Como o Endomarketing pode ajudar a liderança

Como o Endomarketing pode ajudar a liderança

Liderança e endomarketing são dois pontos muito importantes para o sucesso de uma organização. A capacidade de liderar é, provavelmente, uma das habilidades mais valiosas que existem.

Líderes que contagiam e engajam a sua equipe conseguem grandes resultados, desde a maior eficiência nas atividades cotidianas até para fazer o atendimento ao cliente. Afinal, empresas são formadas por pessoas, e os resultados dependem dos feitos de cada um.

Já o Endomarketing é uma ciência composta de técnicas com o foco no engajamento do colaborador. É, um tipo de marketing para o público interno da empresa.

Com funcionários engajados a empresa a ter grandes resultados. De acordo com a consultoria Towers Watson, colaboradores motivados aumentam em até 30% dos lucros da empresa.

Como o Endomarketing pode ser fundamental para o crescimento das empresas, saiba como o papel que o líder desempenha nessa estratégia.

Boa gestão e liderança

Toda equipe é influenciada pela sua liderança. E para a empresa chegar ao sucesso é necessário que esse líder tenha uma grande capacidade de gestão.

Portanto, um bom líder precisa ter características como:

  • Empatia com seus colaboradores;
  • Dê abertura para a equipe opinar e dar feedbacks sobre o trabalho;
  • Se comprometa com o desenvolvimento dos funcionários;  
  • Seja um exemplo e autoridade técnica e moral para seus liderados.

Ou seja, para que uma equipe tenha resultados positivos é necessário engajar seus colaboradores. E neste ponto, estratégias como o endomarketing pode ajudar o líder nesse objetivo.

Liderança e Endomarketing

Endomarketing consiste em ações que visam o engajamento do colaborador para que ele “compre a ideia” da companhia, que se sinta parte dela e que goste de trabalhar.

Com essa estratégia que ajuda a motivar a equipe, a liderança precisa conhecer Endomarketing para ter uma melhor liderança com exemplos como:

Boa comunicação

Demonstre o que a liderança espera de cada integrante da equipe e saiba ouvir o que os seus colaboradores têm a falar.

A boa comunicação deve ser bidirecional, envolvendo líder e liderado para alcançar resultados melhores.

Compartilhe os resultados com a equipe

Comunique os resultados da empresa, demonstra os dados sobre o que precisa melhorar no trabalho e mostre cases de sucesso para deixar a sua equipe mais motivada a cumprir as tarefas.

Dessa forma, todos os funcionários se sentirão responsáveis pelo desempenho da companhia e vão trabalhar duro para alcançar os resultados.

Mostre os seus objetivos

Uma das melhores maneiras de liderar é mostrar a equipe onde quer chegar e motivá-los para que todos estejam no mesmo objetivo, focados para o melhor desempenho da equipe.

Adote Endomarketing para sua empresa

O Endomarketing é uma estratégia de marketing interno com intuito de motivar e engajar os funcionários da empresa.

Essa estratégia pode ser uma ferramenta poderosa para auxiliar a liderança a exercer sua função na companhia.

Mantendo uma boa comunicação com a equipe o líder consegue fazer com que os funcionários trabalhem como equipe e abre espaço para a opinião dos liderados.

Já o compartilhamento dos resultados da equipe é um ponto importante para mostrar que os funcionários são parte importante da empresa. Portanto, informe aos funcionários sobre os pontos positivos, negativos e indique as soluções do problema com cases de sucesso.

E com a liderança mostrando seus objetivos, é possível a equipe saber onde a empresa quer chegar. Dessa forma, o líder pode motivá-los a alcançar as metas e aumentar faturamento de uma empresa.

Com esses passos a empresa terá uma equipe motivada e engajada para a empresa alcançar o sucesso.

Esse artigo foi escrito por Mateus Portela, redator do Soluções Industriais.

superstorm

Related Posts
Leave a reply