Criando um calendário editorial para seu marketing de conteúdo

Criando um calendário editorial para seu marketing de conteúdo

Muita gente tem dificuldade em se organizar com as datas das publicações e você utilizar um calendário editorial é uma forma de simplificar o gerenciamento dos seus posts e da publicação do seu conteúdo.

Para exemplificar, vamos nos basear em um blog que tinha a publicação de vários tipos de conteúdos variados.

Imagine que neste blog temos publicações variadas, como inforgráficos, frases, resumos de livros, de vídeos e em determinado dia da semana, um post específico e temático.

Sendo este um site institucional, ele pode variar o tipo de conteúdo, mas sem jamais perder a mão e o foco na produção de conteúdo de qualidade.

Como criar seu calendário editorial para marketing de conteúdo?

Geralmente usamos o calendário editorial dividido em períodos específicos. No geral, usamos as datas de domingo a sábado como referência. Mas aqui, vale a forma como você consegue se organizar melhor.

O ideal no calendário editorial é que exista uma regra fixa de como o conteúdo será publicado.

Por exemplo, imagine um blog institucional que gera conteúdo para um nicho mais amplo, como moda, por exemplo.

Podemos criar dias específicos para cada tipo de publicação. Veja como ficaria neste caso, um exemplo de calendário editorial semanal:

  • Segunda feira: um post com dicas para determinado tipo de público (adolescentes, por exemplo).

  •  Terça-feira: Um post mais denso, com mais palavras e mais imagens. Geralmente falando de dicas mais amplas, como por exemplo, formas de combinar uma determinada calça ou blusa.

  • Quarta-feira: um vídeo com dicas diretas, falando de diferentes looks.

  • Quinta-feira: Análise de diferentes looks e de que forma podemos melhorar cada um deles.
  • Sexta-feira: um vídeo com dicas para o final de semana, falando de looks e formas de combinações.

  • Final de semana: conteúdo mais leve, com humor e de fácil consumo.

Repare que neste caso, em empresas mais abrangentes, conseguimos usar um calendário editorial mais simples de ser feito.

O problema é que nem sempre isso é possível. Há empresas que não tem um mercado tão amplo. Nestes casos, no geral, indicasse a utilização de um calendário mensal.

Para estes casos, o ideal é trabalhar pensando na estratégia como um todo. Desde a questão das palavras-chave, para ranquear melhor nos buscadores, até os pontos mais estratégicos, da forma como o marketing de conteúdo irá resolver os problemas dos clientes.

Veja agora, a importância de ter um calendário editorial!

Por que você precisa de um calendário editorial para seu marketing de conteúdo?

A resposta é bem simples: para ter mais sucesso! Imagine que você tem uma pessoa específica para criar seu conteúdo. Ela terá um direcionamento e saberá como produzir o conteúdo da melhor forma. Isso por que o contexto será criado da melhor forma possível e será mais fácil direcionar o conteúdo com um bom calendário editorial.

Já se você terceiriza a produção com uma agência de conteúdo, isso fará o controle de forma mais fácil e também o “desenhar” da estratégia. Na verdade, quem terceiriza com agências, pode pedir para ela mesmo criar o calendário!

O calendário editorial no marketing de conteúdo é uma peça fundamental para o sucesso da estratégia de sua empresa. Não deixe ele de lado.

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