Acompanhar de perto o desempenho das ações geradas é uma excelente maneira de avaliar se as campanhas desenvolvidas estão de acordo com o planejamento de marketing. Mas você sabe quais métricas utilizar para acompanhar esses resultados?

O acompanhamento das métricas contribui para o bom desempenho das campanhas. Hoje em dia, para obter um retorno positivo das campanhas, não basta focar apenas nos processos. É fundamental acompanhar com frequência os resultados por meio de algumas métricas. Elas servem como uma espécie de termômetro que indica se essas ações estão indo de acordo com o esperado ou se precisam ser aprimoradas.

Essa análise constante é essencial para o bom desenvolvimento dos processos de marketing digital e Inbound Marketing e ajuda a demonstrar se os investimentos estão gerando resultados.

Neste post vamos apresentar as 4 métricas mais usadas para analisar se os objetivos planejados estão sendo atingidos e como obter bons resultados por meio dessa análise.

Geração de tráfego

Entre as métricas essenciais para avaliar os resultados está a geração de tráfego. Isso porque ela indica como anda o volume de buscas e também comportamento dos visitantes no site. Por meio dela é possível fazer um análise primária sobre aumento no número de visualizações ou mesmo de visitantes, em um determinado período e, com base nesses números, ter uma visão geral do desempenho das campanhas.

Taxa de conversão

taxa de conversão também é fundamental para avaliar diversas ações que tenham sido realizadas pelos usuários no site, como quantidade de cliques e assinatura de newsletters, por exemplo. Embora possa parecer bastante ampla, a taxa de conversão ajuda a indicar se as ações têm seguido o planejamento estipulado e estão gerando o engajamento desejado.

CAC

Custo de Aquisição dos Clientes contribui para uma visão mais específica de quanto a empresa está investindo para atrair e poder conquistar clientes. É obtida a partir da soma de tudo aquilo que foi investido para trazer esses clientes, desde o gasto com equipes de marketing e de vendas, como o pagamento de salários e de horas extras, por exemplo, até os investimentos em campanhas publicitárias.

Com esses números em mãos é feita a divisão pelo número de clientes obtidos em um período estipulado. E dessa maneira é possível compreender se os custos para atrair os clientes estão viáveis.

ROI

Já o Retorno sobre o Investimento, como o próprio nome diz, aponta se as campanhas estão gerando o retorno esperado sobre os investimentos realizados. Essa métrica é um indicador relevante para os negócios e se baseia no ganho sobre o investimento menos o custo sobre o investimento.

Ou seja, se sua empresa ganhou R$50.000 e investiu R$10.000 seu ROI será de: R$50.000- R$10.000 = R$40.000

Essas métricas são essenciais para validar o sucesso do planejamento de marketing realizado pela empresa e, por isso, precisam de acompanhamento constante.

Agora conte para nós: como você realiza essa análise em sua empresa? Compartilhe conosco suas opiniões e experiências sobre o assunto. Deixe seu comentário e continue acompanhando o nosso blog para ficar por dentro de mais dicas!

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.