Mídias Sociais: 5 Dicas essenciais para usar no mercado B2B

Mídias Sociais: 5 Dicas essenciais para usar no mercado B2B

Quando o assunto é marketing B2B, há uma dúvida que sempre surge na cabeça dos empresários:

  • Será que é possível manter um canal de comunicação assertivo de empresa para empresa utilizando as redes sociais?

Sim, é totalmente possível trabalhar a comunicação B2B nas redes sociais, caso você saiba utilizar os canais de comunicação corretos.

Muitas empresas já começaram a aplicar marketing B2B nas mídias sociais e, estão obtendo resultados bastante expressivos.

Nós, da Digitalents, daremos algumas dicas para que você consiga aplicar técnicas de marketing B2B da maneira correta.

O desafio de aplicar marketing B2B nas mídias sociais

Trabalhar estratégias de mídias sociais no mercado B2B é ainda um grande desafio, principalmente, quando a questão é escolher os canais que melhor se encaixam com o seu público alvo.

Uma pesquisa realizada pelo Social Media Marketing Industry Report que procurou descobrir quais são as melhores plataformas para aplicar o marketing B2B revela números impressionantes:

• 52% dos melhores resultados vem do Facebook;
• 21% é gerado a partir do Linkedin;
• 13% através do Twitter;
• 4% do Youtube;
• 4% do Google Plus;
• 3% do Pinterest;
• 2% do Instagram;

Com relação à expansão de seus negócios, a maioria das empresas consideram o Linkedin como uma canal mais “formal” e ideal para aplicar marketing B2B nas mídias sociais.

Separamos 5 dicas para compor a estratégia da sua empresa nas redes sociais.

Dicas aplicáveis para B2B

O primeiro passo é lembrar que você está fazendo uma conexão com outra empresa, então a forma de engajar, de imprimir autoridade e até o tipo de linguagem precisa ser condizente com esse aspecto, porém isso não quer dizer que precisa ser algo pouco atrativo. É necessário encontrar a forma ideal de fazer o posicionamento de sua marca em cada mídia que resolver atuar. Veja algumas dicas!

#1 – Informação Relevante

Nas mídias sociais, muito provavelmente, nenhuma empresa vai investir tempo em textos enormes, afinal, ele é escasso. Então você precisa criar anúncios, campanhas ou mesmo posts sociais que transmitam a mensagem de forma assertiva.
Textos curtos, com imagens chamativas, que tenham um layout personalizado e que levem a marca de sua empresa, são ideais para quem procura aplicar marketing B2B nas mídias sociais.

#2 – Segmente com objetividade

Nas mídias sociais a segmentação é um dos métodos mais eficientes para atingir seu público alvo no marketing B2C, então no B2B não poderia ser diferente. Se você decidir anunciar, crie campanhas segmentadas e que tenham foco em empresas naquele segmento.

Por exemplo:

Escolha direcionar suas ações de marketing apenas às empresas de marketing digital, ou apenas de publicidade off-line ou, então, apenas de marketing político, e assim por diante.
Dessa maneira, você consegue chamar a atenção com um conteúdo relevante.

#3 – Posicione-se como Autoridade no Assunto

A empresa, precisa se posicionar como autoridade em seu segmento. Valorize e procure sempre divulgar feedback de clientes, cases e dados que comprovem que é uma referência no tipo de serviço que presta.

#4 – Conteúdo é sua melhor arma no B2B em mídias sociais

É o tipo de conteúdo que uma marca posta que vai dizer muito sobre sua essência, sobre o seu posicionamento, sobre os seus valores e até mesmo sobre o seu propósito profissional.
Dê uma atenção especial a esse ponto, escolha as palavras corretas e certifique-se de que não há espaço para duplicidade de entendimento.

#5 – Tenha um objetivo

Definir um objetivo e ter um planejamento é fundamental para alcançar resultados expressivos em sua campanha.
Se o objetivo é captar novos clientes, foque toda sua expertise para conversão!
B2B nas mídias sociais é o futuro, então é necessário que sua marca já esteja pronta para atender essa nova demanda de mercado.

Fique atento às novidades do blog. E se precisar de apoio para criar estratégias e aplicar o marketing B2B em seus negócios, conte conosco, basta entrar em contato!

Até a próxima.

Sandra Turchi

Sandra Turchi é Sócia-diretora da Digitalents (www.digitalents.com.br). Consultora e palestrante sobre Marketing Digital e E-commerce. Professora nos MBAs da FGV, FIA e ESPM, onde coordena cursos na área digital desde 2008. Foi eleita uma das profissionais de marketing mais atuantes nas mídias sociais no mundo, pela SMMagazine, dos EUA. Foi executiva de Marketing por mais de 20 anos, tendo atuado em diversos segmentos. Bacharel em Administração pela USP, pós-graduada pela FGV e MBA pela BSP e Toronto University, cursou também empreendedorismo na Babson de Boston. Autora do livro Estratégias de Marketing Digital e E-commerce, lançado pela editora Atlas e do blog www.sandraturchi.com.br, além de ser articulista de diversos portais.

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