Superstorm Entrevista: Denis Casita

Superstorm Entrevista: Denis Casita

Pessoal, a entrevista dessa semana é com o Denis Casita, como muitos sabem ele também tem alguns artigos aqui, que fazem parte do Superstorm praticamente desde o início.

Nessa entrevista você vai conhecer um pouco mais sobre o Denis e a  Performa Web.  Antes de mais nada, obrigado Denis por reservar um pouco do seu tempo para agregar valor a nossa comunidade.

1 – Qual sua expectativa sobre o Marketing Digital em 2015?

Minha expectativa é que o Marketing Digital continue crescendo, assim como tivemos em outros anos de crise econômica. Tenho certeza que com a crise as pessoas tendem a pesquisar e comparar mais opções antes de comprar, além disso abrem mão de ter o produto na mesma hora para poder pagar mais barato. Todos esses são diferenciais pra quem compra online. Não existe ferramenta melhor do que a Internet para buscar, comparar e encontrar o melhor custo benefício na hora da compra. Isso impulsiona a necessidade das empresas em aumentarem a frequência e cobertura de seus anúncios. Na Performa Web crescemos a passos largos no primeiro trimestre de 2015 comparado com o mesmo período do ano anterior. Estamos confiantes de que mais uma vez conseguiremos alcançar nossas metas bem como as de nossos clientes.

2 – Com uma infinidade de conteúdo na internet, por que as pequenas empresas ainda tem receio em investir no marketing digital?

Acredito que por falta de conhecimento do pequeno empreendedor. O Marketing Digital ao mesmo tempo que proporciona uma maior visibilidade dos resultados de cada ação, ele exige uma parcela de tempo grande para que a estratégia esteja sempre bem otimizada. É tudo muito dinâmico e a possibilidade de traçar novas rotas a medida que o investimento é consumido é um dos maiores fatores que contribuem para isso. De certa forma essas também são as variáveis que mais auxiliam as pequenas empresas. Como não existe espaço para desperdício, nada melhor do que poder acompanhar em tempo real os resultados de suas campanhas e poder acertar ou potencializar a estratégia. Para quem está começando e não conhece tanto de internet isso pode parecer um bicho de sete cabeças. Para este perfil de empresa o serviço de consultoria que as agências como a Performa Web oferecem, pode cair como uma luva, afinal tudo pode ser mensurado, então o trabalho fica com quem conhece do assunto e o gestor da empresa consegue acompanhar a evolução dos resultados e relacionar isso a estratégia de crescimento do seu negócio sem perder o foco. Estamos diariamente conscientizando e doutrinando o mercado sobre os benefícios do marketing digital, a Performa Web incentiva e participa de iniciativas como Digitalks, E-commerce Brasil e Abradi. Todas estas iniciativas tem como objetivo desenvolver o mercado digital e a adoção dos PMEs tem sido cada vez mais frequente. Já começamos a colher frutos e tenho certeza que cada vez mais conseguiremos quebrar este receio que impede as pequenas empresas de se tornarem grandes.

3 – Como um novo negócio pode se diferenciar e vender mais na internet?

Informação é palavra-chave nesse caso. Esse meio evolui muito rápido e o tempo todo aparecem novos formatos de mídia. Os mais bem informados utilizam primeiro e aprendem mais rápido como explorar melhor cada uma das novas oportunidades. Dessa forma estar bem informado sobre o que acontece é uma excelente maneira de estar sempre na frente da concorrência. Iniciativas como o Superstorm contribuem de forma muito positiva para isso. Além disso é preciso dar foco, deixar essa frente com quem realmente entende e acompanha esse mercado.

4 – Quando um negócio precisa de uma nova estratégia de marketing?

Sempre que o resultado não contribui com a meta da empresa. Não estou falando apenas de ROI. Nem sempre a meta de uma empresa é o maior ROI. Muitas vezes algumas empresas podem abrir mão do ROI para alavancar ainda mais o crescimento e a fatia que ela tem no mercado, ou ainda para lançar um novo produto ou serviço, ou até mesmo fidelizar um cliente. Isso pode fazer parte da estratégia e meta de uma empresa. Então acredito que a gente deva repensar a estratégia sempre que ela não vai de encontro com esse objetivo. Não podemos olhar exclusivamente para rentabilidade em todos os casos, apesar de ser ainda o objetivo da grande maioria. As empresas precisam cada vez mais entender os modelos de atribuição e aplicar essa metodologia em suas análises. Chega de olhar só ROI Last Click. O Marketing Digital é muito maior que isso, precisamos que CMOs entendam essa importância e como cada iniciativa contribui para o resultado, sempre sem abrir mão do objetivo principal da empresa. A partir do momento que uma campanha não contribui para esse objetivo a estratégia deve ser revista.

5 – Marketing como despesa x Marketing como investimento. Como você enxerga isso, diante da crise vivida no mercado?

