Planejamento Digital: Conheça sua importância

Planejamento Digital: Conheça sua importância

Frequentemente me deparo com pessoas falando sobre “profissionais” que oferecem serviços de Mídias Sociais a baixo custo. Muitas vezes quem contrata não tem ideia que trabalhar no meio digital está além de postagens diárias. A questão envolve vertentes importantes como: planejamento, conteúdo, entrega do serviço e resultados.

Se uma proposta é muito barata, sério, desconfie. É o barato que pode sair caro. Cuidado com propostas mirabolantes no estilo: “Faço dois posts por dia no Facebook, uma arte por dia para o Instagram e edito um vídeo por semana para seu canal no YouTube”. Há até aqueles que preferem comprar seguidores. Isso me faz lembrar de uma antiga expressão que diz “tampar o sol com a peneira”.

Um bom trabalho Digital começa com Planejamento e neste post vou me ater a este tema. Há quem trabalhe apagando incêndios diariamente sem planejamento. Há quem faça lindos planejamentos, mas, na prática, pouca coisa sai do escopo. E há quem sabe trabalhar com planejamento e implementação como ninguém.

Vamos supor que você não se dá muito bem em pesquisar e planejar algo, prefere agir sem analisar. Lembre-se que no meio digital é muito importante fazer a análise da sua marca e da sua concorrência para desenvolver seu planejamento. Vou tentar enumerar aqui algumas práticas que podem ajudar neste processo de pesquisa e planejamento.

