Alteração do Algoritmo Google Mobile 2015

Alteração do Algoritmo Google Mobile 2015

Todo ano o Google realiza mudanças em seu algoritmo de busca visando tornar cada vez mais eficiente os resultados na busca orgânica. Para 2015 a grande mudança anunciada é para os sites que não são mobile, ou seja, que não conseguem exibir conteúdo em celular, smartphone e tablet.

Essa mudança do novo algoritmo do google 2015 mobile vem sendo chamada pelos especialistas em SEO como “mobilegeddon”, onde segundo o Google, haverá duas grandes novidades “que ajudarão os usuários a encontrar mais conteúdo de sites mobile”:

1° Mais sites mobile nos resultados de busca;
2° Mais conteúdo de aplicativos nos resultados de busca;

A primeira novidade ocorreu no dia 21 de abril de 2015.

Posicionamento do Google – novo algoritmo do Google 2015

“A partir de 21 de abril, estaremos expandindo o uso de recursos mobile-friendly como sinal de ranqueamento. Esta mudança irá afetar as buscas em dispositivos móveis em todos os idiomas e países, impactando significativamente os resultados de busca”

“Quando se fala em buscas em dispositivos móveis, os usuários passarão a receber resultados relevantes e oportunos, não importando se a informação está em um site mobile-friendly ou em um aplicativo.”

O que muda?

A grande mudança são os resultados exibidos, quando você buscar pelo celular retornará um resultado ainda mais unificado, relevante e preciso de sites e aplicativos mobile.

Basicamente temos que se o seu site não for “mobile friendly” ou responsivo, há uma forte probabilidade do seu site ser penalizado e você não ser exibido nos resultados de busca do Google.

Alteração do algoritmo Google mobile 2015

O que preciso fazer para corrigir isso? Criar um app? Ter um site responsivo?

Vai depender da capacidade de investimentos que a empresa possui, assim como os canais utilizados para sua comunicação digital. A minha orientação é que um site responsivo – um site para vários dispositivos – é a melhor solução para uma versão mobile do site. Quem reforça essa orientação é o próprio Google.

Já em relação aos apps, se sua empresa já possui um, essa “unificação” dos resultados de busca pode ser feita pelo próprio administrador do app.

Para os clientes OTIMIZE nada muda, afinal todo site desenvolvido por nós já é otimizado e responsivo desde 2012.

Como verifico se meu site será afetado?

Separei aqui 3 ferramentas para você analisar:

1. Analisar o site usando o próprio teste do Google Mobile Friendly:
https://www.google.com/webmasters/tools/mobile-friendly/

2. Analisar o site usando o teste de velocidade do Google:
https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/

3. Ter o Google Webmaster Tools instalado e analisar quaisquer erros de usabilidade móvel:
https://www.google.com/webmasters/tools/mobile-usability

Conclusão do novo algoritmo do google 2015

Não basta apenas ter um site responsivo ou um app habilitado para indexação na busca. SEO (Otimização de Sites) é muito mais abrangente.
Se você quer saber se seu site está otimizado, responsivo ou o que pode ser melhorado, entre em contato conosco e solicite uma “análise gratuita” do seu site.

Cesar Marcondes

César Marcondes é especialista em Marketing Digital para Pequenas e Médias Empresas com graduação em Engenharia de Computação. Profissional certificado Google AdWords desde 2012, diretor da OTIMIZE (www.agenciaotimize.com.br), Empreteco, membro do NJE (Núcleo de Jovens Empreendedores) ACIRP e CIESP e membro do Startups Rio Preto, comunidade das startups de São José do Rio Preto, SP e região. Leitor de livros de gestão, inovação e startups, onde aplica em sua empresa, em clientes e compartilha conhecimento através de palestras.

Related Posts
Leave a reply