Como pesquisar conteúdo criativo?

Como pesquisar conteúdo criativo?

Produzir conteúdo atrativo e criativo não é tarefa fácil. Entre erros e acertos, temos de encontrar formas de nos sensibilizarmos, adentrar o mundo do leitor, descobrir quais as suas dúvidas e desejos, e a melhor maneira de ajudá-lo.

Seja qual for o seu negócio, existe um público alvo ávido por conhecimento e informação de qualidade, que deseja ser gentilmente conduzido para o seu produto ou serviço, através de uma relação de respeito e clareza.

Saber como começar pode ser confuso, e por isso queremos dividir com você algumas técnicas sobre como pesquisar conteúdo relevante para o seu negócio.

POR ONDE COMEÇAR?

Para produzir conteúdo criativo, devemos trabalhar duro e pesquisar seguindo as melhores práticas, de forma inteligente. Precisamos descobrir quais são as aspirações do público, o que estão pesquisando, e quais seus principais pontos de dor.

Para facilitar comece se perguntando:

“O que as pessoas realmente procuram?”

Partindo desse ponto, será possível começar o processo de pesquisa de conteúdo criativo. Faça uma lista de perguntas relevantes para o seu mercado, tais como:

Idade, sexo, perfil demográfico?
Qual é o foco principal?
Quais as preocupações?
Quais os problemas que eles estão tentando resolver?
Quem os influencia?
Quais são seus interesses?
Onde é que eles compram?
Quais marcas eles compram?
O que eles leem?
O que eles assistem na TV?
Onde é que eles gastam seu tempo online?

Depois de responder à maioria destas perguntas, você pode prosseguir em seus esforços.

Observe o mercado on-line

Não deixe de observar outros conteúdos, veja o que está sendo compartilhado nas redes sociais e analise, identifique padrões, conteúdos únicos, anote as semelhanças, verifique os títulos e como as manchetes são escritas.

Entre nas páginas do facebook de empresas líderes de mercado, e visualize os seguidores daquela empresa. Trace um perfil demográfico, psicológico, conheça suas profissões e hobbies, descubra os sites mais acessados por eles, e os assuntos de interesse comum.

Inspire-se

Tenha referências pessoais. Sites, blogs e personalidades que admira. Selecione o tipo de linguagem que aprecia, e o estilo de escrita. Lembre-se, inspirar-se não é copiar ninguém!

Conteúdo antigo também pode ser fonte de inspiração. Um artigo ou livro publicado há tempos pode ser renovado e reciclado em um novo e atrativo material.

Use assuntos do momento

As notícias mundiais ou regionais; o seriado; a novela; a polêmica; eventos e qualquer informação que gera repercussão, são fontes ricas para a criação de conteúdo atrativo. Pegue carona nos assuntos atuais que estão em evidência, e crie um conteúdo de sucesso.

Em resumo: o que é interessante observar em uma peça de conteúdo para que ela seja digna de nota:

  • Um título atrativo;
  • A quantidade de compartilhamentos e interações nas mídias sociais;
  • Pontos interessantes para o leitor;
  • Qualidade e veracidade das informações;
  • Adequação com o contexto do seu público alvo.

Através destas práticas, você irá pesquisar e elaborar seu conteúdo com mais propriedade, direcionando seus esforços diretamente para o seu público alvo, que é o ponto mais importante, e define todo o propósito do marketing.

Qual começar a praticar? Conte-me suas experiências, vou adorar ler os comentários!

Este artigo foi escrito originalmente pela Agência Inbound, você pode conferir aqui: http://www.agenciainbound.com.br/blog/como-pesquisar-conteudo-criativo

superstorm

Related Posts
Leave a reply