Entenda como funciona a Cocriação

Entenda como funciona a Cocriação

Criar juntos para inovar sempre! 

Criado em 2004. Não parece estranho pensar em algo relacionado a comunicação que seja criado pós anos 2000?

Pois então, a Cocriação tornou-se mundialmente conhecida a partir de 2004. E do que trata esse termo?

Cocriação é uma forma de inovação que acontece quando colaboradores, fornecedores, e clientes associam-se com o negócio agregando valor, conteúdo, conhecimento e experiências. Em troca recebem os benefícios de sua contribuição, seja através do acesso a produtos customizados ou da promoção de suas ideias.

Vivemos um tempo onde a informação e o conhecimento é multiplicado de várias formas em diversos canais. Cada um de nós possuí repertório vasto que pode ser útil em algum processo de criação de atividade, produto ou serviço. Para ilustrar, trouxe uma imagem que explica de modo simples o modelo:

Criar juntos para inovar sempre! Entenda como funciona a Cocriação

Porque escolhi falar sobre esse tema?

Às vezes temos vontade de criar algo, mas nos sentimos sozinhos. Ou nos falta alguma habilidade específica. Com a Cocriação, é possível se associar a pessoas ou modelos de negócios que tem relação direta com o que você pensa criar ou desenvolver.

Além disso existe outras vantagens associadas a essa prática:

  • A descoberta de novas fontes de valor e novas oportunidades.
  •  Uma descoberta contínua, com aprendizado e direcionamento para longo prazo.
  • A colaboração gera novas ideias e insights com olhares diferentes sobre o mesmo aspecto.
  • Gera mais engajamento nas equipes de trabalho internas na execução das tarefas.

Eu particularmente prefiro exemplo práticos e reais onde as definições são aplicadas! Dei uma pesquisada e encontrei um “case” lindo da Natura. A iniciativa cria uma rede para rede para desafios de inovação.

A iniciativa do programa é ABERTA para todas as pessoas que se identificam com a marca e que desejam colaborar e cocriar a empresa. A rede é permanente, motivada e foi motivada pela identificação de desafios de inovação.
Para que as pessoas sejam despertadas, são criados ambientes de interação online e presencialmente com a rede interessada.

Os desafios podem ser ideias, conceitos, produtos ou serviços!

Cada um é chamado de Jornada de Cocriação. E passa a ter um tempo de duração pré-definido e é divido em fases, que variam de um caso para outro.

Veja o manifesto dela AQUI:

Para participar de processos de Cocriação na Natura, você pode se informarAQUI!

Outra forma de trabalhar a Cocriação é criando dentro de sua própria empresa,pequenos workshops com temas que permitam aos colaboradores de áreas aleatórias sugerir, criar e sugestionar formas de construir uma nova ideia a ser trabalhada por todos.

  • E tem algo que considero importante compartilhar com quem pretende botar a mão na massa: o processo de Cocriação precisa ser bem planejado, para não se perder. A inovação associada a mudanças no modelo de negócios não mudará apenas os processos e alguns produtos, ela pode transformar a forma de vender, a forma de distribuir, infraestrutura, tecnologia.
  • O ponto de mudança precisa ser INTERNO. É preciso trabalhar o modo de pensar das lideranças e colaboradores. Sempre pensar na operação.
  • Pensar no longo e curto prazo: para longo prazo, deve-se pensar na duração do produto ou serviço a longo prazo e no curso prazo, nas tarefas que precisam se desenvolver com urgência para o planejamento caminha com a empresa.
  • Esqueça expectativas de curto prazo para meta de longo prazo: isso não funciona bem. Criar altas expectativas para processos que precisam de tempo na maturação será frustrante. Esqueça aquele imediatismo que parece perseguir nós brasileiros do pedir para “entregar ontem”!

O que acharam? Já tinham ouvido falar sobre Cocriação antes?

Deixem suas opiniões e claro havendo dúvidas basta comentar! Adoro a interação criada por aqui!

Tatti Maeda

Publicitária com foco em Gestão de Negócios, especializada em Redes Sociais e Inovação Digital [ESPM] e Branding [Belas Artes]. Por 3 anos atuo em Agências Digitais [Trianons Brasil, Daybook, MeshuUp Digital] .Nos 2 últimos ano, atuou na área de Consultoria do ReclameAQUI atendendo WalMart, Peixe Urbano,Hotel Urbano, B2W Digital. É palestrante e consultora de Marketing Digital [apaixonada] <3 ! Instagram | @socialmediaemotion

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