Consultoria: com ela pode influenciar nos resultados do e-commerce?

Consultoria: com ela pode influenciar nos resultados do e-commerce?

Análise do seu negócio digital para destacar-se frente da concorrência e obter uma fatia maior do mercado em que atua. Estes são alguns dos benefícios trazidos por um serviço de consultoria para seu e-commerce.

Nos últimos anos, a internet vem criando um universo totalmente novo e desafiador para os empreendedores. Ao mesmo tempo em que representa oportunidades para a exploração de novos nichos e para a expansão do mercado, ela exige das empresas conhecimento suficiente para encarar esse ambiente.

Uma consultoria voltada ao comércio virtual pode ser dirigida a negócios que:

  • Desejam otimizar o seu tráfego e expandir as visitações;
  • Almejam aumentar os resultados por meio das melhores estratégias de marketing digital;
  • Querem expandir sua performance e utilizar a internet de forma mais eficaz.
  • Estejam iniciando a fase de implantação do e-commerce;

Mas qual o papel de uma consultoria em um e-commerce?

Embora varie de acordo com o momento de cada empresa e suas necessidades, a consultoria em geral envolve:

  • Elaboração e acompanhamento de execução de uma plano de negócio ou plano de marketing digital;
  • Definição das estratégias que atendam aos objetivos da empresa, visando sempre um melhor posicionamento e oaumento das taxas de conversão;
  • Análise da situação atual da empresa diante do mercado digital;
  • Recomendação e acompanhamento de estratégias digitais, como: e-mail marketing, presença em redes sociais,otimização de site (SEO), anúncios são alguns exemplos.

Diante dessa explosão tecnológica, uma consultoria voltada para o e-commerce passa a prestar serviços:

Planejamento

Este é o primeiro passo: o planejamento. Uma consultoria levantará a estrutura do mercado da empresa e, após listar as informações contidas no site atualmente disponível, avaliará a presença mercadológica, taxa de conversão, palavras-chave, perfil do cliente que visita, estrutura de produtos e serviços disponibilizados, entre outros.

Algumas ferramentas nesta etapa são utilizadas para analisar o negócio digital em várias dimensões, o que possibilita que o processo decisório seja mais certeiro em termos de layout, foco, desempenho e estrutura. Entre eles, está a Análise S.W.O.T, que permitem avaliar a raiz do seu negócio com as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças. Modificações que venham a ocorrer nesta área podem impactar diretamente na interface da sua loja virtual.

Planejamento para e-commerce e social e-commerce

Na sequência do planejamento, a consultoria irá traçar uma linha de comunicação que interligue o seu e-commerce àsredes sociais da empresa. Com isso, será possível visualizar quais são os melhores meios de comunicação para a divulgação de produtos e/ou serviços da empresa.

Os sistemas facilitam todo este processo, já que possibilitam agendar a publicação de posts em várias redes sociais, monitorar as estatísticas de acesso e verificar qual o comportamento e interesse do seu público, fazendo com que este também falem a favor da marca.

Estratégias de marketing de Busca e Otimização (SEO, SEM, entre outros)

Considerada uma ferramenta de marketing digital muito importante para os resultados de uma loja virtual, o SEO (Search Engine Optimization) tem o poder de tornar o e-commerce mais relevante para o público-alvo, permitindo que seja encontrado com maior facilidade em sites de buscas como o Google. Para a loja virtual, as vantagens são inúmeras:

  • Bom posicionamento: conteúdos desenvolvidos com palavras-chave relevantes podem ajudar muito no aumento da importância do seu e-commerce na internet;
  • Aumento da taxa de conversão: bons conteúdos e um site bem estruturado farão a diferença;
  • Visual mais agradável e intuitivo: sites desorganizados e sem uma estrutura visual bem definida aumentam a dispersão de potenciais clientes. Imagens, textos e links são alguns itens que merecem atenção no seu e-commerce.

Resultados alcançados de uma consultoria em seu e-commerce

  • Montagem de um site ou loja virtual eficaz em relação aos objetivos estabelecidos;
  • Início de atividades em nicho de mercado promissor, em um menor tempo de implantação e com menor custo.
  • Melhoria contínua da performance do site;
  • Geração de know-how e conhecimento das melhores práticas na loja virtual, com base na gestão para a elaboração de um planejamento específico;
  • Melhoria na exposição e reconhecimento da empresa;
  • Aumento da taxa de conversão, nas visitações e faturamento da loja virtual;

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Sandra Turchi

Sandra Turchi é Sócia-diretora da Digitalents (www.digitalents.com.br). Consultora e palestrante sobre Marketing Digital e E-commerce. Professora nos MBAs da FGV, FIA e ESPM, onde coordena cursos na área digital desde 2008. Foi eleita uma das profissionais de marketing mais atuantes nas mídias sociais no mundo, pela SMMagazine, dos EUA. Foi executiva de Marketing por mais de 20 anos, tendo atuado em diversos segmentos. Bacharel em Administração pela USP, pós-graduada pela FGV e MBA pela BSP e Toronto University, cursou também empreendedorismo na Babson de Boston. Autora do livro Estratégias de Marketing Digital e E-commerce, lançado pela editora Atlas e do blog www.sandraturchi.com.br, além de ser articulista de diversos portais.

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