Para estar além dos concorrentes, é preciso muitas ações, inclusive investir no marketing digital. Veja aqui algumas dicas importantes para quem quer sair na frente!

Muito tem se falado atualmente em marketing digital, sem bem explicar exatamente o que é. São diversos artigos e materiais publicados todos os dias falando sobre essa modalidade de marketing, sobre como fazer e como ser um profissional desta área.

Basicamente, o marketing digital é todo o marketing realizando no ambiente digital, utilizando ferramentas como sites, e-mail e redes sociais. O ambiente digital proporciona às empresas um contato mais próximo de seu público, imprimindo melhor a imagem da empresa na mente de seus consumidores, fazendo parte da vida deles, fortalecendo a marca e convertendo em melhores vendas.

O marketing digital tem como desafio se adaptar ao dinamismo da internet, das redes sociais e estar sempre atualizado. Cada ação ou posicionamento da empresa na internet tem a reação dos consumidores em tempo real, o que é um excelente termômetro para medir a aceitação de produtos, conteúdos e outras ações.

Como se destacar com o marketing digital driblando os concorrentes?

Investir em estratégias que foquem no marketing digital é essencial para quem quer driblar concorrentes. Além das dicas selecionadas abaixo, é importante investir também na captação de leads.

Mas, para isso, as marcas precisam construir autoridade, de forma a ser vista como uma empresa confiável. Elas devem focar na rotina do público-alvo para superar a concorrência quando o usuário se encontrar na etapa de decisão, optando assim, por seus serviços.

Não importa qual seja o nicho de negócio, todos buscam estar nas primeiras posições do Google. Para isso, entre as grandes estratégias é focar nas palavras-chave relacionadas a sua empresa. 

Com isso, os usuários encontram facilmente a sua empresa, especialmente se esta estiver bem posicionada nos buscadores. 

A exemplo, você tem uma empresa voltada a dicas gerais para motoristas. Então, os usuários podem pesquisar sobre como transferir o documento do carro para seu nome e, assim, chegar até seu site.

Ao investir nas palavras-chave em sua página, entre outras ações que você vai conferir abaixo, naturalmente o seu site aparecerá nas primeiras posições do Google. 

É fato que os usuários clicam mais em sites que estão na primeira página. Então, depende de você investir nas ferramentas que vai posicionar o seu site. Veja mais dicas!

1. Tráfego Pago

Esse é um dos termos que mais aparecem quando o assunto é marketing digital. As redes sociais e os mecanismos de buscas permitem o investimento pago para alcançar mais clientes ou clientes específicos em seus anúncios. Utilizar estratégias envolvendo posts patrocinados é o chamado tráfego pago. 

Seja ele voltado para suas redes sociais ou website, a empresa pode utilizar o tráfego pago ao seu favor para alcançar os clientes que tem mais o perfil de comprador de seu produto. Por exemplo, se sua empresa vende seguro de automóvel, as redes sociais e os mecanismos de busca te permitem alcançar clientes que compraram recentemente um veículo ou estão na busca pela compra ou troca do carro.

Utilizar o tráfego pago para criar estratégias diferentes pode fazer a empresa ter resultados positivos, crescendo a popularidade com uma base sólida e convertendo em mais vendas. 

2. Manter-se atualizado

As redes sociais e a internet mudam constantemente. A cada hora é uma mudança de algoritmo, ferramenta nova, aplicativo novo, e tudo o que aprendemos vai se renovando. 

Para investir em marketing digital é necessário estar sempre atualizado. É preciso estar familiarizado com as redes, ferramentas disponíveis, aplicativos diferentes e a forma de linguagem de cada uma delas para se conectar melhor com seu cliente. 

3. Copywriting

Copywriting é uma técnica de escrita que vem ganhando destaque e beneficiando quem utiliza dela no marketing digital. A técnica é centenária, mas se mantém atualizada com a aplicação em meios digitais.

Basicamente consiste em criar uma comunicação, conduzindo seu público a fazer uma ação. Essa ação pode ser escolhida para atender suas necessidades e objetivos. Pode ser usada em e-mails, websites, conteúdo para redes sociais e vídeos de campanhas publicitárias.

4. Análise de dados

O marketing digital só é possível mediante a análise de dados. Por que fazer uma campanha se você não mede se está sendo bem sucedida? As redes sociais e mecanismos de busca oferecem informações e dados que são essenciais para medir o sucesso das campanhas, e criar estratégias.

São dados sobre o perfil dos usuários, seus interesses, comportamento on-line, além de dados sobre suas publicações e campanhas. Você pode medir quantas pessoas visualizaram suas publicações, quantos acesso seu site obteve, quais palavras-chave as pessoas utilizam nos mecanismos de busca para chegar ao seu perfil, entre outros dados extremamente importantes.

Para que o marketing digital serve?

A empresa que quer vender atualmente tem que estar na internet. O público brasileiro, por exemplo, está em terceiro no ranking de países em relação ao tempo gasto em aplicativos, estando entre os que mais usam as redes sociais, ficando quase 4h por dia on-line. 

Uma das belezas do marketing digital é que ele pode ajudar empresas de qualquer porte, desde o profissional liberal até as multinacionais. Por ser muito abrangente, pode ser também acessível. Além disso, as estratégias podem ser realizadas por qualquer empresa.

O marketing digital permite que as empresas entendam melhor o público, conquistem mais clientes e os fidelizem, recebam reações e opiniões, aumentar o reconhecimento da marca, além de muitas outras possibilidades.

Não tem tempo de investir em marketing digital? Contrate um profissional 

Por ser um ramo que exige constante evolução, aprender as novas técnicas pode tomar um certo tempo. Para o empresário que deseja estratégias bem feitas de marketing digital, existem diversas agências e profissionais liberais que oferecem esse tipo de serviço. 

Contratar um profissional pode ser uma forma de trazer outra perspectiva para seus negócios, deixando que o profissional exerça sua capacidade analítica e criativa para chegar aos seus objetivos. Existem empresas que contratam um profissional para trabalhar exclusivamente com seu marketing digital, por ter uma grande demanda.

Por: Andreia Silveira, editora no site Smartia.com.br

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