Você que trabalha com marketing digital, ou de fato é curioso sobre algumas técnicas de marketing de conteúdo já deve ter ouvido falar em white papers.
Agora o que de fato é white paper? São utilizados para ajudar as pessoas na tomada de decisão e também para educar leitores. Os white papers também podem ser confundidos com os famosos e-books.
Semelhanças entre E-books e White Papers
- Desenvolvidos para educar o usuário, sobre um produto ou serviço
- Os dois são produtos reconhecidos no meio do Marketing de Conteúdo
- São considerados produtos com uma audiência específica
- Ajudam o posicionamento no mercado com fator referencial
- White Paper e os E-books tem foco na criação de oportunidades e também na resolução de problemas
Agora que você já conhece a semelhança entre eles, vamos saber 5 particularidades de cada um.
White Papers
- São longos e lineares
- Mais texto do que gráficos
- Possuem de 5 a 12 páginas
- Próximo ao tom acadêmico
- Baseado em pesquisas de dados
E-books
- Feito em formatos especiais para as tendências do mercado
- Possuí gráficos, imagens e textos
- Menos formal do que os white papers, com uma interação maior com o conteúdo, incluindo links e outras mídias
- Pode ter até 200 páginas
- Formatado em blocos de textos
Uma boa parte dos profissionais do mercado acreditam que os white papers são engessados, autoritários e entendiante. A maioria preferem utilizar o e-book para atrair os usuários com um conteúdo mais atraente e com um tom menos informal, com uma linguagem simples e de fácil entendimento.
Pra ser sincero não existe um melhor ou pior neste quesito, depende muito do seu público, das oportunidades, do seu produto, divulgação e conteúdo.
Simplificando…
Quer engajar o público? Crie E-books.
Quer evidenciar sua expertise? Crie White Papers.
Para concluir, utilize o método que acredita ser mais eficiente para seu público-alvo. Pense bem antes de escolher.