Saiba como investir em marketing digital

Saiba como investir em marketing digital

Investir em marketing digital não é uma tarefa simples, é preciso entender o momento que sua empresa está passando, quem são os compradores ideais do seu produto ou serviço, onde esses potenciais clientes estão presentes, quais são as maiores dúvidas de quem já é um cliente da sua empresa e qual o maior desafio da sua empresa no mercado digital.

As pessoas estão cada vez mais conectadas, bem próximas de tudo a qualquer momento do dia. Quando você está com dúvida em algo, onde é o primeiro lugar que busca? Se eu estiver certo, posso dizer que é no Google. Depois que você encontra o que procura nos resultados de pesquisa o próximo passo é clicar no link do site, e se o site não for adaptado às telinhas menores como as de smartphones e tablets, e além disso, demorar pra carregar, o que você faz? Provavelmente volta para a página de pesquisas do Google até encontrar um site que solucione o seu problema de maneira rápida e eficiente.

É com esse mesmo pensamento que você deve pensar me investir em marketing digital. Não pense que o marketing digital é apenas uma ação que você vai fazer por apenas 1, 2 ou 3 meses e depois parar. O investimento em marketing digital deve ser elaborado estrategicamente em etapas de curto, médio e longo prazo. Além disso, deve ser um trabalho constante dentro da sua empresa.

Exemplos rápidos:

Curto prazo

Se sua empresa está precisando a curto prazo gerar tráfego e converter esses visitantes em leads, a ação inicial que deve ser aplicada é a compra de mídia paga, as mídias mais conhecidas e praticadas nos dia de hoje são o Google Adwords (Links Patrocinados) e Facebook Ads.

Médio prazo

Posicionamento em resultados de pesquisa no Google, que chamamos de SEO (Search Engine Optimization) é um trabalho de médio prazo e dependendo da concorrência de palavras-chave também será trabalhado a longo prazo.

Qual tipo de estratégia trabalhar nesse momento? É totalmente indicado o trabalho de marketing de conteúdo (produção de conteúdo com estratégia de SEO). O primeiro passo é criar um blog para sua empresa e dentro dele inserir conteúdos divididos nas etapas da jornada de compra: Consciência, consideração e decisão.

Lembre-se que SEO não é apenas otimizar uma página do seu site, inserir uma palavra-chave, deixar em negrito, alterar a meta description. Isso ficou no passado. O SEO já ultrapassou esta etapa e hoje a produção de conteúdo e material rico é o maior aliado dessa estratégia.

Aproveite para conhecer o nosso serviço, com uma metodologia própria: O Adaptive SEO.

Longo prazo

Muitos gestores e diretores neste momento, podem pensar que um trabalho a longo prazo vai ser um custo e não um investimento. Muito pelo contrário, todo projeto que é trabalhado com um processo maior tende a dar um resultado muito mais duradouro, com um ROI otimizado e também um custo de aquisição de um cliente com uma taxa menor.

Hoje, o maior exemplo de estratégias a longo prazo é o Inbound Marketing. A metodologia do inbound integra as campanhas de mídias pagas (curto prazo), SEO e marketing de conteúdo (médio prazo) e uma série de outras estratégias como: Geração, conversão e nutrição de leads, lead tracking, lead scoring, campanhas de e-mail marketing, fluxos de automação, criação de landing pages (páginas de conversão), CRM, pós-vendas, entre outros.

Se você deseja otimizar e aumentar a produtividade do seu time de marketing, entregar os leads com maior chance de fechamento para a equipe de vendas, o inbound marketing é ideal para o momento da sua empresa.

Razões para investir em marketing digital

  1. É mensurável.
  2. Tudo que você pode medir, você pode melhorar.
  3. Controle suas ações.
  4. O custo de investimento é menor, em relação as campanhas tradicionais (off line) de marketing.
  5. Gaste tempo planejando, estruturando e colhendo frutos.
  6. Seus concorrentes também estão investindo em marketing digital
  7. É possível se preparar para o futuro, investir em um momento ruim é um caminho certo para capitalizar em momentos bons.
  8. Esteja onde os seus clientes estão procurando. Se você estiver lá, seu ciclo de vendas vai se tornar naturalmente mais curto.

Estatísticas que farão você parar para pensar e investir em marketing digital

  1. 89 milhões de brasileiros estão no Facebook, segundo a eMarketer. É o terceiro maior mercado do mundo, depois de Estados Unidos e Índia.
  2. 74% dos usuários brasileiros pesquisam na internet sobre os produtos antes de comprá-los offline, segundo pesquisa da comScore.
  3. Mais de 93% dos profissionais de marketing B2B utilizam o marketing de conteúdo.
  4. A produção de conteúdo para blog leva ainda a um volume 434% maior de páginas indexadas por mecanismos de busca (Google, Bing, Yahoo) e gera 126% a mais de leads.
  5. Entre 57% e 70% de uma decisão de compra no B2B é definida antes mesmo do consumidor entrar em contato com o fornecedor.
  6. 93% dos processos de compra começam com uma busca no Google
  7. Empresas que aumentaram as postagens de seus blogs de 3-5 vezes por mês para 6-8 vezes por mês, duplicaram a geração de leads.
  8. Ao menos 70% das empresas no Brasil já utilizam Marketing de Conteúdo.
  9. Inbound marketing gasta 62% menos em cada lead gerado do que o marketing tradicional.
  10. 75% das empresas B2B, B2C e organizações sem fins lucrativos de todo o mundo adotam o Inbound Marketing como abordagem de marketing.

Agora que você já sabe como investir em marketing digital, convido você a falar com um de nossos consultores especializados e receber um diagnóstico de presença online da sua empresa.

Este artigo foi originalmente produzido pela WSI Mais Digital. Você pode conferir o conteúdo original no link abaixo: Como investir em marketing digital.

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