A Assessoria de Imprensa tem entre seus principais objetivos ser uma ponte entre a notícia e os veículos de comunicação. Por meio da divulgação de acontecimentos e informações das empresas e profissionais que representa, faz parte do trabalho de um assessor de imprensa estreitar o relacionamento com formadores de opinião, produzir conteúdo de qualidade e gerir a imagem dos clientes.

Em meio ao volume gigantesco de notícias produzidas e compartilhadas diariamente, ter um profissional capaz de traduzir e filtrar as informações relevantes e apresenta-las de forma didática é essencial para conseguir se destacar diante de tantas novidades diárias.  Para desempenhar esta missão, a contratação de um Assessor de Imprensa se torna uma iniciativa estratégica para os negócios.

Eficiente para todos os portes de negócios, estratégias de assessoria de imprensa podem ser uma ferramenta bastante útil para aperfeiçoar a comunicação e impulsionar a visibilidade, seja de marcas institucionais ou profissionais liberais, através da construção de uma relação de colaboração com os veículos de comunicação.

A jornalista e CEO da Jornalistica, Thaise Saeter, listou 5 lições de Assessoria de Imprensa super importantes para quem trabalha com comunicação e também para aqueles que desejam começar a aplicar os conhecimentos desta área no próprio negócio:

Seja Referência

Quem deseja se destacar na imprensa, seja uma marca institucional ou profissional, precisa estabelecer uma área de atuação e buscar ser referência para a imprensa neste assunto. Não adianta querer atirar para todos os lados e se posicionais em todos os temas. É importante tentar sempre reunir informações sobre o assunto, ter dados atualizados, tentar identificar aspectos de interesse do público e preparar-se para apresentar isso com clareza. Compartilhe o seu interesse ou de sua instituição com fatos, opiniões e análises e ajude o jornalista a compreender e explicar o que acontece na área de sua especialidade.

Didática

Ser didático é essencial para que a mensagem seja compreendida de maneira correta e impacte positivamente o maior número de pessoas. O uso de terminologias muitos técnicas podem restringir a compreensão e confundir. Além disso, busque apresentar informações de forma organizada e encadeada. Ser didático é uma questão educativa também, se as pessoas não compreendem sobre determinado assunto, pode ser a oportunidade de você conseguir explicar com clareza e destacar a relevância do tema que aborda.

Frequência

A Frequência no relacionamento com a mídia nada mais é do que a capacidade de desenvolver e manter rotinas de atividades direcionadas aos veículos de comunicação.

A frequência de envio de material de qualidade para a imprensa garante espaço em portais com maior abrangência e resultam, assim, numa taxa de penetração nos veículos progressivamente mais elevada.

Timing

Essa palavra de origem estrangeira pode ser um pouco complexa de ser traduzida com exatidão para o português. De extrema relevância para a comunicação, podemos dizer que o termo timing, basicamente se refere a aproveitar oportunidades que determinados momentos oferecem. O que significa também dizer, surgir com as informações certas, na hora certa. Essa atenção ao que é relevante em determinadas situações está totalmente conectada a necessidade e importância de atribuir sentido e valor àquilo que se busca comunicar. Portanto, não deixe passar as oportunidades, fique atento as informações que interessam ao se público e atribua valor a sua comunicação se juntado a conversa.

Relacionamento

Cultivar os #‎relacionamentos‬ é tão importante na vida profissional quanto é na pessoal. Não se isole em seu campo de atuação e cultive relações profissionais consistentes. É essencial buscar entrar em contato com formadores de opinião, jornalistas, conversar com profissionais e colegas da áreas afins, apresentar suas ideias e colocar-se à disposição para ajudar. Bons frutos podem ser colhidos deste networking.

1 comentário em “5 Estratégias de Assessoria de Imprensa para aplicar na Comunicação do seu Negócio”

1. osvaldo

antes de congratula, de persuadir que esta postagem que fizeste das 5 estrategias de assessoria de imprensa ajudou-me bastante para o apremoramento do meu trabalho de pequisa na cadera de assessoria de imprensa. mas carego uma questao: quais as Estratégias para o aproveitamento da notícia?