Existe uma diferença gritante entre Custo e Investimento. Custo é algo para o qual você disponibiliza recursos (geralmente tempo e/ou dinheiro) e que não lhe gera a expectativa de retorno. O Investimento é todo o recurso investido com o objetivo de retornar a curto, médio ou longo prazo. Todo o investimento em marketing deve ser acompanhado de alguma meta de retorno (se não será apenas custo e ai de fato irá impactar negativamente nos resultados da empresa), principalmente em período de crise. Em momentos de crise onde a demanda muitas vezes pode ser menor, aquele que deixa de investir está criando mais um problema para resolver seja agora ou mais pra frente, pois ele deixará de contar com este retorno. Em períodos como este temos que reavaliar o retorno de cada investimento e potencializar o retorno com possíveis redistribuições de verba. Devemos ter obsessão em reduzir os custos que não geram retorno e alocar em investimentos. Vale lembrar que “camarão que dorme a onda leva”, dessa forma nesses períodos as empresas que não se mexem e que não otimizam seus investimentos muitas vezes acabam sumindo, não por que investiram no período da crise e sim por que não conseguiram reduzir os custos e aumentar os investimentos.

6 – Quais são os maiores desafios que você enfrenta com o marketing online?

Existem muitas empresas que ainda preferem continuar com a velha receita de bolo, colocam um caminhão de dinheiro em mídias que são muitas vezes mais fáceis de administrar, geram BV para as agências e os resultados não são tão aparentes ou de fácil mensuração. Isso permite que muitos gestores, agências e veículos fiquem na zona de conforto. O lado negativo disso é que as empresas perdem muita oportunidade! O maior desafio que temos atualmente é passar para este perfil de empresas e gestores que o que elas estão fazendo pode não ser a melhor estratégia. É difícil entrar na sala de um gigante com mais de 10 de mercado e dizer que ele poderia ter maior resultado de estive fazendo algo do qual ele não domina. Muitas vezes sofremos alguma resistência e temos que fazer um trabalho de formiguinha. Aos poucos isso vem mudando, os novos gestores são cada vez mais conectados além dos que entenderam o valor do marketing online e se reciclaram. Mas ainda é uma barreira e um desafio diário.

7 – Qual estratégia de marketing digital uma marca não pode deixar de fazer?

Não existe uma formula pronta. Tudo depende do cenário e do objetivo da sua empresa. De certa forma elas não devem deixar de testar o que tem gerado resultado para o mercado ou para algum concorrente. Para isso é de extrema importância uma análise competitiva constante. É preciso estar de olho também no mercado e concorrentes. A Performa Web investe muito em ferramentas que possibilitem esta visão e acompanhamento. Estas informações garantem que nenhuma oportunidade passe sem ser notada.

8 – Denis você já tem 10 anos de experiência em Search Marketing e foi uns dos 5 finalistas para prêmio de profissional do marketing digital em 2014, pela Digitalks. Qual é sua sensação em fazer parte desse seleto grupo diante de tanta competitividade no mercado digital?

Acima de tudo é um orgulho muito grande. Como disse foram 10 anos para a primeira indicação. Não existe resultado sem esforço e comprometimento, então se obtive tamanho reconhecimento me sinto muito orgulhoso pois sei que trabalhei duro pra isso. Também me sinto muito agradecido, a maioria das coisas que fiz sempre tive apoio, seja de líderes, colegas, clientes ou de minha equipe, por isso agradeço por estar cercado de tanta gente competente e com vontade de crescer. Por último busco sempre o máximo de “pé no chão”, ouvi de um professor uma vez que ego e dinheiro muitas vezes não cabem no mesmo bolso, ele está certo, por isso não abro mão de acompanhar de perto tudo o que é feito pelo time operacional e de ouvir o que os meus clientes estão dizendo. Tem que gastar sola de sapato e tem que arregaçar a manga! É na base da operação que a gente entende e percebe o que está indo bem e o que precisa ser melhorado, por isso faço questão de estar sempre muito presente e botão a mão na massa quando necessário.

9 – Vamos falar sobre a Performa Web? Conte para nós como é trabalhar grandes contas do mercado nacional.

É um desafio enorme e um prazer maior ainda. Nos abre muitas portas ao mesmo tempo que nos exige muito. O mercado digital não para, cada cliente “é um chefe” diferente e cobra como deve. Trabalhar para atender bem a todos requer muito comprometimento e energia. Para isso buscamos trabalhar sempre com profissionais com bastante experiência e investimos em ferramentas e novas tecnologias. Constantemente nós também participamos dos mais importantes fóruns de marketing digital dentro e fora do Brasil palestrando e aprendendo. Incentivamos as principais iniciativas do meio com o objetivo de desenvolver o mercado todo. Estamos sempre prontos para novos desafios.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o Denis Casita, compartilhe com seus amigos!

Quer saber ainda mais sobre ele? Fique a vontade para comentar!

 

 

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