Marketing de conteúdo: Conheça as dificuldades da operação

Marketing de conteúdo: Conheça as dificuldades da operação

O Inbound Marketing tem mudado o cenário mundial da publicidade. Conforme mais e mais pessoas passam tempo na internet e no mobile, deixando de lado meios tidos como “tradicionais” (por tradicionais, entende-se televisão, rádio, impressos, etc), e conforme essas mesmas pessoas têm se mostradas cansadas com o modelo antigo e invasivo de publicidade, anunciantes do mundo inteiro estão procurando novas formas de impactar o seu público.

Por conta disso, agências estão usando do Inbound Marketing e de suas técnicas para ajudar empresas a aproximarem-se de seus prospects e clientes sob uma nova perspectiva.

Com essa nova realidade, tem se popularizado o marketing de conteúdo. Sua premissa é uma das bases do Inbound Marketing, já que valoriza a produção de conteúdo relevante e de qualidade, contendo informações de fato interessantes para o público almejado.

Quem está sendo responsável por executar esse trabalho são as agências de publicidades, já que elas contam com profissionais capacitados para a para a produção de conteúdos para marcas.

Essa dinâmica, contudo, pode ter seus lados negativos. O desenvolvimento de estratégias de marketing de conteúdo prevê a produção constante de novas publicações (sendo que a frequência sofre variações de acordo com o setor, a empresa e o público), com intuito de manter os leitores (e possíveis clientes) abastecidos com bom conteúdo, além de colocar a empresa em evidência para a captação de novos leads.

Por conta disso, a troca de informação entre agência e cliente tem poucas pausas e o volume de mensagens e arquivos pode ser grande. Nesse momento os problemas começam a acontecer.

E-mails

A troca de e-mails pode se tornar extremamente confusa. Acompanhar conversas referentes a diversos assuntos e conteúdos é uma tarefa difícil quando a quantidade de e-mails é grande semanalmente.

Além disso, pode haver conflito com a forma de organizar os assuntos dos e-mails, algo que pode fazer supérfluo, mas que faz diferença para algumas agências e empresas, que precisam ter todos os seus e-mails bem categorizados.

Arquivos

Problemas organizacionais podem afetar também a troca de arquivos, já que pode haver um choque quanto à cultura de padronização de formatos de arquivo, bem como de seus nomes.

Além disso, caso os profissionais envolvidos não se lembrem sempre de salvar todos os arquivos em pastas pré-determinadas, é muito fácil para que arquivos sejam perdidos e depois seja necessário perder tempo passando e-mail por e-mail para encontrá-los.

Pensando nesses problemas, é importante que você crie processos no seu planejamento de Marketing de Conteúdo. Pode ser usando as ferramentas que você tem hoje como, por exemplo, uma planilha que o ajude a visualizar toda a produção de conteúdo do próximo mês.

Ferramentas como o SIM – Sistema de Inbound Marketing – que reúne sua agenda de conteúdo para blog e redes sociais pode ajudá-lo a otimizar seu tempo e organizar suas atividades.

Onde ficam disponíveis para aprovação interna e, posteriormente, para a aprovação do cliente. Não há necessidade de fazer nenhum tipo de troca de arquivo, e as conversas podem ser feitas pela seção de comentários, dispensando a necessidade de enviar e-mails.

E para você, quais são suas principais dificuldades na operação? Deixe nos comentários e vamos continuar esta conversa.

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