Saiba o que está rolando para fazer o papo com o cliente rolar

Saiba o que está rolando para fazer o papo com o cliente rolar

Quantas pessoas você conheceu na vida com o dom de tornar uma simples conversa em um momento inesquecível? Pouca gente tem essa habilidade. E já que é quase impossível imitar carisma, especialmente se nosso objetivo é encantar nossos clientes no mundo Digital, pelo menos podemos arriscar algumas ideias para tornar o contato com fãs e seguidores nas Mídias Sociais algo prazeroso. E uma delas é saber o que está rolando no universo do consumidor para pegar os ganchos certos e fazer rolar um papo com ele.

Universo do consumidor é o que ele escuta no rádio, sobre o que ele conversa em casa e com os amigos, o que ele anda assistindo na TV, o que o preocupa e o que o diverte. E como saber isso? Antigamente era preciso se basear em pesquisas de comportamento do consumidor. Hoje, além das pesquisas, as marcas podem se basear na atuação do público on-line. Os assuntos que viralizam e alcançam os trend topics dão ótimos indícios do que chama a atenção das pessoas.

Com essa observação em dia, o raio-x do cliente traçado, hora de partir para o ataque. Significa que é hora de começar a conversar com ele exatamente sobre os assuntos que o interessam. De forma leve, despretensiosa, como agem as pessoas com carisma – aquelas da abertura deste artigo.  

Os fãs e seguidores das marcas adoram saber que a empresa gosta e se interessa pelo que eles gostam e se interessam. Uma medida que gera engajamento do público é trazer para as páginas e perfis oficiais da marca os assuntos que estão rolando na mídia e no dia a dia do público naquele momento. Parece fácil, mas não é, tanto que há poucas marcas fazendo isso… e bem! Elas postam o tema e depois instigam, nos comentários, o diálogo com o público. As pessoas vão sentindo vontade de continuar o debate porque a marca lança tópicos inteligentes para gerar, no mesmo post, novas interações.

Quer exemplos? Você já sabe que seu público-alvo valoriza produtos e práticas corporativas sustentáveis. Aproveite que em dezembro haverá a Conferência do Clima em Paris e comece a se informar sobre o assunto, criando postagens que tenham a ver como que será discutido lá. Coloque sempre uma pergunta no post mostrando que, além da sua marca estar antenada com o tema, também se preocupa com a opinião do público.

Você comercializa produtos esportivos? Então esteja por dentro das competições mais importantes no Brasil e no exterior, traga curiosidades, pergunte se os internautas concordaram com resultados de partidas, e abuse do bom humor, sempre tomando cuidado para não favorecer torcida nem time algum. Seu produto tem a ver com culinária? Aproveite que na televisão está passando um reality show para eleger os melhores cozinheiros do país e faça comentários sobre o último episódio veiculado pela TV, elogiando a simpatia de um dos chefs ou candidatos, ou comentando sobre a escolha errada de um ingrediente.

Essas são idéias que ajudam a mostrar que sua marca fala a língua do seu público. Fórmula mágica não existe, mas com boa vontade podemos tentar. Observe o que as marcas bem sucedidas nesse quesito estão fazendo… e boa sorte!

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