Conteúdo: Como atrair e conquistar clientes na internet?

Conteúdo: Como atrair e conquistar clientes na internet?

Para não ficarem ultrapassadas, as empresas estão sendo pressionadas a migrar ou estender seus processos para o mercado digital. Essa pressão é natural, reflexo da própria evolução tecnológica. O problema é que mesmo correndo para acompanhar os avanços, muitas organizações ainda não estão obtendo resultados satisfatórios, ou seja, não estão conseguindo atrair e conquistar clientes de forma eficaz.

Isso se deve ao fato de estarem ignorando o essencial em uma estratégia de marketing digital: o conteúdo. Se você quer saber exatamente sobre o que estou falando, passeie pelas próximas linhas e aprenda a conquistar clientes para sua marca de forma eficiente!

#1. Descubra quem é o seu público

Antes de qualquer ação, você precisa entender quem é o seu consumidor. Quanto mais você souber sobre o seu público-alvo, mais fácil será para você atrair clientes. No marketing utilizamos uma estratégia essencial para definir o público: a Buyer Persona. Através dela, cria-se um “personagem” que representa o cliente ideal da empresa.

Isso é feito com base nos dados e informações que você possui. A ideia é criar um documento o mais detalhado possível sobre quem é a persona. Elementos que podem ser usados: idade, sexo, profissão, onde mora, se tem ou não filhos, como é o seu ambiente familiar, como é sua casa, seu trabalho, quais as suas dores (problemas), aspirações, etc.

O Superstorm tem uma ferramenta gratuita para te ajudar com isso, veja aqui!

#2. Decida solucionar os problemas dele

Milhões de pessoas estão todos os dias na internet procurando por informações que as ajudem a resolver seus problemas. Inclusive sobre o ramo que você atua. Você precisa começar a pensar agora sobre quais problemas o seu público enfrenta e analisar como o seu produto ou serviço pode ajudá-la a solucionar isso.

Isso vai te dar base para se comunicar com ele, e é aqui exatamente que o conteúdo entra. Você deve criar e publicar conteúdos que ajudem seus futuros clientes a se livrarem dos problemas. E mesmo que estes conteúdos não ofereçam “a cura“, que pelo menos possam promover um “alívio imediato”.

A explicação é simples: Quando você ajuda o público com informações úteis e relevantes gratuitamente, além e atrai-lo, você faz com ele automaticamente crie conexão com sua marca e fique mais propenso a fazer negócios com você no futuro.

#3. Otimize o seu conteúdo

Para fazer com que seus conteúdos atraiam a atenção do seu potencial cliente, é preciso cuidar que eles sejam percebidos pelos motores de busca, como o Google. Essa é a essência da otimização, o SEO. É ele o responsável por tornar o seu site acessível aos visitantes. O básico é fazer uma busca de palavras-chaves relacionadas ao seu nicho de mercado e as soluções que você oferece e incluir estes termos nos conteúdos.

Para isso é necessário “entrar na mente” do potencial cliente e analisar como ele procuraria pelo que você faz. O próprio Google disponibiliza ferramentas para te ajudar com isso, como o Google Trends e o Keyword Planner. Logicamente que isso é só uma parte, o ideal é que você consulte um especialista em marketing digital.

#4. “Tudo com conteúdo”

Além de atrair clientes para o seu site, seu conteúdo tem uma função de criar um vínculo forte com eles. A partir do momento que você propõe soluções, mais chances terá dele se conectar à sua empresa. Uma vez conectado, você precisa construir um relacionamento e lavá-lo até à venda.

Importante destacar que você precisa manter a recorrência de publicações, mostrando aos motores de busca, aos internautas e a estes potenciais clientes que seu canal (site, blog ou rede social) está sempre atualizado.  Imprescindível também se valer de táticas de conversão para tornar os visitantes do seu site em leads (contatos qualificados).

Comece agora…

O marketing de conteúdo tem sido colocado em prática nos mais diversos segmentos do mercado. Se você ainda não o utiliza, está perdendo tempo (e dinheiro). Não ignore a inovação, faça conteúdo para atrair e conquistar muitos clientes a internet. Caso você não tenha tempo, nem muita afinidade para escrever seus conteúdos, terceirize este serviço com um profissional especialista.

Lembrando que também que o marketing de conteúdo é a única estratégia que cobre todas as etapas do marketing na internet. Hoje focamos na atração e na conquista. Nos próximos posts, vamos falar de como você pode converter visitantes em compradores fieis usando o conteúdo. Não perca!

Dúvidas ou observações? Deixe um comentário ou entre em contato com a equipe Superstorm.

Paulo Maccedo

Analista de Marketing pela Universidade Metodista de São Paulo. Apaixonado por conteúdo e tem a escrita como estilo de vida. Faz parte do time da Mentalidade Empreendedora onde ajuda a fomentar estratégias de marketing digital.

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Comment ( 1 )
  1. Guest posting: Como se posicionar como especialista em seu mercado publicando em blogs de parceiros
    30/03/2017 at 01:12
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    […] Acessar o post! […]

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