processos de compra começam com uma busca no Google
- Empresas que aumentaram as postagens de seus blogs de 3-5 vezes por mês para 6-8 vezes por mês, duplicaram a geração de leads.
- Ao menos 70% das empresas no Brasil já utilizam Marketing de Conteúdo.
- Inbound marketing gasta 62% menos em cada lead gerado do que o marketing tradicional.
- 75% das empresas B2B, B2C e organizações sem fins lucrativos de todo o mundo adotam o Inbound Marketing como abordagem de marketing.
Agora que você já sabe como investir em marketing digital, convido você a falar com um de nossos consultores especializados e receber um diagnóstico de presença online da sua empresa.
Este artigo foi originalmente produzido pela WSI Mais Digital. Você pode conferir o conteúdo original no link abaixo: Como investir em marketing digital.