  1. Conheça quem é seu público. Você precisa saber se está falando com o público certo. Para quem já assistiu alguma de minhas aulas ou palestras sabem deste caso. Certa vez trabalhei com uma cantora que pensava ter como público adultos. Em uma rápida análise dos canais digitais dela era perceptível que o público dela eram adolescentes! Quando eu disse isso à ela ficou chocada. Mas, como estava em início de carreira, conseguiu readequar as estratégias para falar com o público certo. Como saber quem é seu público? Dicas rápidas: Analise o gráfico da sua Página Facebook, analise o Google Analytics do seu site,Analytics do seu canal no YouTube e ainda por meio de ferramentas como o MLABS que fornecem estas informações de maneira bem simples e fácil de visualizar. Outras maneiras de identificar melhor o seu público são por meio de pesquisas, enquetes, email marketing, etc.
  2. Pesquise sua marca no Google. Pode parecer algo bobo, mas, é extremamente relevante. Pesquise. Veja quais são os temas relacionados à ela no meio digital. Defina parâmetros como: como espera ser conhecido na Internet? O que espera que as pessoas encontrem sobre você quando pesquisarem no buscador?
  3. Conheça bem a sua marca. Você conhece bem a Visão, Missão e Valores da sua marca/instituição? Parece coisa antiga, mas, não é. Quando presto consultorias sempre pergunto sobre isso. E na maioria das vezes, os gestores não sabem responder de uma maneira completa. Se a equipe (ou “eu”quipe) não entende sua missão, como avançar? Com estas informações bem alinhadas fica mais fácil entender que tipo de conteúdo e a mensagem que vai ser produzida para o meio digital.
  4. Entenda quais são suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Existe uma ferramenta de negócio que é excelente para qualquer instituição em qualquer segmento. É a conhecida Análise SWOT, traduzida para o português como FOFA, que é a análise de Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. Tem um arquivo excepcional do SEBRAE que pode te ajudar a organizar melhor estas informações e entender a importância de ter real conhecimento sobre a situação da sua marca.
  5. Converse com seu público. Cansamos de ver marcas e pessoas no meio digital que querem ser meros postadores de conteúdo. Não seja um desses. Realmente dá bastante trabalho abrir um SAC 2.0 ou conversar com as pessoas, mas, é essencial que vejam na sua marca no meio digital um canal de diálogo. Existem vários artigos, cursos, palestras online e ferramentas que podem te ajudar a fazer um bom atendimento online, como este aqui. Não tenha medo de conversar e ser transparente. Marcas como Ponto Frio, Netflix, Coca-cola, Heineken entre tantas outras são queridinhas no meio digital não é por acaso. É porque estão levando para a Internet novas experiências aos Internautas.
  6. Faça Benchmarking. De uma maneira bem simplista, Benchmarking é um processo de análise e comparação das suas práticas e da sua concorrência para melhores resultados. Lembro de quando estava na faculdade e aprendi sobre a expressão:  “quem tem informação tem poder”. De fato, é verdade. O artigo que linkei aqui sobre este tema tem mais de 10 anos. E é tão sensacional entender que ele estava certo, o Benchmarking é uma prática excelente para as marcas também no meio digital. Observe o que sua concorrência está fazendo. Ferramentas como o MLABS te permite acompanhar o crescimento de sua concorrência nas redes sociais, você sabia disso? Aproveite para testar a ferramenta por 30 dias e seja surpreendido (código: mlabsamancio).
  7. Não seja um ferramenteiro, seja um estrategista. Para trabalhar com Mídias Sociais não é preciso de um zilhão de ferramentas, mas sim, das ferramentas certas. Conheço diversos profissionais no meio digital que vivem testando, testando e testando. Sem dúvidas é importante ter boas ferramentas para te ajudar no planejamento, agendamento e acompanhamento das postagens nas redes sociais. Mas, não viva disso. Escolha ferramentas que te atendem bem e prossiga. Atualmente uso algumas ferramentas para: – agendamento e monitoramento para Instagram, Facebook, Linkedin, Twitter e Pinterest: MLABS, Hootsuite e Agora Pulse; – edição de artes digitais: Canva; – encurtamento de links: Bitly; – envio de email: Mailchimp; – produtividade e acompanhamento de tarefas: Trello. Não são muitas ferramentas, mas, tenho me virado muito bem com elas.
  8. Tenha claro quais são os indicadores do seu projeto. Estabeleça parâmetros importantes para análise que mostram se o seu planejamento deu certo ou não. E sim, isso precisa ser estabelecido nesta fase. Em alguns projetos digitais há quem mensure “sucesso” pelo número de curtidas, compartilhamentos, aumento no número de seguidores. Estes podem ser parâmetros válidos, mas, existem outros, como aumento dos acessos em seu site, aumento de vendas em sua loja virtual, aumento de cadastros em sua newsletter, maior reconhecimento de sua marca, maior número de convites para palestras/eventos e por aí vai.
  9. Seja realista. Ao fazer seu planejamento tenha claro: prazos, metas, quem vai realizar cada tarefa e estabeleça quem vai realizar cada uma delas.
  10. Valorize o que você tem em mãos. Em tempos onde ouvimos tanto falar sobre crise, que tal aprender a fazer o melhor com o que você já tem em mãos. Nem sempre é necessário um alto investimento ao fazer um planejamento digital. É possível começar com algo básico e a medida que as coisas vão dando certo, novas análises e readequações são feitas. Por exemplo, pode ser que você não tenha recursos financeiros para investir em publicidade online. Que tal investir algum tempo na produção de bons conteúdos e fortalecer seu trabalho orgânico até conseguir fazer algo mais agressivo?

Uau, que post grande! Mas, não poderia finalizar sem falar sobre isso. Muitas marcas/instituições me procuram pensando que elas não possuem conteúdo suficiente ou interessante para publicar nas Redes Sociais, no blog ou site. E 99,9% das vezes, saio destas reuniões com pelo menos 10 tipos de conteúdo diferentes para postagens que eles já possuem internamente, mas, não enxergavam como relevante. Valorize o que você tem. E claro, se puder, conte com a ajuda de um profissional, de alguém com experiência para te auxiliar neste planejamento, mapeamento, implementação e análise das ações.

E para fechar, uma frase sensacional da Daniela Viek, especialista em Branding: “Você se seguiria?”

Até a próxima!

Elis Amâncio

Elis Amâncio é jornalista especialista em Comunicação Digital, consultora, palestrante e professora de Mídias Sociais. Palestrou sobre Gestão de Conteúdo por Nichos no Social Media Week São Paulo (2015). Já escreveu sobre música gospel para a Rádio UOL e trabalhou na Unidade Digital do Sistema Globo de Rádio (CBN/Rádio Globo), em Belo Horizonte (MG). Aqui no Super Storm fala sobre Comunicação, Mídias Sociais e Marketing Digital.

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