Sua empresa já pensou em investir em EAD?

Sua empresa já pensou em investir em EAD?

O Ensino à Distância é um termo ainda pouco utilizado no ambiente corporativo. Estamos acostumados a ouvi-lo e pensar nas instituições de ensino. O que muitos não sabem é que os cursos à distância vêm ganhando mais espaço dentro das empresas. Hoje, é cada vez mais frequente o uso desse sistema para efetuar treinamentos, palestras e até mesmo eventos.

Segundo um levantamento da ABED (Associação Brasileira de Educação à Distância), 49% das empresas utilizam essa prática para treinamentos de seus funcionários. Esse crescimento reflete no mercado educacional e já chega a um terço o número de empresas especializadas em realizar cursos corporativos à distância.

Pensando nesse cenário, resolvi escrever um artigo com quatro motivos que explicam parte do sucesso do EAD Corporativo e que podem fazer com que você descubra que a educação à distância pode ser a solução ideal para sua empresa:

1- Redução de custos:

Cursos à distância dispensam uma série de gastos que com um curso presencial seriam inevitáveis, como por exemplo, deslocamento, estrutura física e alimentação. Pesquisas revelam que um curso de EAD pode custar até 66% mais barato e o retorno para a empresa nessa modalidade é mais um fator que não deixa a desejar.

2- Rápido retorno do investimento:

Na educação online, os processos ocorrem de forma mais dinâmica e o retorno do investimento é imediato. A formação das turmas, atualização e absorção do conteúdo, tudo fica mais veloz no ensino online. Todo esse processo, contribui para a excelência na educação, gerando inovação e resultados que podem ser muito positivos.

3- Flexibilidade e comodidade no aprendizado:

O EAD traz consigo uma vantagem no ambiente corporativo, ter mais flexibilidade em quesitos como horário, local e tempo de estudo. Os cursos online, principalmente aqueles com carga horária menor, permitem com que o funcionário se dedique ao conteúdo sem perder o foco no seu trabalho, representando um ganho duplo para a empresa. Dependendo do curso, ele pode ser feito em casa, ou em qualquer momento que tenha um tempo livre.

4- Menor taxa de evasão:

Muitas empresas deixam de investir em EAD por medo de que os beneficiados desistam do curso, e não haja um retorno sobre o investimento. Porém, segundo a ABED, devido a fatores como flexibilidade desse tipo de capacitação e apoio das próprias empresas, a evasão em cursos corporativos é de apenas 3%, se comparado com os cursos autorizados pelo MEC, cujo a evasão chega a quase 12%.

São diversas as opções de cursos à distância e investir em um deles pode ser a melhor solução para que sua empresa tenha funcionários qualificados e capazes de trazer inovação e resultados positivos para o ambiente corporativo. Portanto, compreenda seu público, estabeleça seus objetivos e escolha a melhor tecnologia para aplicar esse modelo de aprendizado em sua empresa.

Gustavo Caetano

Gustavo Caetano é CEO da Samba Tech, que ajuda centenas de empresas a se comunicar melhor com sua audiência por meio de vídeos online. Suas soluções de Educação a Distância, Comunicação Corporativa Transmissão ao Vivo e TV na Internet cuidam de ponta a ponta, desde o momento que o vídeo sai da câmera até ele ser distribuído para qualquer aparelho conectado à internet. Através da tecnologia de streaming, a empresa leva o conteúdo de seus clientes a milhares de pessoas, tornando mais democrático o acesso a uma mensagem de qualidade.

Related Posts
Leave a reply