Consultoria: com ela pode influenciar nos resultados do e-commerce?

Consultoria: com ela pode influenciar nos resultados do e-commerce?

Análise do seu negócio digital para destacar-se frente da concorrência e obter uma fatia maior do mercado em que atua. Estes são alguns dos benefícios trazidos por um serviço de consultoria para seu e-commerce.

Nos últimos anos, a internet vem criando um universo totalmente novo e desafiador para os empreendedores. Ao mesmo tempo em que representa oportunidades para a exploração de novos nichos e para a expansão do mercado, ela exige das empresas conhecimento suficiente para encarar esse ambiente.

Uma consultoria voltada ao comércio virtual pode ser dirigida a negócios que:

  • Desejam otimizar o seu tráfego e expandir as visitações;
  • Almejam aumentar os resultados por meio das melhores estratégias de marketing digital;
  • Querem expandir sua performance e utilizar a internet de forma mais eficaz.
  • Estejam iniciando a fase de implantação do e-commerce;

Mas qual o papel de uma consultoria em um e-commerce?

Embora varie de acordo com o momento de cada empresa e suas necessidades, a consultoria em geral envolve:

  • Elaboração e acompanhamento de execução de uma plano de negócio ou plano de marketing digital;
  • Definição das estratégias que atendam aos objetivos da empresa, visando sempre um melhor posicionamento e oaumento das taxas de conversão;
  • Análise da situação atual da empresa diante do mercado digital;
  • Recomendação e acompanhamento de estratégias digitais, como: e-mail marketing, presença em redes sociais,otimização de site (SEO), anúncios são alguns exemplos.

Diante dessa explosão tecnológica, uma consultoria voltada para o e-commerce passa a prestar serviços:

Planejamento

Este é o primeiro passo: o planejamento. Uma consultoria levantará a estrutura do mercado da empresa e, após listar as informações contidas no site atualmente disponível, avaliará a presença mercadológica, taxa de conversão, palavras-chave, perfil do cliente que visita, estrutura de produtos e serviços disponibilizados, entre outros.

Algumas ferramentas nesta etapa são utilizadas para analisar o negócio digital em várias dimensões, o que possibilita que o processo decisório seja mais certeiro em termos de layout, foco, desempenho e estrutura. Entre eles, está a Análise S.W.O.T, que permitem avaliar a raiz do seu negócio com as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças. Modificações que venham a ocorrer nesta área podem impactar diretamente na interface da sua loja virtual.

Planejamento para e-commerce e social e-commerce

Na sequência do planejamento, a consultoria irá traçar uma linha de comunicação que interligue o seu e-commerce àsredes sociais da empresa. Com isso, será possível visualizar quais são os melhores meios de comunicação para a divulgação de produtos e/ou serviços da empresa.

Os sistemas facilitam todo este processo, já que possibilitam agendar a publicação de posts em várias redes sociais, monitorar as estatísticas de acesso e verificar qual o comportamento e interesse do seu público, fazendo com que este também falem a favor da marca.

Estratégias de marketing de Busca e Otimização (SEO, SEM, entre outros)

Considerada uma ferramenta de marketing digital muito importante para os resultados de uma loja virtual, o SEO (Search Engine Optimization) tem o poder de tornar o e-commerce mais relevante para o público-alvo, permitindo que seja encontrado com maior facilidade em sites de buscas como o Google. Para a loja virtual, as vantagens são inúmeras:

  • Bom posicionamento: conteúdos desenvolvidos com palavras-chave relevantes podem ajudar muito no aumento da importância do seu e-commerce na internet;
  • Aumento da taxa de conversão: bons conteúdos e um site bem estruturado farão a diferença;
  • Visual mais agradável e intuitivo: sites desorganizados e sem uma estrutura visual bem definida aumentam a dispersão de potenciais clientes. Imagens, textos e links são alguns itens que merecem atenção no seu e-commerce.

Resultados alcançados de uma consultoria em seu e-commerce

  • Montagem de um site ou loja virtual eficaz em relação aos objetivos estabelecidos;
  • Início de atividades em nicho de mercado promissor, em um menor tempo de implantação e com menor custo.
  • Melhoria contínua da performance do site;
  • Geração de know-how e conhecimento das melhores práticas na loja virtual, com base na gestão para a elaboração de um planejamento específico;
  • Melhoria na exposição e reconhecimento da empresa;
  • Aumento da taxa de conversão, nas visitações e faturamento da loja virtual;

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