Passo a Passo para um Roteiro de Vendas Matador

Passo a Passo para um Roteiro de Vendas Matador

Um dos maiores problemas quando falamos de roteiros para equipes de vendas é o quanto essa declaração é mal interpretada.

É comum ouvir de profissionais da área algumas razões para eles não gostarem de roteiros:

  • Eles não funcionam;
  • Eu fico preso ao que está escrito no papel;
  • Meu estilo é mais natural, não preciso de roteiros;
  • Já conheço o processo, produto e mercado, por quê vou seguir o que foi escrito em um pedaço de papel?;

Esses são apenas alguns dos argumentos mais comuns.

E devo dizer que concordo em parte com alguns. :O

Em geral, vendedores experientes, que já estão há um bom tempo na empresa (e como são raros, não é?) mantendo uma alta performance dentro das metas propostas não precisam de um roteiro. Eles já sabem de cor o caminho das pedras.

O roteiro é essencial para treinar novos vendedores, no entanto. Ou para garantir que vendedores que estão com performance inconstante continuem aplicando o processo mais eficaz encontrado pela empresa.

Vamos tirar como base a Outbound Marketing. Nós somos uma empresa onde Marketing e Vendas são parte do nosso DNA, portanto é impossível dizer que não entendemos do que estamos fazendo.

Mesmo assim, até os vendedores mais sêniores ainda utilizam nosso roteiro em todas as calls, afinal ele ajuda a guiar, direcionar e dar uma linha lógica às conversas. Afinal, você é humano, não um robô, e acaba perdendo o rumo ao longo da conversa. É automático que você se lembre do roteiro ideal e saiba qual o caminho que leva ao ouro!

E é por isso que você deve conferir esse infográfico! Quer ir além?

Te recomendo a análise que fiz do Roteiro de Vendas do Lobo de Wall Street, utilizado na Stratton Oakmont durante seus tempos de ouro!

[Infográfico] Passo a Passo para um Roteiro de Vendas Matador

Vinicius Mayrink

Especialista em Outbound Marketing & Sales. Além de atuar como Gerente de Produto, foi responsável por desenhar, implementar e evoluir os processos de Inbound e Outbound da Samba Tech. Selecionado para a primeira turma do SEED com um projeto de plataforma de Ensino Adaptativo para Vendedores, atualmente é Partner e instrutor na Outbound Marketing.

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