Sob Medida para novos Negócios: Assessoria de Imprensa na Era Digital

Assessoria de Imprensa na Era Digital: Sob Medida para novos Negócios

Muitos empreendedores ainda não compreendem muito bem o valor de uma assessoria de imprensa ou como estes serviços podem ser eficientes para alavancar a imagem dos negócios e torna-los mais conhecidos. A credibilidade conquistada pela marca, oportunidade de novos negócios e o baixo custo de investimento são alguns dos resultados conquistados ao desempenhar uma boa comunicação.

Você pode estar pensando que eu me enganei ao falar em baixo custo de investimento, ou que estou querendo apenas vender meu peixe, mas não, fique tranquilo. Não sou do departamento comercial, sou uma jornalista e tenho novidades para você sobre este segmento que pode fazer você pensar na Assessoria de Imprensa a partir de uma nova perspectiva.

Não é raro deparar-se com profissionais de mercado que tem em mente que a Assessoria de Imprensa não é um serviço acessível para negócios em fase de consolidação e que a contratação pode ser um tanto burocrática. De fato essa era uma realidade, que se perpetuou durante anos. Falta de flexibilidade, longos contratos e garantias um tanto onerosas eram entraves para novos entrantes de mercado de pequeno e médio porte.

A boa notícia é que nos últimos anos, o crescimento de novos modelos de negócios, de startups e empreendedores individuais, fizeram com que uma parte do segmento da comunicação, dedicado à assessoria de imprensa, se renovasse. Foi preciso se inspirar no mercado e se reinventar. Daí surgiram as assessorias de imprensa sob medida, oferecidas por contratação mensal e que oferecem opções de pacotes de serviços de acordo com a necessidade do cliente.

Ideal para negócios em fase de desenvolvimento e consolidação no mercado, a assessoria de imprensa funciona como uma ponte entre a notícia (clientes) e a mídia (veículos de comunicação). Além disso, diante da realidade de alta competitividade do mercado, para uma startup ou pequena empresa ganhar espaço no mercado não basta contar apenas com as redes sociais, é importante apostar no trabalho de profissionais capacitados a levar aos canais de comunicação as informações relevantes sobre o empreendimento / profissional.

Considerada ainda uma forma convencional de lançamento de marcas, a assessoria de imprensa busca através de oportunidades de mídia espontânea gerar interesse pelo assunto divulgado pela marca ou profissional que atende. Conteúdo relevante e estratégico, uma lista de contatos constantemente atualizada, bom relacionamento com a imprensa e timing certo para abordar diferentes assuntos são elementos essenciais na boa execução dos trabalhos de um assessor de imprensa.

Vale ainda destacar que não existe uma fórmula mágica capaz de entregar imediatamente retorno,  e se disserem que há, desconfie. Uma dica valiosa que posso dizer à você: ao pensar no investimento em uma Assessoria de Impressa é importante ter bem definidos e claros os objetivos e as soluções esperadas na contratação para a marca ou profissional. Assim, a imagem institucional começa a ser desenhada e a assessoria pode agir em prol de resultados.